Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. Para que os alunos tenham mais embasamentos e um melhor aproveitamento da temática proposta nesta aula, é aconselhável aplicar o plano indicado pelo código CIE1_05TU02, denominado “Observando o céu”. O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de identificar e diferenciar elementos que caracterizam o dia e a noite, apoiando-se por meio de fenômenos naturais e a comportamentos dos seres vivos.
Materiais necessários para a aula: Vídeo: “Como surgiu a noite?”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=zXSBsQnDM6k; cartolinas, canetas, canetinhas, lápis e lápis de cor para produção dos cartazes; filipetas para impressão, cola e tesoura.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos discutir sobre os elementos que caracterizam o dia e a noite.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou leia para os alunos o contexto acima, a fim de tematizar que os mitos e lendas são formas que várias culturas encontraram para explicar e dar sentido em acontecimentos naturais sobre a vida. Exponha para os alunos que hoje conheceremos uma lenda indígena que explicará o surgimento da noite e, consequentemente, uma explicação da diferença entre o dia e a noite.
Projete o vídeo “Como surgiu a noite?” até os 7’53”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zXSBsQnDM6k. Caso não seja possível projetar o vídeo, leia o Texto de apoio para contexto, contendo a lenda.
Após o vídeo, permita que os alunos falem seus entendimentos sobre a lenda. Questione se alguém conhece outras lendas que também tragam o surgimento do dia e da noite. Converse com as crianças que as lendas e mitos surgiram para explicar o que ainda não havia uma explicação científica. Hoje já sabemos que o dia e a noite surgem devido ao movimento que o nosso Planeta Terra faz entorno do Sol. Se for necessário, explore novamente as aprendizagens trabalhadas no plano “Observando o céu” indicado pelo código CIE1_05TU02.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe-os que falem livremente suas possibilidades e anote no quadro.
Você pode estimular as ideias das crianças fazendo perguntas como:
- Existem elementos que só podemos observá-los durante um determinado período?
- Como podemos diferenciar quando está dia e quando está noite?
- Existe comportamentos, que na maioria das vezes, só fazemos durante a noite?
Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.
Mão na massa
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Organize a sala em pequenos grupos de até quatro alunos. Disponibilize os materiais para produção dos painéis. Diga às crianças que a proposta é que discutam em seus grupos quais são as principais características que podemos identificar durante o dia e a noite, os alunos podem considerar os fenômenos naturais que surgem nesses diferentes períodos como também os comportamentos dos seres vivos. Peça que desenhem e/ou escrevam as conclusões dos grupos, determinando em qual quadro cada característica se encontra. Nesse momento, circule pelos grupos e auxilie as reflexões com perguntas que permitam os alunos a desenvolverem suas ideias.
- O que é comum fazermos durante o dia? E durante a noite?
- O que podemos ver no céu durante o dia? E durante a noite?
- O céu fica escuro durante o dia ou durante a noite?
Em um segundo momento, após uma produção livre dos alunos permitindo maior protagonismo, distribua figuras e/ou frases preparadas antecipadamente, que caracterize cada período de uma forma a acrescentar o painel com algumas informações que sejam mais difíceis das crianças pensarem e que possa enriquecer as discussões. Sugestões:
- Quando o dia termina;
- A lua surge;
- Fica tudo escuro;
- Temos que acender as luzes;
- As estrelas aparecem;
- Normalmente sentimos sono;
- Podemos fazer um delicioso piquenique no parque;
- Vamos à escola;
- Podemos tomar banho de sol;
- O dia fica claro;
- Conseguimos ver o Sol.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Faça uma exposição dos cartazes criados, discuta com a sala se todos concordam com as classificações feitas pelos grupos. Retome a questão disparada “QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE NOS FAZ DIFERENCIAR O DIA E A NOITE? Faça uma breve discussão das principais características levantadas. Leia as respostas dadas pelos alunos no início da aula, compare-as com as classificações dos painéis e faça um fechamento, concluindo com as novas aprendizagens.