11979
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - As camadas da Terra e sua Atmosfera

Plano de Aula de ciências com atividades para 6º ano sobre As camadas da Terra e sua Atmosfera.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ângelo Fiorot Júnior

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não é um substituto para as anotações do professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Sobre a aula: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor.

Este é o segundo plano de uma sequência didática que apresentará a estrutura interna do planeta Terra e sua atmosfera. Nela, o aluno deverá ser capaz de distinguir as camadas do planeta Terra, a saber: núcleo, manto e crosta. O aluno também reconhecerá as camadas da atmosfera, a saber: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera. O professor poderá consultar as seguintes obras para complementar suas leituras sobre os temas trabalhados neste plano: ASSUMPÇÃO, M.; DIAS NETO, C. M. Sismicidade e estrutura interna da Terra. In: TEIXEIRA, W. et al. org. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 624p. BRANCO, P. M. Estrutura Interna da Terra. Disponível em: <https://bit.ly/2wXAq52>. Acesso em 25 Abr. 2018. BRANCO, P. M. Atmosfera Terrestre. Disponível em: <https://bit.ly/2GdU1kj>. Acesso em 25 Abr. 2018. CANTO, E. L.; CANTO, L. C. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. 6ª Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017. TOLENTINO, M. ROCHA-FILHO, R.C., SILVA, R.R. A atmosfera terrestre. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2004.

Materiais necessários para a aula: Nesta aula o professor deverá oferecer lápis de cor, canetinhas e papel sulfite suficientes para oito grupos de alunos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Instigue os alunos a pensar que o planeta Terra é composto de camadas, podendo retomar a aula CIE6_09TU01 (introdutória, em que foi apresentado o conceito do termo “camadas”).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre a imagem de uma criança dormindo e sonhando com o planeta Terra, viajando dentro de uma nave bastante resistente, do espaço até o interior do planeta. Instigue os alunos a “soltar a imaginação”, no sentido de imaginar o que poderiam encontrar pelo caminho. Respostas como monstros e seres estranhos podem surgir, o importante é sonhar e ser criativo, como a personagem!

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Anotar no quadro os nomes das camadas que os alunos souberem. Durante a atividade, busque respostas e leve-os a pensar em vários espaços (camadas) possíveis, do exterior ao interior da Terra.

Observação: Deixe escrito no quadro os nomes que os alunos disseram, pois serão retomados mais adiante, na Sistematização. No final da aula, na etapa de Sistematização, peça que os alunos apaguem os conceitos errôneos trazidos por eles neste momento da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: Forneça aos alunos: lápis de cor, canetinhas e papel sulfite. Divida a classe em oito grupos (que devem ser numerados de 1 a 8, conforme a sequência da história). Entregue, para cada grupo, o trecho de um texto sobre o sonho de Maria: uma viajante que chega do espaço e vai para o núcleo da Terra, relatando o que encontrou pelo caminho.

Os alunos deverão ler o trecho e criar um desenho sobre ele. Percorra os grupos orientando e realizando a gestão do tempo. Sugere-se que os desenhos sejam terminados em até 20 minutos. A ideia é produzir um storyboard em conjunto, portanto cada grupo não deve conhecer o trecho da história dos demais, para que o storyboard a ser construído tenha a característica da sala e dos alunos de cada grupo. Após o término dos desenhos, peça para que um representante de cada grupo se levante e exponha para a sala o trabalho realizado, na sequência da história que ilustra o sonho de Maria. Os alunos ouvirão os colegas a cada leitura. Cole o desenho do grupo na parede, em sequência, formando um storyboard (um esboço sequencial dos desenhos). O texto para o professor e os trechos que deverão ser entregues para os alunos encontram-se no link aqui. Para conhecimento do professor, sugere-se a leitura sobre a técnica do storyboard apresentada num artigo interessante, no link a seguir: https://bit.ly/2ImoRsU.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Pergunte à classe quantas camadas possui o planeta Terra. Aproveite as camadas que foram escritas no início da aula e peça que um aluno de cada grupo vá até o quadro e ajude a corrigir, apagando o que estiver errado e acrescentando as palavras corretas. Os alunos deverão ser capazes de responder corretamente o nome das três camadas do planeta Terra: Núcleo, Manto e Crosta. Em seguida, pergunte aos alunos quais regiões são encontradas na Terra, acima da Crosta, na Atmosfera. Peça que um aluno de cada grupo escreva o nome das regiões da Atmosfera no quadro, para finalizar a Sistematização.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não é um substituto para as anotações do professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Sobre a aula: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor.

Este é o segundo plano de uma sequência didática que apresentará a estrutura interna do planeta Terra e sua atmosfera. Nela, o aluno deverá ser capaz de distinguir as camadas do planeta Terra, a saber: núcleo, manto e crosta. O aluno também reconhecerá as camadas da atmosfera, a saber: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera. O professor poderá consultar as seguintes obras para complementar suas leituras sobre os temas trabalhados neste plano: ASSUMPÇÃO, M.; DIAS NETO, C. M. Sismicidade e estrutura interna da Terra. In: TEIXEIRA, W. et al. org. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 624p. BRANCO, P. M. Estrutura Interna da Terra. Disponível em: <https://bit.ly/2wXAq52>. Acesso em 25 Abr. 2018. BRANCO, P. M. Atmosfera Terrestre. Disponível em: <https://bit.ly/2GdU1kj>. Acesso em 25 Abr. 2018. CANTO, E. L.; CANTO, L. C. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. 6ª Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017. TOLENTINO, M. ROCHA-FILHO, R.C., SILVA, R.R. A atmosfera terrestre. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2004.

Materiais necessários para a aula: Nesta aula o professor deverá oferecer lápis de cor, canetinhas e papel sulfite suficientes para oito grupos de alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Instigue os alunos a pensar que o planeta Terra é composto de camadas, podendo retomar a aula CIE6_09TU01 (introdutória, em que foi apresentado o conceito do termo “camadas”).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre a imagem de uma criança dormindo e sonhando com o planeta Terra, viajando dentro de uma nave bastante resistente, do espaço até o interior do planeta. Instigue os alunos a “soltar a imaginação”, no sentido de imaginar o que poderiam encontrar pelo caminho. Respostas como monstros e seres estranhos podem surgir, o importante é sonhar e ser criativo, como a personagem!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Anotar no quadro os nomes das camadas que os alunos souberem. Durante a atividade, busque respostas e leve-os a pensar em vários espaços (camadas) possíveis, do exterior ao interior da Terra.

Observação: Deixe escrito no quadro os nomes que os alunos disseram, pois serão retomados mais adiante, na Sistematização. No final da aula, na etapa de Sistematização, peça que os alunos apaguem os conceitos errôneos trazidos por eles neste momento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: Forneça aos alunos: lápis de cor, canetinhas e papel sulfite. Divida a classe em oito grupos (que devem ser numerados de 1 a 8, conforme a sequência da história). Entregue, para cada grupo, o trecho de um texto sobre o sonho de Maria: uma viajante que chega do espaço e vai para o núcleo da Terra, relatando o que encontrou pelo caminho.

Os alunos deverão ler o trecho e criar um desenho sobre ele. Percorra os grupos orientando e realizando a gestão do tempo. Sugere-se que os desenhos sejam terminados em até 20 minutos. A ideia é produzir um storyboard em conjunto, portanto cada grupo não deve conhecer o trecho da história dos demais, para que o storyboard a ser construído tenha a característica da sala e dos alunos de cada grupo. Após o término dos desenhos, peça para que um representante de cada grupo se levante e exponha para a sala o trabalho realizado, na sequência da história que ilustra o sonho de Maria. Os alunos ouvirão os colegas a cada leitura. Cole o desenho do grupo na parede, em sequência, formando um storyboard (um esboço sequencial dos desenhos). O texto para o professor e os trechos que deverão ser entregues para os alunos encontram-se no link aqui. Para conhecimento do professor, sugere-se a leitura sobre a técnica do storyboard apresentada num artigo interessante, no link a seguir: https://bit.ly/2ImoRsU.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Pergunte à classe quantas camadas possui o planeta Terra. Aproveite as camadas que foram escritas no início da aula e peça que um aluno de cada grupo vá até o quadro e ajude a corrigir, apagando o que estiver errado e acrescentando as palavras corretas. Os alunos deverão ser capazes de responder corretamente o nome das três camadas do planeta Terra: Núcleo, Manto e Crosta. Em seguida, pergunte aos alunos quais regiões são encontradas na Terra, acima da Crosta, na Atmosfera. Peça que um aluno de cada grupo escreva o nome das regiões da Atmosfera no quadro, para finalizar a Sistematização.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano