Sobre este plano
Este slide não é um substituto para as anotações do professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Sobre a aula: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor.
Este é o segundo plano de uma sequência didática que apresentará a estrutura interna do planeta Terra e sua atmosfera. Nela, o aluno deverá ser capaz de distinguir as camadas do planeta Terra, a saber: núcleo, manto e crosta. O aluno também reconhecerá as camadas da atmosfera, a saber: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera. O professor poderá consultar as seguintes obras para complementar suas leituras sobre os temas trabalhados neste plano: ASSUMPÇÃO, M.; DIAS NETO, C. M. Sismicidade e estrutura interna da Terra. In: TEIXEIRA, W. et al. org. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 624p. BRANCO, P. M. Estrutura Interna da Terra. Disponível em: <https://bit.ly/2wXAq52>. Acesso em 25 Abr. 2018. BRANCO, P. M. Atmosfera Terrestre. Disponível em: <https://bit.ly/2GdU1kj>. Acesso em 25 Abr. 2018. CANTO, E. L.; CANTO, L. C. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. 6ª Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017. TOLENTINO, M. ROCHA-FILHO, R.C., SILVA, R.R. A atmosfera terrestre. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2004.
Materiais necessários para a aula: Nesta aula o professor deverá oferecer lápis de cor, canetinhas e papel sulfite suficientes para oito grupos de alunos.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Instigue os alunos a pensar que o planeta Terra é composto de camadas, podendo retomar a aula CIE6_09TU01 (introdutória, em que foi apresentado o conceito do termo “camadas”).
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Mostre a imagem de uma criança dormindo e sonhando com o planeta Terra, viajando dentro de uma nave bastante resistente, do espaço até o interior do planeta. Instigue os alunos a “soltar a imaginação”, no sentido de imaginar o que poderiam encontrar pelo caminho. Respostas como monstros e seres estranhos podem surgir, o importante é sonhar e ser criativo, como a personagem!
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Anotar no quadro os nomes das camadas que os alunos souberem. Durante a atividade, busque respostas e leve-os a pensar em vários espaços (camadas) possíveis, do exterior ao interior da Terra.
Observação: Deixe escrito no quadro os nomes que os alunos disseram, pois serão retomados mais adiante, na Sistematização. No final da aula, na etapa de Sistematização, peça que os alunos apaguem os conceitos errôneos trazidos por eles neste momento da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações: Forneça aos alunos: lápis de cor, canetinhas e papel sulfite. Divida a classe em oito grupos (que devem ser numerados de 1 a 8, conforme a sequência da história). Entregue, para cada grupo, o trecho de um texto sobre o sonho de Maria: uma viajante que chega do espaço e vai para o núcleo da Terra, relatando o que encontrou pelo caminho.
Os alunos deverão ler o trecho e criar um desenho sobre ele. Percorra os grupos orientando e realizando a gestão do tempo. Sugere-se que os desenhos sejam terminados em até 20 minutos. A ideia é produzir um storyboard em conjunto, portanto cada grupo não deve conhecer o trecho da história dos demais, para que o storyboard a ser construído tenha a característica da sala e dos alunos de cada grupo. Após o término dos desenhos, peça para que um representante de cada grupo se levante e exponha para a sala o trabalho realizado, na sequência da história que ilustra o sonho de Maria. Os alunos ouvirão os colegas a cada leitura. Cole o desenho do grupo na parede, em sequência, formando um storyboard (um esboço sequencial dos desenhos). O texto para o professor e os trechos que deverão ser entregues para os alunos encontram-se no link aqui. Para conhecimento do professor, sugere-se a leitura sobre a técnica do storyboard apresentada num artigo interessante, no link a seguir: https://bit.ly/2ImoRsU.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Pergunte à classe quantas camadas possui o planeta Terra. Aproveite as camadas que foram escritas no início da aula e peça que um aluno de cada grupo vá até o quadro e ajude a corrigir, apagando o que estiver errado e acrescentando as palavras corretas. Os alunos deverão ser capazes de responder corretamente o nome das três camadas do planeta Terra: Núcleo, Manto e Crosta. Em seguida, pergunte aos alunos quais regiões são encontradas na Terra, acima da Crosta, na Atmosfera. Peça que um aluno de cada grupo escreva o nome das regiões da Atmosfera no quadro, para finalizar a Sistematização.