11945
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Movimento aparente do Sol

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º ano do EF sobre Movimento aparente do Sol

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.

Optativas:
- Mural Virtual: Padlet.

Contexto e questão disparadora
Agende uma aula ao vivo com a turma através do Zoom ou Google Meet. Faça uma apresentação de slides projetando a situação mostrada no slide 3.

Insira, no último slide, o Quadro SQA. Projete-o para a turma e provoque os alunos para dizerem o que sabem e o que querem saber sobre o tema. Preencha o quadro à medida que os alunos apresentarem as resposta e deixe-o projetado.

Em seguida, apresente a questão disparadora e questione o grupo para que levante hipóteses.

Mão na massa
Ainda na videochamada, oriente os alunos para realizarem a atividade do “mão na massa”.

Adapte a atividade do slide 5, propondo que o trabalho seja individual e feito em casa. Marque um horário para que os alunos realizem a atividade. Peça para que localizem o Sol e oriente-os sobre como encontrar os pontos cardeais pelo nascente. Será necessário adaptar a folha de registros.

Peça para que repitam a experimentação depois de meia ou uma hora. Essa orientação pode se repetir mais uma vez.

A cada visita externa à casa ou prédio, os alunos devem verificar o que houve com a sombra e registrar por meio de desenho.

Grave um vídeo com a situação mostrada no slide 6. Retome a videochamada, partilhe esse vídeo com os alunos e faça questionamentos para que compreendam a situação mostrada.

Na sequência, peça para que contem sobre os experimentos, conforme orientações do slide 7.

Você pode disponibilizar um link de um mural do Padlet ou criar um documento colaborativo, tipo Google Docs, onde cada estudante insira os desenhos.

Sistematização
Após as apresentações, projete o slide 8 e provoque os alunos a responderem as questões propostas. Faça as perguntas sugeridas e volte ao quadro SQA, para que os alunos relatem as aprendizagens. Finalize oas registros no SQA e partilhe o material com todo o grupo.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças durante o “mão na massa” e na postagem dos registros na plataforma Padlet.

 

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_08T&U01

(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas