11927
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Observando o céu

Plano de Aula de ciências com atividades para 1º ano do EF sobre Observando o céu.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. Trata-se de uma aula inicial para diagnosticar as concepções dos alunos sobre a existência do dia e da noite. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas.

Materiais necessários para a aula: Vídeo “O Diário de Mika | Quem Apagou o Dia?”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=kbI_lJRIhUw; lanternas, espetos, bolas de isopor ou frutas em formato de esfera e, se possível, globo terrestre.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos descobrir porque existe o dia e a noite.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o vídeo “O Diário de Mika” até o tempo 3’19” para problematizar com as crianças sobre o dia e a noite.

Leve as crianças para um lugar aberto da escola, no qual possam observar o céu. Oriente as crianças para não olharem diretamente para o Sol, pois isso pode ser prejudicial. Organize uma roda de conversa sobre o que é possível observar no céu de dia e também pensando no céu quando se está noite. Caso você julgue necessário, um dia antes da aula, peça aos alunos que observem o céu durante a noite e tudo que há nele, para isso, poderá pedir auxílio dos responsáveis.

Você pode usar questões como:

  • O que vocês conseguem ver no céu agora?
  • Quando está noite, vemos o céu da mesma forma? O que tem de diferente?
  • O céu é sempre igual ou ele muda conforme o período do dia?

Permita que os alunos explorem livremente os elementos que eles vêem no céu, deixe-os usar todos seus conhecimentos prévios, provavelmente algum deles possa falar sobre elementos que nem todos conheçam, como astros, cometas, outros planetas. Neste momento, não traga muitas explicações, mas se for levantado alguma dúvida além do contexto, não deixe as crianças sem respostas ou anote a dúvida e diga que será respondido durante a aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retorne para sala após a realização das observações, leia a questão disparadora para os alunos. Deixe-os que falem livremente suas possibilidades e anote no quadro.

Você pode estimular as ideias das crianças fazendo perguntas como:

  • Vocês sabem quem ilumina o nosso dia?
  • Quando observamos melhor as estrelas no céu?
  • O que acontece com as estrelas durante o dia?
  • Vocês sabiam que o Sol é uma estrela? Então por que só o vemos durante o dia?

Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Organize a sala em pequenos grupos de até quatro alunos. Disponibilize para cada grupo uma lanterna (representando o Sol) e uma bolinha de isopor ou uma fruta, como a maçã, em um espeto para simbolizar a Terra. Apague as luzes da sala e a escureça o máximo que puder, se ainda não for possível escurecer bem a sala, pode utilizar uma caixa de papelão para cada grupo, como suporte para proteger da claridade. Eleja um representante de cada grupo para ligar e segurar a lanterna e apontar para a bolinha de isopor ou a fruta. Diga apenas que a lanterna simboliza o Sol e essa não deve ser movimentada. Leia o contexto da atividade para as crianças (se preferir, pode projetar o slide ou escrever no quadro para que os alunos acompanhem a leitura). Disponibilize um tempo para que os grupos possam explorar e levantar hipóteses sobre quando é dia e quando é noite. Se perceber que tem alunos com maiores dificuldades, peça que outros grupos contribuam com os colegas.

Levante questões como:

  • O que vocês observaram que acontece quando a “Terra” se movimenta?
  • O que vocês acham que a parte iluminada representa? E a parte mais escura?

Circule pela sala e faça intervenções quando necessário, auxiliando os alunos a refletirem sobre as hipóteses levantadas. Após dispor tempo para exploração, se possível, apresente o globo terrestre ao alunos e simule a mesma experiência com os alunos, apontando a lanterna para um país específico (exemplo o Brasil), começar a girar levemente o globo e discuta o que acontece com o “Brasil” quando o “Sol” não consegue mais o iluminar. Se não possuir o globo, faça a discussão com o mesmo material usado pelos alunos.

  • Quando o “Sol” não consegue mais iluminar o “Brasil” então o que acontece?
  • Como falamos, a “Terra” não para de se movimentar nunca, quando o “Brasil” voltar a ser iluminado pelo “Sol”, o que acontecerá?
  • Quem sabe quanto tempo leva para a “Terra” dar uma volta toda?

O objetivo não é para se aprofundar nos movimentos de rotação e translação e sim discutir, para que as crianças percebam o movimento da Terra com o passar das horas para explicar a existência do dia e a noite.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Finalize o vídeo com a explicação da menina Mika sobre o dia e a noite. Discute com a turma se as descobertas de Mika foram as mesmas feitas pelos grupos. Retome a questão disparada “POR QUE EXISTE O DIA E A NOITE?” e peça que um aluno de cada grupo responda a questão levantada. Leia as respostas dadas pelos alunos no início da aula e faça um fechamento concluindo com as novas aprendizagens.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. Trata-se de uma aula inicial para diagnosticar as concepções dos alunos sobre a existência do dia e da noite. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas.

Materiais necessários para a aula: Vídeo “O Diário de Mika | Quem Apagou o Dia?”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=kbI_lJRIhUw; lanternas, espetos, bolas de isopor ou frutas em formato de esfera e, se possível, globo terrestre.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos descobrir porque existe o dia e a noite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o vídeo “O Diário de Mika” até o tempo 3’19” para problematizar com as crianças sobre o dia e a noite.

Leve as crianças para um lugar aberto da escola, no qual possam observar o céu. Oriente as crianças para não olharem diretamente para o Sol, pois isso pode ser prejudicial. Organize uma roda de conversa sobre o que é possível observar no céu de dia e também pensando no céu quando se está noite. Caso você julgue necessário, um dia antes da aula, peça aos alunos que observem o céu durante a noite e tudo que há nele, para isso, poderá pedir auxílio dos responsáveis.

Você pode usar questões como:

  • O que vocês conseguem ver no céu agora?
  • Quando está noite, vemos o céu da mesma forma? O que tem de diferente?
  • O céu é sempre igual ou ele muda conforme o período do dia?

Permita que os alunos explorem livremente os elementos que eles vêem no céu, deixe-os usar todos seus conhecimentos prévios, provavelmente algum deles possa falar sobre elementos que nem todos conheçam, como astros, cometas, outros planetas. Neste momento, não traga muitas explicações, mas se for levantado alguma dúvida além do contexto, não deixe as crianças sem respostas ou anote a dúvida e diga que será respondido durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retorne para sala após a realização das observações, leia a questão disparadora para os alunos. Deixe-os que falem livremente suas possibilidades e anote no quadro.

Você pode estimular as ideias das crianças fazendo perguntas como:

  • Vocês sabem quem ilumina o nosso dia?
  • Quando observamos melhor as estrelas no céu?
  • O que acontece com as estrelas durante o dia?
  • Vocês sabiam que o Sol é uma estrela? Então por que só o vemos durante o dia?

Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Organize a sala em pequenos grupos de até quatro alunos. Disponibilize para cada grupo uma lanterna (representando o Sol) e uma bolinha de isopor ou uma fruta, como a maçã, em um espeto para simbolizar a Terra. Apague as luzes da sala e a escureça o máximo que puder, se ainda não for possível escurecer bem a sala, pode utilizar uma caixa de papelão para cada grupo, como suporte para proteger da claridade. Eleja um representante de cada grupo para ligar e segurar a lanterna e apontar para a bolinha de isopor ou a fruta. Diga apenas que a lanterna simboliza o Sol e essa não deve ser movimentada. Leia o contexto da atividade para as crianças (se preferir, pode projetar o slide ou escrever no quadro para que os alunos acompanhem a leitura). Disponibilize um tempo para que os grupos possam explorar e levantar hipóteses sobre quando é dia e quando é noite. Se perceber que tem alunos com maiores dificuldades, peça que outros grupos contribuam com os colegas.

Levante questões como:

  • O que vocês observaram que acontece quando a “Terra” se movimenta?
  • O que vocês acham que a parte iluminada representa? E a parte mais escura?

Circule pela sala e faça intervenções quando necessário, auxiliando os alunos a refletirem sobre as hipóteses levantadas. Após dispor tempo para exploração, se possível, apresente o globo terrestre ao alunos e simule a mesma experiência com os alunos, apontando a lanterna para um país específico (exemplo o Brasil), começar a girar levemente o globo e discuta o que acontece com o “Brasil” quando o “Sol” não consegue mais o iluminar. Se não possuir o globo, faça a discussão com o mesmo material usado pelos alunos.

  • Quando o “Sol” não consegue mais iluminar o “Brasil” então o que acontece?
  • Como falamos, a “Terra” não para de se movimentar nunca, quando o “Brasil” voltar a ser iluminado pelo “Sol”, o que acontecerá?
  • Quem sabe quanto tempo leva para a “Terra” dar uma volta toda?

O objetivo não é para se aprofundar nos movimentos de rotação e translação e sim discutir, para que as crianças percebam o movimento da Terra com o passar das horas para explicar a existência do dia e a noite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Finalize o vídeo com a explicação da menina Mika sobre o dia e a noite. Discute com a turma se as descobertas de Mika foram as mesmas feitas pelos grupos. Retome a questão disparada “POR QUE EXISTE O DIA E A NOITE?” e peça que um aluno de cada grupo responda a questão levantada. Leia as respostas dadas pelos alunos no início da aula e faça um fechamento concluindo com as novas aprendizagens.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 1º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano