Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cícero Inacio dos Santos
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC:
EF09MA19 - Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.
Conhecimentos prévios:
Noção intuitiva de probabilidades;
Noção do conceito de espaço amostral;
Noção do conceito de eventos.
Objetivos específicos:
Comparar padrões em probabilidades;
Comparar eventos dependentes e independentes;
Diferenciar eventos dependentes e independentes.
Conceito-chave:
Eventos Dependentes e Independentes.
Materiais necessários:
Lista de cartelas para os alunos, lista de regras do jogos, lousa, giz, lápis e borracha.
Código: MAT9_21PES01
(EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes