11574
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema com mais de uma solução

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre investigar diferentes soluções para situações problemas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érica Fernanda Barbosa dos Santos,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_26RDP09

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - roupas e sapatos de uso pessoal
     - grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet
     - Zoom
     - Padlet
     - Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644

Para este plano, foque na etapa: Retomada

Atividade de Retomada
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e montar um Painel de Soluções, com os dados e a imagem do problema, no Padlet, Jamboard, ou num arquivo de acesso coletivo. Peça aos alunos que individualmente, leiam o problema e criem estratégias para descobrir de quantas maneiras diferentes Ana pode se vestir, apontando pelo menos 10 combinações. Oriente o aluno que ele pode fazer as combinações utilizando suas roupas e sapatos. A interação pode ser feita via chamada de grupo pelo whatsapp, Meet ou Zoom. Caso o aluno apresente dificuldades para compreender e explanar a resposta do problema oralmente ou através de desenhos, tabela, diagrama ou esquema, sugira que assistam o vídeo “Contagem com diagramas de árvore” disponível em: https://youtu.be/NoMqAWljflY -khan Academy (acesso em 04 de jul 2020). O objetivo é que o aluna compreenda que “Diagramas de árvore” nos permitem visualizar estes problemas de contagem usando qualquer quantidade de partes. Solicite que fotografem, filmem e anotem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma.

Discussão das soluções
Professor, verifique as informações na seção “Encerramento”, deste Plano de Aula, elas serão úteis da condução desta etapa. Peça que os alunos compartilhem suas soluções, seja por áudio, vídeo, fotos ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou no arquivo de acesso coletivo. Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, você pode conduzir as reflexões para o fato de que problemas combinatórios, por sua natureza, têm mais de uma solução, quando o foco é em relação aos “possíveis resultados”, porém quando o foco é em relação a “quantidade de resultados”, teremos apenas um resultado, este por sua vez, será numérico.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar à solução, é um momento favorável para interação lúdica e experimentação dessas combinações no guarda-roupa da família. É importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão, podem estar envolvidos com outros afazeres.

Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet


Código: MAT8_26RDP09

(EF08MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 8º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas