Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF02MA20 - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Retomar o processo de composição e decomposição de valores do sistema monetário;
- Resolver situações-problema envolvendo cédulas e moedas.
Conceito-chave
Situações-problema, composição e decomposição de valores de moedas.
Recursos necessários
Atividade impressa, moedas impressas, lápis, borracha, caderno e projetor.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Convide a turma para participar da atividade de compra e venda em dupla. Nesta atividade de retomada, a escolha pode ser feita por eles, pois também é um momento de perceber o que eles já sabem sobre formação e trocas de valores monetários. Explique que cada dupla receberá um valor de R$ 15,00 (este valor para o vendedor e para o comprador), entre cédulas e moedas, e cartelas com a figura dos produtos. Eles poderão escolher quantos produtos irão comprar. Um será o vendedor e o outro comprador. Depois, eles poderão trocar, pois os dois terão dinheiro tanto para comprar quanto para dar o troco.
Propósito: Exercitar atividades que envolvam composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que podemos lembrar sobre o trabalho em dupla?
RETOMADA
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Nesta atividade, o aluno se depara com situações de compor e decompor valores. É importante, pois simula uma situação real de uso do dinheiro. Por isso, a ideia é usar as moedas e as cédulas fictícias. Crie um ambiente lúdico e atrativo (estimule que eles criem pequenas falas para o comprador e o vendedor), de maneira que os procedimentos de cálculos que se associam ao processo de trocas de valores, aconteçam de maneira natural. Acompanhe a dinâmica, confirmando se eles irão usar o valor correto para as compras e se estão dando o troco correto. Observe se algum aluno vai ter dificuldade em somar os valores e de entregar o troco. Veja o guia de intervenção para as possíveis dificuldades nessa atividade. Para essa interação, deixe que eles escolham os produtos, e que eles possam analisar os valores, verificar se o dinheiro vai ser suficiente para comprá-los, se vão optar por compras que envolvam valores baixos ou altos. Você pode sugerir uma lista para cada comprador, caso perceba que eles estão com dificuldades de realizar as somas. Oriente a turma a buscar estratégias para encontrarem os valores das compras e a analisarem os preços. O importante é perceber se a turma tem o conhecimento garantido para realizar essas atividades.
Propósito: Exercitar atividades que envolvam composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Turma, o que o comprador deve ficar atento para conseguir realizar as compras?
- Se o comprador não tiver dinheiro suficiente, o que ele poderá fazer?
- O que o vendedor pode fazer para não perder a compra?
- O que vocês podem fazer para encontrarem os valores a serem pagos?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Explique para a turma que a atividade vai envolver compras de itens. Informe que se trata de um bazar. Caso a turma demonstre não saber o que é um bazar, explique que o bazar é um evento onde se vende objetos que já foram usados e, que por isso, os preços são mais em conta/baratos.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando os processos de composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é um bazar?
- Já ouviram falar?
- O que vocês acham que vendem no bazar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Entregue os panfletos a turma, se possível projete-o ou construa um cartaz, utilizando papel duplex e figuras bem coloridas. Explore os panfletos, questionando os valores dos produtos, qual é mais barato e o mais caro, se para comprarem vão precisar usar cédulas e/ou moedas. Pergunte se eles podem citar exemplos de outros panfletos, onde e porque os estabelecimentos os confeccionam.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando os processos de composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Quais são objetos que estão no panfletos?
- Vocês concordam com os preços do bazar ?
- Qual é o mais caro e o mais barato?
- Quem pode me dizer onde podemos encontrar os panfletos?
- Para que eles servem?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Depois que a turma analisar o panfleto, organize 3 grupos onde tenham alunos com níveis de aprendizagem diferentes. A observação que foi feita na atividade de retomada pode ajudar a formar as duplas. A ideia da atividade é colocar em prática todo o conhecimento sobre o sistema monetário, estratégias que envolvam composição e decomposição, leitura e interpretação de texto e cálculos mentais. Portanto, os grupos devem ser mediados para que as trocas sejam garantidas, de maneira que todos aprendam.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando os processos de composição e decomposição de valores monetários.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 8 e 9).
Orientação: Assim como os panfletos, projete as cartelas (em cada cartela terá a lista com as orientações e a situação-problema que deverá ser resolvida). Caso não tenha acesso ao projetor, construa-a em papel duplex e utilize figuras coloridas. Entregue para cada grupo uma cartela mais um modelo de moedas e cédulas. Em seguida, peça que escolham quem irá fazer a leitura para o grupo. Diga que eles terão que construir uma estratégia utilizando as moedas e cédulas para realizar uma “compra” hipotética. Você pode levar as imagens em tamanhos maiores para eles simularem as compras, diga também que terão um tempo para finalizar a tarefa.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando os processos de composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Sobre situações-problema, o que podemos fazer para compreender o problema?
- O que já sabemos sobre formar e trocar valores?
- Podemos utilizar as estratégias que já conhecemos para resolver a situação-problema?
- Também podemos usar as cédulas e moedas fictícias?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 8 e 9).
Orientação: Assim como os panfletos, projete as cartelas (em cada cartela terá a lista com as orientações e a situação-problema que deverá ser resolvida). Caso não tenha acesso ao projetor, construa-a em papel duplex e utilize figuras coloridas. Entregue para cada grupo uma cartela mais um modelo de moedas e cédulas. Em seguida, peça que escolham quem irá fazer a leitura para o grupo. Diga que eles terão que construir uma estratégia utilizando as moedas e cédulas para realizar uma “compra” hipotética. Você pode levar as imagens em tamanhos maiores para eles simularem as compras, diga também que terão um tempo para finalizar a tarefa.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando os processos de composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Sobre situações-problema, o que podemos fazer para compreender o problema?
- O que já sabemos sobre formar e trocar valores?
- Podemos utilizar as estratégias que já conhecemos para resolver a situação-problema?
- Também podemos usar as cédulas e moedas fictícias?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Explique que cada grupo escolherá um participante para ir até ao quadro explicar como resolveram a situação-problema. A escolha do participante pode ser feita pelo grupo. Caso perceba que algum grupo está com dificuldade de escolher ou esteja com receio de errar, informe sobre a importância de socializar as ideias deles e que toda estratégia deve ser analisada. Afirme que você confia neles e sabe que cada um pode ajudar o outro a compreender o que aconteceu, caso não encontre uma solução adequada.
Propósito: Analisar e discutir estratégias de resolução de problemas.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: A proposta é que os grupos de compra percebam que podem realizar a compra trocando as cédulas pelo valor exato da compra, já que o caixa do bazar só pode dá o troco acima de R$25,00. O grupo do caixa ficou responsável em vender os produtos, realizando trocas de valores, “trocando dinheiro”, e dando o troco. No momento em que o grupo estiver socializando, peça que o grupo do caixa explique como fez a troca.
Propósito: Analisar e discutir estratégias de resolução dos problemas.
Discuta com a turma:
- Por que o grupo optou em trocar o valor de R$ 50,00 por cédulas de R$ 10,00?
- Vocês acham que existe outra possibilidade de realizar a compra?
- O grupo pode dizer outra maneira de formar o valor de R$50,00?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Espera-se que o grupo perceba que também pode duplicar a compra, e desse jeito alcançar o valor permitido para o troco (R$25,00). Para construir essa estratégia o grupo deve compreender com clareza a situação-problema. Peça que o grupo leia novamente o problema e justifique sua estratégia, demonstrando que a mesma é válida. Questione ao grupo do caixa sobre a estratégia usada para encontrar o valor do troco. Caso o grupo não tenha apresentado nenhuma estratégia ou só tenha pensado em um único caminho, apresente a turma mais de uma possibilidade de resolução envolvendo as duas ideias (a troca do dinheiro e a lista duplicada) .
Propósito: Analisar e discutir estratégias de resolução dos problemas.
Discuta com a turma:
- Por que o grupo optou em trocar o valor de R$ 50,00 por cédulas de R$ 10,00?
- Vocês acham que existe outra possibilidade de realizar a compra?
- O grupo pode dizer outra maneira de formar o valor de R$50,00?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Valide o processo de composição e decomposição dos valores monetários, registrando a ação principal da aula na lousa. Se possível, afixe a frase na parede e deixe exposta.
Propósito: Validar os conceitos aprendidos e destacar o processo de composição e decomposição envolvendo valores monetários.
Discuta com a turma:
- Qual foi a ação principal que vocês fizeram para resolver a situação-problema de hoje?
RAIO X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos respondam as questões envolvendo abordagens sobre o tema aprendido. É necessário avaliar o avanço da turma e observar se eles vão conseguir criar outras estratégias para ajustar as ideias equivocadas. Se perceber que o aluno ainda apresenta dificuldades em realizar a tarefa, ofereça o material de apoio: as moedas e cédulas fictícias. Oriente para que eles utilizem estratégias que já foram usadas em situações com a mesma ideia e fale da importância deles destacarem informações chaves no problema. Para trabalhar mais o conteúdo, veja os materiais complementares.
Propósito:Avaliar os conhecimentos aprendidos e ampliados durante à aula.