Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Composição e decomposição de moedas e cédulas até R$ 50,00
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Composição de valores relacionando cédulas e moedas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF02MA20 - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Retomar o processo de composição e decomposição de valores do sistema monetário;
- Resolver situações-problema envolvendo cédulas e moedas.
Conceito-chave
Situações-problema, composição e decomposição de valores de moedas.
Recursos necessários
Atividade impressa, moedas impressas, lápis, borracha, caderno e projetor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o processo de composição e decomposição de valores do sistema monetário;
- Resolver situações-problema envolvendo cédulas e moedas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Convide a turma para participar da atividade de compra e venda em dupla. Nesta atividade de retomada, a escolha pode ser feita por eles, pois também é um momento de perceber o que eles já sabem sobre formação e trocas de valores monetários. Explique que cada dupla receberá um valor de R$ 15,00 (este valor para o vendedor e para o comprador), entre cédulas e moedas, e cartelas com a figura dos produtos. Eles poderão escolher quantos produtos irão comprar. Um será o vendedor e o outro comprador. Depois, eles poderão trocar, pois os dois terão dinheiro tanto para comprar quanto para dar o troco.
Propósito: Exercitar atividades que envolvam composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- O que podemos lembrar sobre o trabalho em dupla?
RETOMADA
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Nesta atividade, o aluno se depara com situações de compor e decompor valores. É importante, pois simula uma situação real de uso do dinheiro. Por isso, a ideia é usar as moedas e as cédulas fictícias. Crie um ambiente lúdico e atrativo (estimule que eles criem pequenas falas para o comprador e o vendedor), de maneira que os procedimentos de cálculos que se associam ao processo de trocas de valores, aconteçam de maneira natural. Acompanhe a dinâmica, confirmando se eles irão usar o valor correto para as compras e se estão dando o troco correto. Observe se algum aluno vai ter dificuldade em somar os valores e de entregar o troco. Veja o guia de intervenção para as possíveis dificuldades nessa atividade. Para essa interação, deixe que eles escolham os produtos, e que eles possam analisar os valores, verificar se o dinheiro vai ser suficiente para comprá-los, se vão optar por compras que envolvam valores baixos ou altos. Você pode sugerir uma lista para cada comprador, caso perceba que eles estão com dificuldades de realizar as somas. Oriente a turma a buscar estratégias para encontrarem os valores das compras e a analisarem os preços. O importante é perceber se a turma tem o conhecimento garantido para realizar essas atividades.
Propósito: Exercitar atividades que envolvam composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Turma, o que o comprador deve ficar atento para conseguir realizar as compras?
- Se o comprador não tiver dinheiro suficiente, o que ele poderá fazer?
- O que o vendedor pode fazer para não perder a compra?
- O que vocês podem fazer para encontrarem os valores a serem pagos?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Explique para a turma que a atividade vai envolver compras de itens. Informe que se trata de um bazar. Caso a turma demonstre não saber o que é um bazar, explique que o bazar é um evento onde se vende objetos que já foram usados e, que por isso, os preços são mais em conta/baratos.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando os processos de composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é um bazar?
- Já ouviram falar?
- O que vocês acham que vendem no bazar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Entregue os panfletos a turma, se possível projete-o ou construa um cartaz, utilizando papel duplex e figuras bem coloridas. Explore os panfletos, questionando os valores dos produtos, qual é mais barato e o mais caro, se para comprarem vão precisar usar cédulas e/ou moedas. Pergunte se eles podem citar exemplos de outros panfletos, onde e porque os estabelecimentos os confeccionam.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando os processos de composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Quais são objetos que estão no panfletos?
- Vocês concordam com os preços do bazar ?
- Qual é o mais caro e o mais barato?
- Quem pode me dizer onde podemos encontrar os panfletos?
- Para que eles servem?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Depois que a turma analisar o panfleto, organize 3 grupos onde tenham alunos com níveis de aprendizagem diferentes. A observação que foi feita na atividade de retomada pode ajudar a formar as duplas. A ideia da atividade é colocar em prática todo o conhecimento sobre o sistema monetário, estratégias que envolvam composição e decomposição, leitura e interpretação de texto e cálculos mentais. Portanto, os grupos devem ser mediados para que as trocas sejam garantidas, de maneira que todos aprendam.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando os processos de composição e decomposição de valores monetários.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 8 e 9).
Orientação: Assim como os panfletos, projete as cartelas (em cada cartela terá a lista com as orientações e a situação-problema que deverá ser resolvida). Caso não tenha acesso ao projetor, construa-a em papel duplex e utilize figuras coloridas. Entregue para cada grupo uma cartela mais um modelo de moedas e cédulas. Em seguida, peça que escolham quem irá fazer a leitura para o grupo. Diga que eles terão que construir uma estratégia utilizando as moedas e cédulas para realizar uma “compra” hipotética. Você pode levar as imagens em tamanhos maiores para eles simularem as compras, diga também que terão um tempo para finalizar a tarefa.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando os processos de composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Sobre situações-problema, o que podemos fazer para compreender o problema?
- O que já sabemos sobre formar e trocar valores?
- Podemos utilizar as estratégias que já conhecemos para resolver a situação-problema?
- Também podemos usar as cédulas e moedas fictícias?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 8 e 9).
Orientação: Assim como os panfletos, projete as cartelas (em cada cartela terá a lista com as orientações e a situação-problema que deverá ser resolvida). Caso não tenha acesso ao projetor, construa-a em papel duplex e utilize figuras coloridas. Entregue para cada grupo uma cartela mais um modelo de moedas e cédulas. Em seguida, peça que escolham quem irá fazer a leitura para o grupo. Diga que eles terão que construir uma estratégia utilizando as moedas e cédulas para realizar uma “compra” hipotética. Você pode levar as imagens em tamanhos maiores para eles simularem as compras, diga também que terão um tempo para finalizar a tarefa.
Propósito: Resolver situações-problema utilizando os processos de composição e decomposição de valores monetários.
Discuta com a turma:
- Sobre situações-problema, o que podemos fazer para compreender o problema?
- O que já sabemos sobre formar e trocar valores?
- Podemos utilizar as estratégias que já conhecemos para resolver a situação-problema?
- Também podemos usar as cédulas e moedas fictícias?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Explique que cada grupo escolherá um participante para ir até ao quadro explicar como resolveram a situação-problema. A escolha do participante pode ser feita pelo grupo. Caso perceba que algum grupo está com dificuldade de escolher ou esteja com receio de errar, informe sobre a importância de socializar as ideias deles e que toda estratégia deve ser analisada. Afirme que você confia neles e sabe que cada um pode ajudar o outro a compreender o que aconteceu, caso não encontre uma solução adequada.
Propósito: Analisar e discutir estratégias de resolução de problemas.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: A proposta é que os grupos de compra percebam que podem realizar a compra trocando as cédulas pelo valor exato da compra, já que o caixa do bazar só pode dá o troco acima de R$25,00. O grupo do caixa ficou responsável em vender os produtos, realizando trocas de valores, “trocando dinheiro”, e dando o troco. No momento em que o grupo estiver socializando, peça que o grupo do caixa explique como fez a troca.
Propósito: Analisar e discutir estratégias de resolução dos problemas.
Discuta com a turma:
- Por que o grupo optou em trocar o valor de R$ 50,00 por cédulas de R$ 10,00?
- Vocês acham que existe outra possibilidade de realizar a compra?
- O grupo pode dizer outra maneira de formar o valor de R$50,00?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Espera-se que o grupo perceba que também pode duplicar a compra, e desse jeito alcançar o valor permitido para o troco (R$25,00). Para construir essa estratégia o grupo deve compreender com clareza a situação-problema. Peça que o grupo leia novamente o problema e justifique sua estratégia, demonstrando que a mesma é válida. Questione ao grupo do caixa sobre a estratégia usada para encontrar o valor do troco. Caso o grupo não tenha apresentado nenhuma estratégia ou só tenha pensado em um único caminho, apresente a turma mais de uma possibilidade de resolução envolvendo as duas ideias (a troca do dinheiro e a lista duplicada) .
Propósito: Analisar e discutir estratégias de resolução dos problemas.
Discuta com a turma:
- Por que o grupo optou em trocar o valor de R$ 50,00 por cédulas de R$ 10,00?
- Vocês acham que existe outra possibilidade de realizar a compra?
- O grupo pode dizer outra maneira de formar o valor de R$50,00?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Valide o processo de composição e decomposição dos valores monetários, registrando a ação principal da aula na lousa. Se possível, afixe a frase na parede e deixe exposta.
Propósito: Validar os conceitos aprendidos e destacar o processo de composição e decomposição envolvendo valores monetários.
Discuta com a turma:
- Qual foi a ação principal que vocês fizeram para resolver a situação-problema de hoje?
RAIO X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos respondam as questões envolvendo abordagens sobre o tema aprendido. É necessário avaliar o avanço da turma e observar se eles vão conseguir criar outras estratégias para ajustar as ideias equivocadas. Se perceber que o aluno ainda apresenta dificuldades em realizar a tarefa, ofereça o material de apoio: as moedas e cédulas fictícias. Oriente para que eles utilizem estratégias que já foram usadas em situações com a mesma ideia e fale da importância deles destacarem informações chaves no problema. Para trabalhar mais o conteúdo, veja os materiais complementares.
Propósito:Avaliar os conhecimentos aprendidos e ampliados durante à aula.
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptaçãopara ensino remoto
Código do plano
MAT2_22GRM_04
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais:- Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Cédulas e moedas confeccionadas ou encartes prontos;
Para este plano, a sugestão é que foque na Retomada e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
A retomada apresenta atividade de compra e venda. Sugiro adaptação da mesma, visto que não será desenvolvida em aula presencial e sim em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar a aula, possibilitando conversa com os alunos sobre uma situação de compra e venda já vivenciada por eles, provocando reflexões com os questionamentos:
- A situação apresentou comprador e vendedor?
- Ao realizar as compras, o comprador deve observar o que precisa comprar e se tem o dinheiro suficiente para pagar?
- O vendedor deve analisar o valor das compras? Quanto o comprador pagou? Se tem troco? De quanto é o troco?
- Para dar o troco, é preciso trocar o dinheiro?
- Como pode fazer para encontrar o valor a ser pago e o troco que deve receber?
- Se o comprador não tem o dinheiro suficiente, é possível realizar a compra? E como faz para pagar?
Após a conversa com os alunos, apresente a imagem do slide 4 e lance a seguinte Atividade de retomada adaptada:
Maria foi às compras, ela sempre compra na mercearia de Paulo, nesse dia ela levou R$ 15,00 para comprar frutas. Observe as frutas que Paulo tinha para vender.
a) O que você acha que Maria comprou?
b) Qual valor das compras dela? Como você descobriu?
c) Os R$ 15,00 que Maria tinha deu para pagar suas compras? Teve troco?
d) Quanto Paulo deveria devolver de troco? Ele precisou trocar o dinheiro para devolver o troco a Maria?
Ao apresentar a situação, desafie os alunos a realizarem a leitura e solucioná-la no caderno. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize a apresentação das estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias. No momento da resolução, alguns alunos podem recorrer à manipulação de cédulas e moedas (confeccionadas ou de encartes) e no compartilhamento das respostas, você poderá ser o escriba (na lousa ou papel Kraft), tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. Importante disponibilizar antecipadamente a imagem de cédulas e moedas, caso o aluno tenha condições de imprimir.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos a Atividade de retomada adaptada e as imagens de cédulas e moedas, via WhatsApp ou e-mail, e pedir que os alunos apresentem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido. Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a Atividade de retomada adaptada com outras atividades desse e de outros planos, e que formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas e das imagens de cédulas e moedas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal apresenta uma situação de compra e venda. Entretanto, como essa atividade será conduzida em aula síncrona ou assíncrona, sugiro adaptações.
Na aula síncrona, você pode apresentar os slides 5 e 6, solicitar a leitura e apresentar a situação problema adaptada:
Você e seus amigos querem ajudar a escola a ter livros novos. Para facilitar as vendas e compras no bazar, a escola disponibilizou um banco para a troca de valores monetários. Vamos às compras? Você tem R$ 50,00 e vai comprar alguns produtos. Mas Já sabe que o caixa não dá troco acima de R$ 25,00.
a) O que você vai comprar?
b) Qual o valor de suas compras?
c) Como você poderá pagar? Com quanto?
d) Receberá troco? De quanto?
Estabeleça um tempo para os alunos responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estratégias de resolução, incentivando-os a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5 e 6 e a situação problema adaptada, e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários. Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a Atividade de retomada adaptada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a). Após os alunos compartilharem e discutirem suas estratégias, você pode apresentar os slides 11 e 12 que abordam a Discussão da solução.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 11 e 12), através de fotos, mensagens de texto. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação. De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 13) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 14 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam situações de compra e venda, realizando troca de valores.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite se necessário, o apoio na construção das moedas.
Sugira que os familiares compartilhem com o seu/sua filho(a) uma situação de compra realizada por alguém da família, possibilitando a discussão de:
? Quanto gastou?
? Como e quanto pagou?
? Teve troco? Quanto?
? Quais as possibilidades de cédulas ou moedas para representar o valor pago ou o troco recebido?
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF02MA20 - Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Retomar o processo de composição e decomposição de valores do sistema monetário;
- Resolver situações-problema envolvendo cédulas e moedas.
Conceito-chave
Situações-problema, composição e decomposição de valores de moedas.
Recursos necessários
Atividade impressa, moedas impressas, lápis, borracha, caderno e projetor.
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