11569
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Distribuindo o peso

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre unidades de medida

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_19GRM04

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Caixas de diferentes tamanhos com a massa escrita.
Álbum virtual.
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é estabelecer a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza, no caso, a massa. Os alunos precisam ter acesso a situaçao problema da atividade principal, se for possível a imagem também. Mostre os slides se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom ou tire um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie por WhatsApp para que os alunos consigam realizar a atividade. Disponibilize os enunciados por áudio ou texto. Você pode também gravar um vídeo dramatizando a situação utilizando caixas com a massa escrita, dessa forma, a situação se tornará real para os alunos. Peça que os alunos resolvam a situação em forma de texto ou ilustração. Você pode pedir que os alunos fotografem os desenhos das suas soluções para compartilhar com os colegas. Você pode fazer um álbum coletivo no Google Fotos, para compartilhar todas as fotos. Uma outra possibilidade seria a gravação de vídeos pelos alunos. Se for possível, divida os alunos em pequenos grupos para conversarem e compartilharem as soluções que encontraram via WhatsApp ou Zoom. Depois, eles podem dividir com todo o grupo as suas conclusões.

Discussão das soluções
Compartilhe o slide 5 e 6 da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Eles devem comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto ou de áudio, ou mesmo de vídeo, se quiserem mostrar seus desenhos e como pensaram.

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.

Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação junto com os alunos e compartilhar estratégias e soluções. Será uma ótima oportunidade de interação. Podem também incentivar a utilizar os jogos indicados.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_19GRM04

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas