11511
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - ângulos em um relógio do Sol

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Aplicar conceitos de ângulo central na resolução de problemas cotidianos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Aplicar conceitos de ângulo central na resolução de problemas cotidianos.

Conceito-chave

Reconhecer ângulos centrais em uma circunferência e aplicar em situações cotidianas.

Conhecimentos Prévios

  • Reconhecer a amplitude de uma circunferência completa e de uma semicircunferência.
  • Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Recursos necessários

  • 1 CD que não esteja mais usando
  • 1 vareta ou lápis
  • Um pedaço de isopor
  • 1 transferidor
  • 1 régua
  • 1 bússola
  • 1 caneta para CD
  • Atividade Principal Impressa
  • Raio X impresso

Código: MAT9_11GEO03

(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas