11511
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - ângulos em um relógio do Sol

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Aplicar conceitos de ângulo central na resolução de problemas cotidianos.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Resumo da Aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Aplicar conceitos de ângulo central na resolução de problemas cotidianos.

Conceito-chave

Reconhecer ângulos centrais em uma circunferência e aplicar em situações cotidianas.

Conhecimentos Prévios

  • Reconhecer a amplitude de uma circunferência completa e de uma semicircunferência.
  • Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Recursos necessários

  • 1 CD que não esteja mais usando
  • 1 vareta ou lápis
  • Um pedaço de isopor
  • 1 transferidor
  • 1 régua
  • 1 bússola
  • 1 caneta para CD
  • Atividade Principal Impressa
  • Raio X impresso

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Materiais complementares:

Aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Discuta com a turma:

  • Por que é possível verificar a hora em um relógio do Sol?
  • Em um dia nublado, seria possível essa verificação?
  • O que muda de acordo com a mudança de posição do sol?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).

Orientações:
Para esta aula precisamos de alguns materiais que o aluno pode ter em casa, antes dessa aula solicite que os alunos tragam os materiais. Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupos, se resolver aplicá-la em grupos divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos para que todos participem da atividade.

Professor, é possível baixar a bússola no celular, peça que os alunos tragam o aplicativo instalado para a aula.

Esta atividade pode ser estendida a um projeto interdisciplinar, professores de ciências podem colaborar com aulas e conceitos de movimentos da Terra e Sol. Professores de história com a importância da utilização dos relógios na história, professores de geografia para trabalhar a relação com os pontos cardeais. Você pode inclusive construir um relógio maior no pátio da escola para que possa ser utilizado por todas as turmas com materiais resistentes ao clima.

Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).

Orientações:

Peça aos alunos que utilizem transferidor para marcar os ângulos. Deixe que os alunos encontrem a medida do ângulo central e marquem no CD com caneta para CD.

Oriente aos alunos que estamos trabalhando apenas com uma semicircunferência, pois como o relógio utiliza o sol para determinar as horas, só é possível trabalhar com as horas do “dia”.

Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar 12 ângulos iguais em uma semicircunferência?
  • Qual será a medida dos ângulos?
  • É necessário que os ângulos tenham a mesma medida?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).

Orientações:
Oriente os alunos a fixarem o CD no isopor com cola para isopor ou uma fita, centralizando o CD e deixando um espaço em volta para marcar as horas e os pontos cardeais.

Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.

Discuta com a turma:

  • Por que esse relógio começa às 6h da manhã?
  • Qual a relação do ângulo de 90º e as 12 horas ou meio dia?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).

Orientações: Converse com os alunos sobre os pontos cardeais e sua relação com a posição da Terra em relação ao Sol ao longo do dia. Oriente a marcá-los corretamente na circunferência, relacionando-os com os eixos cartesianos.

Propósito: Aplicar conceitos de ângulos centrais na circunferência para a construção de um relógio do sol.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância dos pontos cardeais?
  • Se 12h corresponde ao Sul, quais os horários correspondem ao Leste e Oeste?
  • Se completasse esse relógio com os horários da noite, qual o horário teria relação com o Norte?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).

Orientações:
Converse com os alunos sobre o que é a bússola e sua utilidade, porque localizamos o ponto norte para que possamos identificar os outros pontos. Converse com os alunos da relação dos pontos cardeais com as coordenadas cartesianas que utilizamos em matemática.

Professor, para que os alunos testem o relógio é importante que seja um dia de sol. É ideal que o relógio seja testado em horário exatos como: 10h, 11h. Para que fique melhor a visualização.

Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.

Discuta com a turma:

  • Qual o ângulo formado entre os eixos norte e sul?
  • Qual ângulo formado do sul ao leste?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).

Orientações: Peça aos alunos que observem os relógios de seus colegas, verifiquem se os horários conferem. Peça que invertam a posição do relógio, como se trocasse o norte de lugar e que verifiquem se continua com o mesmo horário.

Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).

Orientações: Peça aos alunos que observem os relógios de seus colegas, verifiquem se os horários conferem. Peça que invertam a posição do relógio, como se trocasse o norte de lugar e que verifiquem se continua com o mesmo horário.

Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).

Orientações: Peça aos alunos que observem a bússola, localize os pontos cardeais corretamente.

Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação dos pontos cardeais com a posição do sol?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).

Orientações: Peça aos alunos que observem a bússola, localize os pontos cardeais corretamente.

Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:
Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Aplicar conceitos de ângulo central na resolução de problemas cotidianos.

Conceito-chave

Reconhecer ângulos centrais em uma circunferência e aplicar em situações cotidianas.

Conhecimentos Prévios

  • Reconhecer a amplitude de uma circunferência completa e de uma semicircunferência.
  • Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Recursos necessários

  • 1 CD que não esteja mais usando
  • 1 vareta ou lápis
  • Um pedaço de isopor
  • 1 transferidor
  • 1 régua
  • 1 bússola
  • 1 caneta para CD
  • Atividade Principal Impressa
  • Raio X impresso
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Materiais complementares:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Discuta com a turma:

  • Por que é possível verificar a hora em um relógio do Sol?
  • Em um dia nublado, seria possível essa verificação?
  • O que muda de acordo com a mudança de posição do sol?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.

Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.

Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).

Orientações:
Para esta aula precisamos de alguns materiais que o aluno pode ter em casa, antes dessa aula solicite que os alunos tragam os materiais. Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupos, se resolver aplicá-la em grupos divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos para que todos participem da atividade.

Professor, é possível baixar a bússola no celular, peça que os alunos tragam o aplicativo instalado para a aula.

Esta atividade pode ser estendida a um projeto interdisciplinar, professores de ciências podem colaborar com aulas e conceitos de movimentos da Terra e Sol. Professores de história com a importância da utilização dos relógios na história, professores de geografia para trabalhar a relação com os pontos cardeais. Você pode inclusive construir um relógio maior no pátio da escola para que possa ser utilizado por todas as turmas com materiais resistentes ao clima.

Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).

Orientações:

Peça aos alunos que utilizem transferidor para marcar os ângulos. Deixe que os alunos encontrem a medida do ângulo central e marquem no CD com caneta para CD.

Oriente aos alunos que estamos trabalhando apenas com uma semicircunferência, pois como o relógio utiliza o sol para determinar as horas, só é possível trabalhar com as horas do “dia”.

Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar 12 ângulos iguais em uma semicircunferência?
  • Qual será a medida dos ângulos?
  • É necessário que os ângulos tenham a mesma medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).

Orientações:
Oriente os alunos a fixarem o CD no isopor com cola para isopor ou uma fita, centralizando o CD e deixando um espaço em volta para marcar as horas e os pontos cardeais.

Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.

Discuta com a turma:

  • Por que esse relógio começa às 6h da manhã?
  • Qual a relação do ângulo de 90º e as 12 horas ou meio dia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).

Orientações: Converse com os alunos sobre os pontos cardeais e sua relação com a posição da Terra em relação ao Sol ao longo do dia. Oriente a marcá-los corretamente na circunferência, relacionando-os com os eixos cartesianos.

Propósito: Aplicar conceitos de ângulos centrais na circunferência para a construção de um relógio do sol.

Discuta com a turma:

  • Qual a importância dos pontos cardeais?
  • Se 12h corresponde ao Sul, quais os horários correspondem ao Leste e Oeste?
  • Se completasse esse relógio com os horários da noite, qual o horário teria relação com o Norte?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).

Orientações:
Converse com os alunos sobre o que é a bússola e sua utilidade, porque localizamos o ponto norte para que possamos identificar os outros pontos. Converse com os alunos da relação dos pontos cardeais com as coordenadas cartesianas que utilizamos em matemática.

Professor, para que os alunos testem o relógio é importante que seja um dia de sol. É ideal que o relógio seja testado em horário exatos como: 10h, 11h. Para que fique melhor a visualização.

Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.

Discuta com a turma:

  • Qual o ângulo formado entre os eixos norte e sul?
  • Qual ângulo formado do sul ao leste?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).

Orientações: Peça aos alunos que observem os relógios de seus colegas, verifiquem se os horários conferem. Peça que invertam a posição do relógio, como se trocasse o norte de lugar e que verifiquem se continua com o mesmo horário.

Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).

Orientações: Peça aos alunos que observem os relógios de seus colegas, verifiquem se os horários conferem. Peça que invertam a posição do relógio, como se trocasse o norte de lugar e que verifiquem se continua com o mesmo horário.

Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).

Orientações: Peça aos alunos que observem a bússola, localize os pontos cardeais corretamente.

Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação dos pontos cardeais com a posição do sol?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).

Orientações: Peça aos alunos que observem a bússola, localize os pontos cardeais corretamente.

Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:
Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano