Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_07NUM05
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no WhatsApp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. Essa etapa do plano é para relembrar comparações de números fracionários positivos e de números inteiros. O intuito é que os alunos respondam aos questionamentos:
- Quais outros objetos e instrumentos do dia a dia são graduados como o termômetro?
- Como podemos comparar números racionais?
Para isso, compartilhe os questionamentos via WhatsApp ou Google Forms (formulário) para que os alunos respondam e enviem para correção do professor.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre ele. Oriente-os a filmarem ou fotografarem as suas estratégias e respostas para compartilharem com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Professor, caso esteja em uma aula síncrona, realize a discussão das soluções através de um debate de ideias, procurando apresentar mais de uma possibilidade de soluções. Nesse momento questione aos alunos:
- Por que -5 não está entre -4 e 6?
- Como podemos definir uma número quando o intervalo é composto por uma fração?
- Pergunta direcionada: como você abordou o enunciado do item? Conseguiu chegar a uma das possíveis soluções discutidas hoje?
Após fazer essas intervenções e ouvir dos alunos (seja por WhatsApp, Google Sala de Aula ou pelo Meet, por exemplo), sistematize a aula junto aos alunos.
Encerramento
Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:
- Ao representar números na reta numerada, o que não mudou de acordo com o que você já sabia? O que agora teve mudanças?
- Onde você acha que teve bom desempenho na aula hoje? Qual ponto a melhorar? Como você faria isso?
- Qual foi o principal conhecimento matemático que praticamos hoje? Onde você acha que isso se aplica no dia a dia?
Use os meios de comunicação que estabeleceu com a turma para diálogo.
Raio X
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail ou foto via WhatsApp. Peça que respondam à questão e lhe devolva com ele resolvido. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_07NUM05
(EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes