11497
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Aprendendo com o jogo “Radicando”

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre Realizar operações de multiplicação e divisão de radicais de índices distintos.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Realizar operações de multiplicação e divisão de radicais de índices distintos.

Conceito-chave

Compreender os padrões envolvendo multiplicação e divisão de radicais de índices distintos.

Recursos necessários

Lousa

Atividades impressas

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)

Cartolina

Materiais para colorir

Cola

Tesoura


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Rever os padrões relacionados à multiplicação e divisão de radicais com mesmo índice.

Orientação: Este é um momento bastante oportuno para perceber as dúvidas dos alunos, para isso faça perguntas de como eles procederiam para justificar as sentenças. Passe entre os alunos e certifique-se que todos estão justificando as respostas.

Discuta com a turma:

  • Quais os padrões relacionados com a multiplicação e divisão de radicais?
  • Os índices poderiam ser diferentes?

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: É aconselhado que o professor construa os dados previamente, e se possível disponibilize a tabela de números para cada grupo de alunos. Para acessar a versão para impressão Clique Aqui.

Propósito: Apresentar o jogo que será utilizado na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais os comportamentos adequados para se jogar um jogo e aprendermos com ele?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Apresente as regras aos estudantes, certifique-se que todos compreenderam. É importante perceber a importância do último passo, pois é nesse passo que os estudantes demonstrarão durante os exercícios se perceberam a relação entre os índices e as potências dos radicais, e também, se estão compreendendo o princípio da multiplicação e divisão com radicais.

Propósito: Apresentar as regras do jogo para os estudantes. Se necessário, veja um exemplo de jogada clicando no link acima.

Discuta com a turma:

  • Existem padrões nos números a serem escolhidos?
  • Qual seria a motivação para alguém trocar as raízes?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).

Orientação: Este slide mostra como as oportunidades extras de sortear as raízes pode influenciar na resolução. Isso pode facilitar ou dificultar as contas.

Propósito: Mostrar aos estudantes os procedimentos do jogo.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre os radicandos e o índice das raízes?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).

Propósito: Mostrar como calcular multiplicação com índices distintos das raízes.

Orientação: Enfatize aos estudantes que este é um exemplo, que o interessante é que os estudantes busquem entender os passos, pois existem padrões para resolver esta operação.

Discuta com a turma:

  • Como podemos descobrir o valor de cada raiz??

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).

Propósito: Mostrar outra forma de resolução de multiplicação de raízes com índices distintos.

Orientação: Discuta com a turma, questionando se os estudantes estudantes conseguem pensar outras formas de calcular a multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Seria possível transformar os índices para que fiquem iguais e possam ser operados?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).

Propósito: Terminar a resolução do exemplo iniciado no slide anterior.

Orientação: Termine com os alunos para que estes possam iniciar o jogo. Diga que o processo de divisão seguem passos análogos.

Discuta com a turma:

  • Pensem bem nas jogadas que podem ser feitas como vocês podem pontuar mais.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).

Propósito: Socializar as experiências vividas pelos estudantes no jogo.

Orientação: Crie um momento de discussão, levantando pontos sobre os padrões que os alunos encontraram, suas dificuldades e como lidaram com situações inesperadas.

Discuta com a turma:

  • Existem jogadas que propiciam maior ou menor pontuação?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Rever o objetivo da aula e destacar os principais pontos da aula.

Orientação: Discuta os pontos com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se algum aluno gostaria de acrescentar alguma consideração.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos aprendidos em aula.

Orientação: Faça uma analogia ao jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais os padrões que podem ser utilizados para resolver as expressões?

Atividade Coomplementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Realizar operações de multiplicação e divisão de radicais de índices distintos.

Conceito-chave

Compreender os padrões envolvendo multiplicação e divisão de radicais de índices distintos.

Recursos necessários

Lousa

Atividades impressas

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)

Cartolina

Materiais para colorir

Cola

Tesoura

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Rever os padrões relacionados à multiplicação e divisão de radicais com mesmo índice.

Orientação: Este é um momento bastante oportuno para perceber as dúvidas dos alunos, para isso faça perguntas de como eles procederiam para justificar as sentenças. Passe entre os alunos e certifique-se que todos estão justificando as respostas.

Discuta com a turma:

  • Quais os padrões relacionados com a multiplicação e divisão de radicais?
  • Os índices poderiam ser diferentes?

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5)

Orientação: É aconselhado que o professor construa os dados previamente, e se possível disponibilize a tabela de números para cada grupo de alunos. Para acessar a versão para impressão Clique Aqui.

Propósito: Apresentar o jogo que será utilizado na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais os comportamentos adequados para se jogar um jogo e aprendermos com ele?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Apresente as regras aos estudantes, certifique-se que todos compreenderam. É importante perceber a importância do último passo, pois é nesse passo que os estudantes demonstrarão durante os exercícios se perceberam a relação entre os índices e as potências dos radicais, e também, se estão compreendendo o princípio da multiplicação e divisão com radicais.

Propósito: Apresentar as regras do jogo para os estudantes. Se necessário, veja um exemplo de jogada clicando no link acima.

Discuta com a turma:

  • Existem padrões nos números a serem escolhidos?
  • Qual seria a motivação para alguém trocar as raízes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).

Orientação: Este slide mostra como as oportunidades extras de sortear as raízes pode influenciar na resolução. Isso pode facilitar ou dificultar as contas.

Propósito: Mostrar aos estudantes os procedimentos do jogo.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre os radicandos e o índice das raízes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).

Propósito: Mostrar como calcular multiplicação com índices distintos das raízes.

Orientação: Enfatize aos estudantes que este é um exemplo, que o interessante é que os estudantes busquem entender os passos, pois existem padrões para resolver esta operação.

Discuta com a turma:

  • Como podemos descobrir o valor de cada raiz??

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).

Propósito: Mostrar outra forma de resolução de multiplicação de raízes com índices distintos.

Orientação: Discuta com a turma, questionando se os estudantes estudantes conseguem pensar outras formas de calcular a multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Seria possível transformar os índices para que fiquem iguais e possam ser operados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).

Propósito: Terminar a resolução do exemplo iniciado no slide anterior.

Orientação: Termine com os alunos para que estes possam iniciar o jogo. Diga que o processo de divisão seguem passos análogos.

Discuta com a turma:

  • Pensem bem nas jogadas que podem ser feitas como vocês podem pontuar mais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).

Propósito: Socializar as experiências vividas pelos estudantes no jogo.

Orientação: Crie um momento de discussão, levantando pontos sobre os padrões que os alunos encontraram, suas dificuldades e como lidaram com situações inesperadas.

Discuta com a turma:

  • Existem jogadas que propiciam maior ou menor pontuação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Rever o objetivo da aula e destacar os principais pontos da aula.

Orientação: Discuta os pontos com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se algum aluno gostaria de acrescentar alguma consideração.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos aprendidos em aula.

Orientação: Faça uma analogia ao jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais os padrões que podem ser utilizados para resolver as expressões?

Atividade Coomplementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano