Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF09MA03 - Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.
Objetivos específicos
Realizar operações de multiplicação e divisão de radicais de índices distintos.
Conceito-chave
Compreender os padrões envolvendo multiplicação e divisão de radicais de índices distintos.
Recursos necessários
Lousa
Atividades impressas
Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)
Cartolina
Materiais para colorir
Cola
Tesoura
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.
Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.
Discuta com a turma:
- O objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Rever os padrões relacionados à multiplicação e divisão de radicais com mesmo índice.
Orientação: Este é um momento bastante oportuno para perceber as dúvidas dos alunos, para isso faça perguntas de como eles procederiam para justificar as sentenças. Passe entre os alunos e certifique-se que todos estão justificando as respostas.
Discuta com a turma:
- Quais os padrões relacionados com a multiplicação e divisão de radicais?
- Os índices poderiam ser diferentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5)
Orientação: É aconselhado que o professor construa os dados previamente, e se possível disponibilize a tabela de números para cada grupo de alunos. Para acessar a versão para impressão Clique Aqui.
Propósito: Apresentar o jogo que será utilizado na aula.
Discuta com a turma:
- Quais os comportamentos adequados para se jogar um jogo e aprendermos com ele?
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 4 e 5).
Orientação: Apresente as regras aos estudantes, certifique-se que todos compreenderam. É importante perceber a importância do último passo, pois é nesse passo que os estudantes demonstrarão durante os exercícios se perceberam a relação entre os índices e as potências dos radicais, e também, se estão compreendendo o princípio da multiplicação e divisão com radicais.
Propósito: Apresentar as regras do jogo para os estudantes. Se necessário, veja um exemplo de jogada clicando no link acima.
Discuta com a turma:
- Existem padrões nos números a serem escolhidos?
- Qual seria a motivação para alguém trocar as raízes?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).
Orientação: Este slide mostra como as oportunidades extras de sortear as raízes pode influenciar na resolução. Isso pode facilitar ou dificultar as contas.
Propósito: Mostrar aos estudantes os procedimentos do jogo.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre os radicandos e o índice das raízes?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).
Propósito: Mostrar como calcular multiplicação com índices distintos das raízes.
Orientação: Enfatize aos estudantes que este é um exemplo, que o interessante é que os estudantes busquem entender os passos, pois existem padrões para resolver esta operação.
Discuta com a turma:
- Como podemos descobrir o valor de cada raiz??
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).
Propósito: Mostrar outra forma de resolução de multiplicação de raízes com índices distintos.
Orientação: Discuta com a turma, questionando se os estudantes estudantes conseguem pensar outras formas de calcular a multiplicação.
Discuta com a turma:
- Seria possível transformar os índices para que fiquem iguais e possam ser operados?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).
Propósito: Terminar a resolução do exemplo iniciado no slide anterior.
Orientação: Termine com os alunos para que estes possam iniciar o jogo. Diga que o processo de divisão seguem passos análogos.
Discuta com a turma:
- Pensem bem nas jogadas que podem ser feitas como vocês podem pontuar mais.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 6 a 10).
Propósito: Socializar as experiências vividas pelos estudantes no jogo.
Orientação: Crie um momento de discussão, levantando pontos sobre os padrões que os alunos encontraram, suas dificuldades e como lidaram com situações inesperadas.
Discuta com a turma:
- Existem jogadas que propiciam maior ou menor pontuação?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Rever o objetivo da aula e destacar os principais pontos da aula.
Orientação: Discuta os pontos com os alunos.
Discuta com a turma:
- Pergunte se algum aluno gostaria de acrescentar alguma consideração.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Avaliar os conhecimentos aprendidos em aula.
Orientação: Faça uma analogia ao jogo.
Discuta com a turma:
- Quais os padrões que podem ser utilizados para resolver as expressões?