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Plano de aula - Equivalência com frutas na balança

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre igualdade e equivalência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo César da Silva Rocha

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.



Objetivos específicos

Interpretar e exemplificar uma equivalência



Conceito-chave

Igualdade e equivalência

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow ( opcional ).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhe o objetivo da aula com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Peça para que os alunos observem a balança apresentada. Possivelmente eles dirão que a balança está desequilibrada, e observarão os elementos que estão em cada prato. Faça perguntas que os incentive a entender o porquê deste desequilíbrio.

Propósito: Estimular a interpretação de um contexto: visualizar a balança e notar o desequilíbrio e justificar.

Discuta com a turma:

  • Esta balança está equilibrada ou desequilibrada?
  • De que forma podemos saber se ela está ou não em equilíbrio?
  • Por que a balança está desequilibrada? Isso se deve ao fato de haver mais elementos na primeira balança?
  • Os elementos possuem o mesmo peso ou pesos diferentes.?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slide 4 e 5 )

Orientação: Apresente a balança para a turma. Se houver possibilidade, leve uma balança de pratos para a sala de aula. Caso não haja possibilidade, apresente no quadro, através de projeção ou folhas impressas. Faça as perguntas necessárias para que a turma perceba a relação entre igualdade x diferença expressa no equilíbrio e desequilíbrio.

Propósito: A intenção é que os alunos compreendam a relação entre equivalência, representada tanto pelas frutas (maçã e pera), como pelo peso de cada uma.

Discuta com a turma:

  • De que forma podemos equilibrar esta balança?
  • É necessário que as frutas do primeiro prato sejam os mesmos do segundo prato?
  • É possível outras combinações de frutas para equilibrar esta balança? Que informação pode ajudar a resolver esta questão?
  • É possível retirar alguma fruta do primeiro prato, e colocá-la no segundo prato a fim de equilibrá-la?
    Se partirmos algumas dessas frutas ao meio, há possibilidade de conseguirmos o equilíbrio?
  • Algum conceito aprendido anteriormente ou ideia matemática lhe auxilia na resolução deste problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slide 4 e 5 )

Orientação: Apresente a balança para a turma. Se houver possibilidade, leve uma balança de pratos para a sala de aula. Caso não haja possibilidade, apresente no quadro, ou através de projeção, ou em folhas impressas. Faça as perguntas necessárias para que a turma perceba a relação entre igualdade x diferença expressa no equilíbrio e desequilíbrio.

Propósito: A intenção é que os alunos compreendam a relação entre equivalência, representada tanto pelas frutas (maçãs e peras), como pelo peso de cada uma.

Discuta com a turma:

  • Para que a balança fique desequilibrada, como podemos partilhar as frutas nos pratos?
  • O que devemos levar em consideração na hora de decidir como equilibrar/desequilibrar a balança?
  • Algum conceito aprendido anteriormente ou ideia matemática lhe auxilia na resolução deste problema?
  • Para equilibrar a balança que você deixou desequilibrada, como podemos proceder?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.( slides de 6 a 8 )

Orientação: Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias e como conseguiram deixar a balança em desequilíbrio. Caso algum aluno apresente uma solução equivocada, peça auxílio dos colegas da turma para deixar a balança desequilibrada: adicionando ou retirando alguns dos elementos. Lembre-se de levar em consideração o peso das frutas. É importante destacar que alguns alunos se atentarão à quantidade de frutas, enquanto outros perceberão que o peso de cada uma influencia no equilíbrio ou não da balança. Dessa forma, é possível trabalhar a questão da equivalência: o peso de duas maçãs é equivalente ao peso de duas peras? Por quê?

Discuta com a turma:

  • Na primeira balança, como podemos equilibrar os pratos?
  • Para manter a balança em equilíbrio, que fatores devemos levar em consideração?
  • O peso de uma maçã é equivalente ao peso de um pera?
  • De que formas podemos tornar os pesos de algumas maçãs ao de algumas peras? O que devemos levar em consideração? Que conceito devemos acionar?
  • Na segunda balança, de que forma podemos deixá-la desequilibrada?
  • Quantas maçãs equivalem ao peso de duas peras? Como você consegue compreender a relação de equivalência?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.( slides de 6 a 8 )

Orientação: Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias e como conseguiram deixar a balança em desequilíbrio. Caso algum aluno apresente uma solução equivocada, peça auxílio dos colegas da turma para deixar a balança desequilibrada: adicionando ou retirando alguns dos elementos. Lembre-se de levar em consideração o peso das frutas. É importante destacar que alguns alunos se atentarão à quantidade de frutas, enquanto outros perceberão que o peso de cada uma influencia no equilíbrio ou não da balança. Dessa forma, é possível trabalhar a questão da equivalência: o peso de duas maçãs é equivalente ao peso de duas peras? Por quê?

Discuta com a turma:

  • Na primeira balança, como podemos equilibrar os pratos?
  • Para manter a balança em equilíbrio, que fatores devemos levar em consideração?
  • O peso de uma maçã é equivalente ao peso de um pera?
  • De que formas podemos tornar os pesos de algumas maçãs ao de algumas peras? O que devemos levar em consideração? Que conceito devemos acionar?
  • Na segunda balança, de que forma podemos deixá-la desequilibrada?
  • Quantas maçãs equivalem ao peso de duas peras? Como você consegue compreender a relação de equivalência?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.( slides de 6 a 8 )

Orientação: Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias e como conseguiram deixar a balança em desequilíbrio. Caso algum aluno apresente uma solução equivocada, peça auxílio dos colegas da turma para deixar a balança desequilibrada: adicionando ou retirando alguns dos elementos. Lembre-se de levar em consideração o peso das frutas. É importante destacar que alguns alunos se atentarão à quantidade de frutas, enquanto outros perceberão que o peso de cada uma influencia no equilíbrio ou não da balança. Dessa forma, é possível trabalhar a questão da equivalência: o peso de duas maçãs é equivalente ao peso de duas peras? Por quê?

Discuta com a turma:

  • Na primeira balança, como podemos equilibrar os pratos?
  • Para manter a balança em equilíbrio, que fatores devemos levar em consideração?
  • O peso de uma maçã é equivalente ao peso de um pera?
  • De que formas podemos tornar os pesos de algumas maçãs ao de algumas peras? O que devemos levar em consideração? Que conceito devemos acionar?
  • Na segunda balança, de que forma podemos deixá-la desequilibrada?
  • Quantas maçãs equivalem ao peso de duas peras? Como você consegue compreender a relação de equivalência?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre equivalência e equilíbrio. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.

Propósito: Encerrar a atividade da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o exercício acima ou entregue folhas impressas.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhe o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor/Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.



Objetivos específicos

Interpretar e exemplificar uma equivalência



Conceito-chave

Igualdade e equivalência

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Datashow ( opcional ).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Peça para que os alunos observem a balança apresentada. Possivelmente eles dirão que a balança está desequilibrada, e observarão os elementos que estão em cada prato. Faça perguntas que os incentive a entender o porquê deste desequilíbrio.

Propósito: Estimular a interpretação de um contexto: visualizar a balança e notar o desequilíbrio e justificar.

Discuta com a turma:

  • Esta balança está equilibrada ou desequilibrada?
  • De que forma podemos saber se ela está ou não em equilíbrio?
  • Por que a balança está desequilibrada? Isso se deve ao fato de haver mais elementos na primeira balança?
  • Os elementos possuem o mesmo peso ou pesos diferentes.?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slide 4 e 5 )

Orientação: Apresente a balança para a turma. Se houver possibilidade, leve uma balança de pratos para a sala de aula. Caso não haja possibilidade, apresente no quadro, através de projeção ou folhas impressas. Faça as perguntas necessárias para que a turma perceba a relação entre igualdade x diferença expressa no equilíbrio e desequilíbrio.

Propósito: A intenção é que os alunos compreendam a relação entre equivalência, representada tanto pelas frutas (maçã e pera), como pelo peso de cada uma.

Discuta com a turma:

  • De que forma podemos equilibrar esta balança?
  • É necessário que as frutas do primeiro prato sejam os mesmos do segundo prato?
  • É possível outras combinações de frutas para equilibrar esta balança? Que informação pode ajudar a resolver esta questão?
  • É possível retirar alguma fruta do primeiro prato, e colocá-la no segundo prato a fim de equilibrá-la?
    Se partirmos algumas dessas frutas ao meio, há possibilidade de conseguirmos o equilíbrio?
  • Algum conceito aprendido anteriormente ou ideia matemática lhe auxilia na resolução deste problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (slide 4 e 5 )

Orientação: Apresente a balança para a turma. Se houver possibilidade, leve uma balança de pratos para a sala de aula. Caso não haja possibilidade, apresente no quadro, ou através de projeção, ou em folhas impressas. Faça as perguntas necessárias para que a turma perceba a relação entre igualdade x diferença expressa no equilíbrio e desequilíbrio.

Propósito: A intenção é que os alunos compreendam a relação entre equivalência, representada tanto pelas frutas (maçãs e peras), como pelo peso de cada uma.

Discuta com a turma:

  • Para que a balança fique desequilibrada, como podemos partilhar as frutas nos pratos?
  • O que devemos levar em consideração na hora de decidir como equilibrar/desequilibrar a balança?
  • Algum conceito aprendido anteriormente ou ideia matemática lhe auxilia na resolução deste problema?
  • Para equilibrar a balança que você deixou desequilibrada, como podemos proceder?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.( slides de 6 a 8 )

Orientação: Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias e como conseguiram deixar a balança em desequilíbrio. Caso algum aluno apresente uma solução equivocada, peça auxílio dos colegas da turma para deixar a balança desequilibrada: adicionando ou retirando alguns dos elementos. Lembre-se de levar em consideração o peso das frutas. É importante destacar que alguns alunos se atentarão à quantidade de frutas, enquanto outros perceberão que o peso de cada uma influencia no equilíbrio ou não da balança. Dessa forma, é possível trabalhar a questão da equivalência: o peso de duas maçãs é equivalente ao peso de duas peras? Por quê?

Discuta com a turma:

  • Na primeira balança, como podemos equilibrar os pratos?
  • Para manter a balança em equilíbrio, que fatores devemos levar em consideração?
  • O peso de uma maçã é equivalente ao peso de um pera?
  • De que formas podemos tornar os pesos de algumas maçãs ao de algumas peras? O que devemos levar em consideração? Que conceito devemos acionar?
  • Na segunda balança, de que forma podemos deixá-la desequilibrada?
  • Quantas maçãs equivalem ao peso de duas peras? Como você consegue compreender a relação de equivalência?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.( slides de 6 a 8 )

Orientação: Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias e como conseguiram deixar a balança em desequilíbrio. Caso algum aluno apresente uma solução equivocada, peça auxílio dos colegas da turma para deixar a balança desequilibrada: adicionando ou retirando alguns dos elementos. Lembre-se de levar em consideração o peso das frutas. É importante destacar que alguns alunos se atentarão à quantidade de frutas, enquanto outros perceberão que o peso de cada uma influencia no equilíbrio ou não da balança. Dessa forma, é possível trabalhar a questão da equivalência: o peso de duas maçãs é equivalente ao peso de duas peras? Por quê?

Discuta com a turma:

  • Na primeira balança, como podemos equilibrar os pratos?
  • Para manter a balança em equilíbrio, que fatores devemos levar em consideração?
  • O peso de uma maçã é equivalente ao peso de um pera?
  • De que formas podemos tornar os pesos de algumas maçãs ao de algumas peras? O que devemos levar em consideração? Que conceito devemos acionar?
  • Na segunda balança, de que forma podemos deixá-la desequilibrada?
  • Quantas maçãs equivalem ao peso de duas peras? Como você consegue compreender a relação de equivalência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.( slides de 6 a 8 )

Orientação: Após a turma chegar às conclusões parciais, convide alguns alunos para compartilhar suas ideias e como conseguiram deixar a balança em desequilíbrio. Caso algum aluno apresente uma solução equivocada, peça auxílio dos colegas da turma para deixar a balança desequilibrada: adicionando ou retirando alguns dos elementos. Lembre-se de levar em consideração o peso das frutas. É importante destacar que alguns alunos se atentarão à quantidade de frutas, enquanto outros perceberão que o peso de cada uma influencia no equilíbrio ou não da balança. Dessa forma, é possível trabalhar a questão da equivalência: o peso de duas maçãs é equivalente ao peso de duas peras? Por quê?

Discuta com a turma:

  • Na primeira balança, como podemos equilibrar os pratos?
  • Para manter a balança em equilíbrio, que fatores devemos levar em consideração?
  • O peso de uma maçã é equivalente ao peso de um pera?
  • De que formas podemos tornar os pesos de algumas maçãs ao de algumas peras? O que devemos levar em consideração? Que conceito devemos acionar?
  • Na segunda balança, de que forma podemos deixá-la desequilibrada?
  • Quantas maçãs equivalem ao peso de duas peras? Como você consegue compreender a relação de equivalência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre equivalência e equilíbrio. Retome os conceitos matemáticos utilizados na aula.

Propósito: Encerrar a atividade da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o exercício acima ou entregue folhas impressas.

Propósito: Exercitar as aprendizagens da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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