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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Os opostos se atraem

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre Identificar o conjunto dos números inteiros negativos como conjunto dos opostos dos números naturais.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Filipe Trovão

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

Objetivos específicos

Identificar o conjunto dos números inteiros negativos como conjunto dos opostos dos números naturais.

Conceito-chave

Números opostos (ou simétricos)



Recursos necessários

  • Instruções, regras e elementos do Jogo “Os opostos se atraem” (impressos);
  • Lápis, borracha e caderno.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível, leia as informações presentes no mesmo.

Apresente a reta numerada aos alunos (slide 3), realizando uma reflexão para o conteúdo exposto nele.

Relembre com eles as características e a posição dos números inteiros na reta numerada.

Apresente a ideia de números opostos (ou simétricos) presentes no slide 4, realizando as perguntas: “Qual o número oposto ao número 0?” e “É possível um número inteiro possuir mais de um oposto (ou simétrico)?”

A ideia é que a partir dessas perguntas eles reflitam um pouco sobre a ideia dos números opostos para a realização do jogo.

“Qual o número oposto ao número 0?”

Possíveis respostas: O oposto ao 0 é o - 0; O próprio 0. Não é errado escrever -0 ou falar (menos zero). É importante observar que 0 e -0 correspondem ao mesmo número apenas.

“É possível um número inteiro possuir mais de um oposto (ou simétrico)?”

Possíveis respostas: Não, pois, cada número possui um único oposto, sendo ele o que está a mesma distância do 0, do lado oposto.

Propósito: Relembrar os elementos e a posição dos números inteiros na reta numerada, bem como o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Por que os números opostos também são chamados de simétricos?
  • Quais características vocês consegue apontar entre um número e o seu oposto (ou simétrico)?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível, leia as informações presentes no mesmo.

Apresente a reta numerada aos alunos (slide 3), realizando uma reflexão para o conteúdo exposto nele.

Relembre com eles as características e a posição dos números inteiros na reta numerada.

Apresente a ideia de números opostos (ou simétricos) presentes no slide 4, realizando as perguntas: “Qual o número oposto ao número 0?” e “É possível um número inteiro possuir mais de um oposto (ou simétrico)?”

A ideia é que a partir dessas perguntas eles reflitam um pouco sobre a ideia dos números opostos para a realização do jogo.

“Qual o número oposto ao número 0?”

Possíveis respostas: O oposto ao 0 é o - 0; O próprio 0. Não é errado escrever -0 ou falar (menos zero). É importante observar que 0 e -0 correspondem ao mesmo número apenas.

“É possível um número inteiro possuir mais de um oposto (ou simétrico)?”

Possíveis respostas: Não, pois, cada número possui um único oposto, sendo ele o que está a mesma distância do 0, do lado oposto.

Propósito: Relembrar os elementos e a posição dos números inteiros na reta numerada, bem como o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Por que os números opostos também são chamados de simétricos?
  • Quais características vocês consegue apontar entre um número e o seu oposto (ou simétrico)?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Atividade principal - regras do jogo

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Acesse o documento para impressão, da atividade principal desta aula, aqui.

Acesse o arquivo do jogo “os opostos se atraem” aqui.

Utilize o guia de intervenções, disponível aqui, para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Acesse o documento para impressão, da atividade principal desta aula, aqui.

Acesse o arquivo do jogo “os opostos se atraem” aqui.

Utilize o guia de intervenções, disponível aqui, para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Acesse o documento para impressão, da atividade principal desta aula, aqui.

Acesse o arquivo do jogo “os opostos se atraem” aqui.

Utilize o guia de intervenções, disponível aqui, para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Acesse o documento para impressão, da atividade principal desta aula, aqui.

Acesse o arquivo do jogo “os opostos se atraem” aqui.

Utilize o guia de intervenções, disponível aqui, para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Acesse o documento para impressão, da atividade principal desta aula, aqui.

Acesse o arquivo do jogo “os opostos se atraem” aqui.

Utilize o guia de intervenções, disponível aqui, para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11 a 15)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos compartilhem e discutam suas soluções nos grupos formados para a realização do jogo. Após a discussão das soluções, peça para que alguns grupos exponham a resolução da atividade, no intuito de verificarem o maior número de respostas (combinações) possíveis.

Após a partilha das resoluções, passe para esta série de slides. Caso não seja possível a projeção, o professor deverá utilizar o quadro ou criar um cartaz. Não é necessário apontar todas as combinações no quadro, porém as mais vantajosas deverão ser apresentadas, pois elas serão necessárias para o item “b”.

Nesses slides, os alunos verão todas as combinações entre as cartas da mão do jogador e as cartas da mesa (item “a”), para que ao final verifiquem qual é a mais vantajosa, ou seja, a combinação que se utiliza do maior número de cartas (item “b”).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Além das soluções expostas, há mais alguma?
  • Posso utilizar alguma carta da mesa que seja negativa para combinar com a mão do jogador? Por quê?
  • Caso fosse possível utilizar qualquer carta da mesa, para realizar as combinações, teríamos mais possibilidades?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11 a 15)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos compartilhem e discutam suas soluções nos grupos formados para a realização do jogo. Após a discussão das soluções, peça para que alguns grupos exponham a resolução da atividade, no intuito de verificarem o maior número de respostas (combinações) possíveis.

Após a partilha das resoluções, passe para esta série de slides. Caso não seja possível a projeção, o professor deverá utilizar o quadro ou criar um cartaz. Não é necessário apontar todas as combinações no quadro, porém as mais vantajosas deverão ser apresentadas, pois elas serão necessárias para o item “b”.

Nesses slides, os alunos verão todas as combinações entre as cartas da mão do jogador e as cartas da mesa (item “a”), para que ao final verifiquem qual é a mais vantajosa, ou seja, a combinação que se utiliza do maior número de cartas (item “b”).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Além das soluções expostas, há mais alguma?
  • Posso utilizar alguma carta da mesa que seja negativa para combinar com a mão do jogador? Por quê?
  • Caso fosse possível utilizar qualquer carta da mesa, para realizar as combinações, teríamos mais possibilidades?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11 a 15)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos compartilhem e discutam suas soluções nos grupos formados para a realização do jogo. Após a discussão das soluções, peça para que alguns grupos exponham a resolução da atividade, no intuito de verificarem o maior número de respostas (combinações) possíveis.

Após a partilha das resoluções, passe para esta série de slides. Caso não seja possível a projeção, o professor deverá utilizar o quadro ou criar um cartaz. Não é necessário apontar todas as combinações no quadro, porém as mais vantajosas deverão ser apresentadas, pois elas serão necessárias para o item “b”.

Nesses slides, os alunos verão todas as combinações entre as cartas da mão do jogador e as cartas da mesa (item “a”), para que ao final verifiquem qual é a mais vantajosa, ou seja, a combinação que se utiliza do maior número de cartas (item “b”).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Além das soluções expostas, há mais alguma?
  • Posso utilizar alguma carta da mesa que seja negativa para combinar com a mão do jogador? Por quê?
  • Caso fosse possível utilizar qualquer carta da mesa, para realizar as combinações, teríamos mais possibilidades?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11 a 15)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos compartilhem e discutam suas soluções nos grupos formados para a realização do jogo. Após a discussão das soluções, peça para que alguns grupos exponham a resolução da atividade, no intuito de verificarem o maior número de respostas (combinações) possíveis.

Após a partilha das resoluções, passe para esta série de slides. Caso não seja possível a projeção, o professor deverá utilizar o quadro ou criar um cartaz. Não é necessário apontar todas as combinações no quadro, porém as mais vantajosas deverão ser apresentadas, pois elas serão necessárias para o item “b”.

Nesses slides, os alunos verão todas as combinações entre as cartas da mão do jogador e as cartas da mesa (item “a”), para que ao final verifiquem qual é a mais vantajosa, ou seja, a combinação que se utiliza do maior número de cartas (item “b”).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Além das soluções expostas, há mais alguma?
  • Posso utilizar alguma carta da mesa que seja negativa para combinar com a mão do jogador? Por quê?
  • Caso fosse possível utilizar qualquer carta da mesa, para realizar as combinações, teríamos mais possibilidades?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11 a 15)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos compartilhem e discutam suas soluções nos grupos formados para a realização do jogo. Após a discussão das soluções, peça para que alguns grupos exponham a resolução da atividade, no intuito de verificarem o maior número de respostas (combinações) possíveis.

Após a partilha das resoluções, passe para esta série de slides. Caso não seja possível a projeção, o professor deverá utilizar o quadro ou criar um cartaz. Não é necessário apontar todas as combinações no quadro, porém as mais vantajosas deverão ser apresentadas, pois elas serão necessárias para o item “b”.

Nesses slides, os alunos verão todas as combinações entre as cartas da mão do jogador e as cartas da mesa (item “a”), para que ao final verifiquem qual é a mais vantajosa, ou seja, a combinação que se utiliza do maior número de cartas (item “b”).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Além das soluções expostas, há mais alguma?
  • Posso utilizar alguma carta da mesa que seja negativa para combinar com a mão do jogador? Por quê?
  • Caso fosse possível utilizar qualquer carta da mesa, para realizar as combinações, teríamos mais possibilidades?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a aula retomando com os alunos a reflexão sobre a existência de um conjunto (Inteiros negativos) que possui todos os opostos do conjunto dos números Naturais (ou inteiros positivos), aponte para os alunos que há um erro em afirmar que o zero não possui oposto e conclua que o 0 é oposto a si mesmo.

Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente a nova situação e peça que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.

Discuta com a turma:

  • É possível realizar essa atividade sem dobrar o papel? Se sim, como?
  • Quem são os números que se encontram quando o papel é dobrado no 0?
  • Como podem ser chamados os números que se encontram quando o papel é dobrado em um ponto diferente do 0?

Materiais complementares:

Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numerada e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.

Objetivos específicos

Identificar o conjunto dos números inteiros negativos como conjunto dos opostos dos números naturais.

Conceito-chave

Números opostos (ou simétricos)



Recursos necessários

  • Instruções, regras e elementos do Jogo “Os opostos se atraem” (impressos);
  • Lápis, borracha e caderno.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível, leia as informações presentes no mesmo.

Apresente a reta numerada aos alunos (slide 3), realizando uma reflexão para o conteúdo exposto nele.

Relembre com eles as características e a posição dos números inteiros na reta numerada.

Apresente a ideia de números opostos (ou simétricos) presentes no slide 4, realizando as perguntas: “Qual o número oposto ao número 0?” e “É possível um número inteiro possuir mais de um oposto (ou simétrico)?”

A ideia é que a partir dessas perguntas eles reflitam um pouco sobre a ideia dos números opostos para a realização do jogo.

“Qual o número oposto ao número 0?”

Possíveis respostas: O oposto ao 0 é o - 0; O próprio 0. Não é errado escrever -0 ou falar (menos zero). É importante observar que 0 e -0 correspondem ao mesmo número apenas.

“É possível um número inteiro possuir mais de um oposto (ou simétrico)?”

Possíveis respostas: Não, pois, cada número possui um único oposto, sendo ele o que está a mesma distância do 0, do lado oposto.

Propósito: Relembrar os elementos e a posição dos números inteiros na reta numerada, bem como o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Por que os números opostos também são chamados de simétricos?
  • Quais características vocês consegue apontar entre um número e o seu oposto (ou simétrico)?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível, leia as informações presentes no mesmo.

Apresente a reta numerada aos alunos (slide 3), realizando uma reflexão para o conteúdo exposto nele.

Relembre com eles as características e a posição dos números inteiros na reta numerada.

Apresente a ideia de números opostos (ou simétricos) presentes no slide 4, realizando as perguntas: “Qual o número oposto ao número 0?” e “É possível um número inteiro possuir mais de um oposto (ou simétrico)?”

A ideia é que a partir dessas perguntas eles reflitam um pouco sobre a ideia dos números opostos para a realização do jogo.

“Qual o número oposto ao número 0?”

Possíveis respostas: O oposto ao 0 é o - 0; O próprio 0. Não é errado escrever -0 ou falar (menos zero). É importante observar que 0 e -0 correspondem ao mesmo número apenas.

“É possível um número inteiro possuir mais de um oposto (ou simétrico)?”

Possíveis respostas: Não, pois, cada número possui um único oposto, sendo ele o que está a mesma distância do 0, do lado oposto.

Propósito: Relembrar os elementos e a posição dos números inteiros na reta numerada, bem como o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Por que os números opostos também são chamados de simétricos?
  • Quais características vocês consegue apontar entre um número e o seu oposto (ou simétrico)?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Atividade principal - regras do jogo

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Acesse o documento para impressão, da atividade principal desta aula, aqui.

Acesse o arquivo do jogo “os opostos se atraem” aqui.

Utilize o guia de intervenções, disponível aqui, para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Acesse o documento para impressão, da atividade principal desta aula, aqui.

Acesse o arquivo do jogo “os opostos se atraem” aqui.

Utilize o guia de intervenções, disponível aqui, para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Acesse o documento para impressão, da atividade principal desta aula, aqui.

Acesse o arquivo do jogo “os opostos se atraem” aqui.

Utilize o guia de intervenções, disponível aqui, para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Acesse o documento para impressão, da atividade principal desta aula, aqui.

Acesse o arquivo do jogo “os opostos se atraem” aqui.

Utilize o guia de intervenções, disponível aqui, para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 a 10).

Orientação: Professor, fale para os alunos que a atividade da aula será realizada a partir de um jogo chamado “Os opostos se atraem”.

Projete os slides contendo as informações do jogo. Caso não seja possível, escreva no quadro ou crie um cartaz, contendo pelo menos as instruções (slide 5) e as regras do jogo (slides 7 e 8).

Entregue a impressão do arquivo do jogo para os alunos, leia o objetivo e as instruções do jogo juntamente com eles, de modo a diminuir as dúvidas no momento da execução.

Apresente os elementos do jogo, analise todas as cartas com os alunos e explique detalhadamente para eles as regras do jogo.

Após a explanação do jogo, disponibilize tempo para que os alunos formem grupos com até 4 integrantes. Leve as peças do jogo recortadas, ou disponibilize a impressão para os alunos uma aula antes, para que levem para casa e tragam as peças prontas para a realização do jogo. A ideia é que não seja utilizado tempo da aula para a preparação do jogo.

Explique para os alunos que o intuito principal do jogo é realizar uma atividade prática e lúdica com a utilização do conceito de números opostos, considerando os números inteiros negativos como o conjunto que possui os números opostos ao conjunto dos números naturais.

A fim de que não haja dúvidas em relação à regra “Um jogador por vez retira da mesa quantas cartas quiser e todas devem possuir o mesmo sinal”, apresente o slide 9. Ele contém um exemplo de uma jogada permitida e um exemplo de jogada não permitida no jogo. Caso não seja possível a projeção do slide, explique utilizando as próprias peças do jogo.

Após os alunos jogarem o suficiente para se apropriarem do jogo e das jogadas, entregue a impressão do arquivo da atividade principal, pedindo para que eles resolvam. A atividade também se encontra no slide 10. Caso não seja possível a projeção do slide, copie a situação no quadro ou crie um cartaz.

Peça para que os alunos resolvam individualmente a situação proposta.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Propósito: Compreender por meio de uma atividade lúdica (jogo), o conceito de números opostos (ou simétricos).

Discuta com a turma:

  • Sabemos que o oposto do número 8 é o número - 8, de acordo com as regras do jogo, de quantas formas conseguimos formar esse número?
  • De quantas formas podemos formar o número -10 combinando as cartas do jogo?

Materiais complementares:

Acesse o documento para impressão, da atividade principal desta aula, aqui.

Acesse o arquivo do jogo “os opostos se atraem” aqui.

Utilize o guia de intervenções, disponível aqui, para discutir com os alunos as possibilidades existentes na organização desse problema.

Leituras:

O aprendizado do trabalho em grupos: https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Como agrupo meus alunos: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

O jogo presente nessa atividade é uma adaptação do jogo ”Soma Zero” desenvolvido pela equipe do Mathema e disponível em: http://mathema.com.br/jogos-fundamental2/soma-zero-2/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11 a 15)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos compartilhem e discutam suas soluções nos grupos formados para a realização do jogo. Após a discussão das soluções, peça para que alguns grupos exponham a resolução da atividade, no intuito de verificarem o maior número de respostas (combinações) possíveis.

Após a partilha das resoluções, passe para esta série de slides. Caso não seja possível a projeção, o professor deverá utilizar o quadro ou criar um cartaz. Não é necessário apontar todas as combinações no quadro, porém as mais vantajosas deverão ser apresentadas, pois elas serão necessárias para o item “b”.

Nesses slides, os alunos verão todas as combinações entre as cartas da mão do jogador e as cartas da mesa (item “a”), para que ao final verifiquem qual é a mais vantajosa, ou seja, a combinação que se utiliza do maior número de cartas (item “b”).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Além das soluções expostas, há mais alguma?
  • Posso utilizar alguma carta da mesa que seja negativa para combinar com a mão do jogador? Por quê?
  • Caso fosse possível utilizar qualquer carta da mesa, para realizar as combinações, teríamos mais possibilidades?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11 a 15)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos compartilhem e discutam suas soluções nos grupos formados para a realização do jogo. Após a discussão das soluções, peça para que alguns grupos exponham a resolução da atividade, no intuito de verificarem o maior número de respostas (combinações) possíveis.

Após a partilha das resoluções, passe para esta série de slides. Caso não seja possível a projeção, o professor deverá utilizar o quadro ou criar um cartaz. Não é necessário apontar todas as combinações no quadro, porém as mais vantajosas deverão ser apresentadas, pois elas serão necessárias para o item “b”.

Nesses slides, os alunos verão todas as combinações entre as cartas da mão do jogador e as cartas da mesa (item “a”), para que ao final verifiquem qual é a mais vantajosa, ou seja, a combinação que se utiliza do maior número de cartas (item “b”).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Além das soluções expostas, há mais alguma?
  • Posso utilizar alguma carta da mesa que seja negativa para combinar com a mão do jogador? Por quê?
  • Caso fosse possível utilizar qualquer carta da mesa, para realizar as combinações, teríamos mais possibilidades?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

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Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11 a 15)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos compartilhem e discutam suas soluções nos grupos formados para a realização do jogo. Após a discussão das soluções, peça para que alguns grupos exponham a resolução da atividade, no intuito de verificarem o maior número de respostas (combinações) possíveis.

Após a partilha das resoluções, passe para esta série de slides. Caso não seja possível a projeção, o professor deverá utilizar o quadro ou criar um cartaz. Não é necessário apontar todas as combinações no quadro, porém as mais vantajosas deverão ser apresentadas, pois elas serão necessárias para o item “b”.

Nesses slides, os alunos verão todas as combinações entre as cartas da mão do jogador e as cartas da mesa (item “a”), para que ao final verifiquem qual é a mais vantajosa, ou seja, a combinação que se utiliza do maior número de cartas (item “b”).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Além das soluções expostas, há mais alguma?
  • Posso utilizar alguma carta da mesa que seja negativa para combinar com a mão do jogador? Por quê?
  • Caso fosse possível utilizar qualquer carta da mesa, para realizar as combinações, teríamos mais possibilidades?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11 a 15)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos compartilhem e discutam suas soluções nos grupos formados para a realização do jogo. Após a discussão das soluções, peça para que alguns grupos exponham a resolução da atividade, no intuito de verificarem o maior número de respostas (combinações) possíveis.

Após a partilha das resoluções, passe para esta série de slides. Caso não seja possível a projeção, o professor deverá utilizar o quadro ou criar um cartaz. Não é necessário apontar todas as combinações no quadro, porém as mais vantajosas deverão ser apresentadas, pois elas serão necessárias para o item “b”.

Nesses slides, os alunos verão todas as combinações entre as cartas da mão do jogador e as cartas da mesa (item “a”), para que ao final verifiquem qual é a mais vantajosa, ou seja, a combinação que se utiliza do maior número de cartas (item “b”).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Além das soluções expostas, há mais alguma?
  • Posso utilizar alguma carta da mesa que seja negativa para combinar com a mão do jogador? Por quê?
  • Caso fosse possível utilizar qualquer carta da mesa, para realizar as combinações, teríamos mais possibilidades?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 11 a 15)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos compartilhem e discutam suas soluções nos grupos formados para a realização do jogo. Após a discussão das soluções, peça para que alguns grupos exponham a resolução da atividade, no intuito de verificarem o maior número de respostas (combinações) possíveis.

Após a partilha das resoluções, passe para esta série de slides. Caso não seja possível a projeção, o professor deverá utilizar o quadro ou criar um cartaz. Não é necessário apontar todas as combinações no quadro, porém as mais vantajosas deverão ser apresentadas, pois elas serão necessárias para o item “b”.

Nesses slides, os alunos verão todas as combinações entre as cartas da mão do jogador e as cartas da mesa (item “a”), para que ao final verifiquem qual é a mais vantajosa, ou seja, a combinação que se utiliza do maior número de cartas (item “b”).

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Além das soluções expostas, há mais alguma?
  • Posso utilizar alguma carta da mesa que seja negativa para combinar com a mão do jogador? Por quê?
  • Caso fosse possível utilizar qualquer carta da mesa, para realizar as combinações, teríamos mais possibilidades?

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a aula retomando com os alunos a reflexão sobre a existência de um conjunto (Inteiros negativos) que possui todos os opostos do conjunto dos números Naturais (ou inteiros positivos), aponte para os alunos que há um erro em afirmar que o zero não possui oposto e conclua que o 0 é oposto a si mesmo.

Propósito: Realizar uma reflexão sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente a nova situação e peça que os alunos analisem, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.

Discuta com a turma:

  • É possível realizar essa atividade sem dobrar o papel? Se sim, como?
  • Quem são os números que se encontram quando o papel é dobrado no 0?
  • Como podem ser chamados os números que se encontram quando o papel é dobrado em um ponto diferente do 0?

Materiais complementares:

Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Slide Plano Aula

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