11456
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Características dos Múltiplos de 9

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre resolução de problemas, números primos e números compostos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

Código do plano: MAT6_03NUM06

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp

- Opcionais:

Para este plano, foque na etapa: Raio X

Raio X

Professor, inicie essa aula organizando os alunos em quartetos. Explique a eles que deverão fazer uma videochamada de grupo pelo whatsapp e que eles terão cerca de 10 minutos para resolver o problema proposto. Oriente-os a registrar suas estratégias no caderno para consultarem durante a aula. Combine com eles o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões. Compartilhe com eles o texto do slide do Raio X, excluindo a informação de que o número 79 é primo. Deixe essa conclusão a cargo deles. Ao retornarem para o grande grupo, explore bem esse momento. Garanta que cada grupo consiga compartilhar suas conclusões. Se sua aula for síncrona, peça aos alunos de cada grupo que acionem seus microfones para explicar suas estratégias. Caso contrário, solicite que enviem um áudio para o grande grupo explicando suas conclusões. Posteriormente, envie um áudio com a devolutiva dessa atividade.

Discussão das soluções

A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar a foto das suas conclusões para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como whatsapp ou Google Sala de Aula por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Estimule os alunos a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensaram para resolver o problema. Você pode convidar um aluno de cada grupo para comentar sua resolução. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Professor, essa aula tem como objetivo que os alunos resolvam problemas envolvendo conceitos de múltiplos e divisores em números primos e compostos. Pergunte quantos quartos seriam necessários caso tivessem 10 pessoas em cada quarto. Explore essa atividade com boas perguntas para que eles possam perceber que o número 80 possui vários divisores, mas que pela condição do problema, só pode haver quartos com 2, 4 ou 5 pessoas. Além disso, instigue-os a refletir sobre a quantidade 79. Deixe que eles concluam que trata-se de um número primo e que, portanto, de acordo com a condição de que os quartos devem ter a mesma quantidade de pessoas, seriam necessários 79 quartos. Garanta que o encerramento seja feito nessa etapa. Caso sua aula não seja síncrona, organize essa proposta pelo whatsapp, enviando o problema e fazendo a discussão por áudios ou mensagens de texto. Para a devolutiva você pode gravar um áudio ou um podcast e enviar para os alunos.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_03NUM06

(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas