11450
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - O conceito de equivalência de expressões algébricas associado aos produtos notáveis

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre identificar e explorar formas de expressar regularidades algebricamente

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

EF07MA12 – Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.



Objetivos específicos

Identificar e explorar formas de expressar regularidades algebricamente



Conceito-chave

Equivalência de expressões algébricas.



Recursos necessários

Lápis, papel, borracha, fichas impressas e tesoura.




Tempo sugerido: 2 Minutos.

Orientação: Projete (ou leia) o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 Minutos

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que identifiquem quais das expressões exibidas são equivalentes. Em seguida, peça para que compartilhem suas respostas.

Propósito: Situar os alunos sobre o conteúdo a ser estudado, através de interações e realização de pequenas atividades.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução do retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 Minutos

Orientação: Solicite que os alunos, de maneira individual, leiam a atividade e tentem realizá-la, utilizando lápis, folha de papel (ou do caderno). Logo depois, deixe que cada aluno discuta com o colega do lado as suas soluções e, principalmente, os caminhos percorridos até encontrarem as respostas. Fique atento (a) para fazer suas intervenções, através da mediação, com perguntas que tenham como objetivo, principalmente, explorar o raciocínio dos alunos na busca pela resolução. Não deixe de anotar tudo aquilo que você considerar relevante para futuras observações.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem o conceito de equivalência de expressões algébricas a partir de alguns produtos notáveis.

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 Minutos (slides de 5 e 6).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada expressão equivalente indicada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Ao final, pergunte aos alunos se as expressões que restaram podem ser associadas com outras da atividade.

Você pode também sugerir que eles criem expressões equivalentes para cada uma das que restaram.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 Minutos (slides de 5 e 6).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada expressão equivalente indicada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Ao final, pergunte aos alunos se as expressões que restaram podem ser associadas com outras da atividade.

Você pode também sugerir que eles criem expressões equivalentes para cada uma das que restaram.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes sobre a equivalência (ou não) de expressões algébricas.

Propósito: fazer com que os alunos retomem as principais aprendizagens da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 Minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da equivalência de duas (ou mais) expressões algébricas.

Materiais complementares:

Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 Minutos.

Orientação: Projete (ou leia) o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

EF07MA12 – Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.



Objetivos específicos

Identificar e explorar formas de expressar regularidades algebricamente



Conceito-chave

Equivalência de expressões algébricas.



Recursos necessários

Lápis, papel, borracha, fichas impressas e tesoura.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 Minutos

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que identifiquem quais das expressões exibidas são equivalentes. Em seguida, peça para que compartilhem suas respostas.

Propósito: Situar os alunos sobre o conteúdo a ser estudado, através de interações e realização de pequenas atividades.

Materiais complementares:

Retomada

Resolução do retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 Minutos

Orientação: Solicite que os alunos, de maneira individual, leiam a atividade e tentem realizá-la, utilizando lápis, folha de papel (ou do caderno). Logo depois, deixe que cada aluno discuta com o colega do lado as suas soluções e, principalmente, os caminhos percorridos até encontrarem as respostas. Fique atento (a) para fazer suas intervenções, através da mediação, com perguntas que tenham como objetivo, principalmente, explorar o raciocínio dos alunos na busca pela resolução. Não deixe de anotar tudo aquilo que você considerar relevante para futuras observações.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem o conceito de equivalência de expressões algébricas a partir de alguns produtos notáveis.

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 Minutos (slides de 5 e 6).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada expressão equivalente indicada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Ao final, pergunte aos alunos se as expressões que restaram podem ser associadas com outras da atividade.

Você pode também sugerir que eles criem expressões equivalentes para cada uma das que restaram.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 Minutos (slides de 5 e 6).

Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada expressão equivalente indicada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Ao final, pergunte aos alunos se as expressões que restaram podem ser associadas com outras da atividade.

Você pode também sugerir que eles criem expressões equivalentes para cada uma das que restaram.

Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes sobre a equivalência (ou não) de expressões algébricas.

Propósito: fazer com que os alunos retomem as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 Minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da equivalência de duas (ou mais) expressões algébricas.

Materiais complementares:

Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano