11442
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Resolver operações com potências de expoente fracionário.

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Resolver operações com potências de expoente fracionário.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

Objetivos específicos

Resolver operações com potências de expoente fracionário.

Conceito-chave

Realizar operações de soma, subtração, multiplicação, divisão e potênciação com potências de expoente fracionário.

Recursos necessários

Lousa

Impressão das atividades

Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente os casos aos estudantes. Ressalte que o foco da aula é o trabalho com potência e com isso perceber o padrão presente nos casos.

Propósito: Rever propriedades de potência com expoente fracionário.

Discuta com a turma:

  • A base na potência é importante para aplicar as propriedades?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Divida a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Discuta com os estudantes as regras e forma de pontuação.

Propósito: Apresentar as regras e pontuação do jogo.

Discuta com a turma:

  • Quem pontua mais, o que termina em menos ou mais tempo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.

Propósito: Resolver os casos 1 e 2.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.

Propósito: Resolver os casos 3 e 4.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.

Propósito: Resolver os casos 5 e 6.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.

Propósito: Resolver os casos 7 e 8.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.

Propósito: Resolver os casos 9 e 10.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupo se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide. Para acessar o arquivo de resolução Clique Aqui.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos uma forma de generalizar as propriedades vistas em sala.

Propósito: Sintetizar os conceitos da aula através de um quadro-resumo.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os padrões vistos em aula?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia com os estudantes o objetivo da aula. Questione quais foram as formas utilizadas em aula para alcançar o objetivo.

Propósito: Retomar o objetivo da aula no intuito de verificar se este foi atingido.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais assuntos tratados em sala?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente os casos aos estudantes. Questione sobre quais propriedades devem utilizar para resolver os exercícios propostos.

Propósito:

Discuta com a turma:

  • É possível resolver utilizando a representação em forma de potência?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo aos alunos.

Propósito: Esclarecer o objetivo aos estudantes.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

    Mentor: Fernando de Mello Trevisani

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    EF09MA03 -  Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes negativos e fracionários.

    Objetivos específicos

    Resolver operações com potências de expoente fracionário.

    Conceito-chave

    Realizar operações de soma, subtração, multiplicação, divisão e potênciação com potências de expoente fracionário.

    Recursos necessários

    Lousa

    Impressão das atividades

    Materiais básicos (Lápis, caneta, borracha)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente os casos aos estudantes. Ressalte que o foco da aula é o trabalho com potência e com isso perceber o padrão presente nos casos.

Propósito: Rever propriedades de potência com expoente fracionário.

Discuta com a turma:

  • A base na potência é importante para aplicar as propriedades?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Divida a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Discuta com os estudantes as regras e forma de pontuação.

Propósito: Apresentar as regras e pontuação do jogo.

Discuta com a turma:

  • Quem pontua mais, o que termina em menos ou mais tempo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.

Propósito: Resolver os casos 1 e 2.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.

Propósito: Resolver os casos 3 e 4.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.

Propósito: Resolver os casos 5 e 6.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.

Propósito: Resolver os casos 7 e 8.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos (Slides 4 a 9).

Orientação: Lembre aos estudantes que o tempo é importante na pontuação. Peça aos estudantes que lembre propriedades de potência. Ande pela sala verificando se estão aplicando corretamente as propriedades.

Propósito: Resolver os casos 9 e 10.

Discuta com a turma:

  • Quais as propriedades de radiciação e potenciação podem ser utilizadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupo se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 10 a 14).

Orientação: Pergunte aos grupos se eles tiveram alguma ideia para resolução. Peça para que os outros grupos complementem com ideias. Mostre as ideias do slide. Para acessar o arquivo de resolução Clique Aqui.

Propósito: Discutir a ideia de fator 1 no expoente, como base para representação das raízes.

Discuta com a turma:

  • Essa ideia poderia valer para outros índices?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos uma forma de generalizar as propriedades vistas em sala.

Propósito: Sintetizar os conceitos da aula através de um quadro-resumo.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os padrões vistos em aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia com os estudantes o objetivo da aula. Questione quais foram as formas utilizadas em aula para alcançar o objetivo.

Propósito: Retomar o objetivo da aula no intuito de verificar se este foi atingido.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais assuntos tratados em sala?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente os casos aos estudantes. Questione sobre quais propriedades devem utilizar para resolver os exercícios propostos.

Propósito:

Discuta com a turma:

  • É possível resolver utilizando a representação em forma de potência?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano