9601
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reconhecendo as características de triângulos, quadrados e retângulos.

POR: Artur Ribeiro Santos, 16/07/2018
Código: MAT1_09GEO04

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Plano de aula de matemática com atividades para 1 do Fundamental sobre Reconhecer características do quadrado, retângulo e triângulo.

 

Objetivo. select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Priscila Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas - círculo, quadrado, retângulo e triângulo - em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Reconhecer características do quadrado, retângulo e triângulo.

Conceito-chave

Características do quadrado, retângulo e triângulo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Tinta guache / giz de cera / lápis de cor;
  • Pincel, lápis de escrever e borracha;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objeto para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projetar ou apresentar o slide impresso para as crianças. Propor uma roda de conversa sobre formas geométricas planas.

Discutir com as crianças as características de cada imagem e as diferenças entre elas. Nomear a figura geométrica plana que mais se parece com as imagens propostas.

Propósito: Retomar conhecimentos já aprendidos sobre o tema.

Discuta com a turma:

  • O que reconhecemos nessas imagens?
  • O que podemos dizer sobre o formato do campo de futebol?
  • E sobre a forma desta piramide?
  • Qual nome damos para a figura geométrica plana representada no caderno azul?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientação: Propor uma roda de conversa para apreciar obra “soft hard” de Kandinsky. Discutir com as crianças sobre os elementos gráficos utilizados pelo artista nesta obra. Levantar hipóteses das crianças sobre quais formas geométricas planas aparecem nesta obra. Propor que as crianças façam, individualmente, uma releitura dessa obra destacando as figuras geométricas planas que reconheceram. Distribuir os materiais necessários para a confecção da releitura: folha de papel, tinta guache, giz de cera, lápis de cor.

Propósito: Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos e suas características.

Discuta com a turma:

  • O que vocês enxergam nessa obra de arte?
  • Alguém reconhece alguma forma geométrica plana?
  • Como você sabe que esse elemento gráfico é um círculo?
  • Como vocês descreveriam um triângulo para alguém que nunca viu um triângulo?
  • Se eu quisesse desenhar um quadrado, eu poderia desenhá-lo com cada lado de um tamanho?

Materiais Complementares:

Guia de intervenção

Resolução do Aquecimento

Discussão das soluções. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Proponha que as crianças apresentem seus trabalhos de releitura. As crianças devem apresentar seus trabalhos ressaltando as características das figuras geométricas planas feitas (quadrado, retângulo e triângulo). Garanta que, após a discussão, os trabalhos sejam expostos em espaço de destaque.

Propósito: Valorizar as produções das crianças e compartilhar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Quem pode nos dizer como se sentiu realizando essa atividade?
  • Como foi produzir essas figuras geométricas planas com esse material, nessa disposição?
  • Que cuidados vocês tiveram para produzir cada uma das figuras geométricas planas?
  • Houve alguma figura geométrica plana muito difícil de se produzir? Porquê?

Encerramento. select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projetar ou apresentar o slide impresso para as crianças. Levantar junto com as crianças alguns pontos aprendidos com essa atividade. Listar as aprendizagens no quadro. Registrar os apontamentos feitos pelas crianças no quadro.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • Pensar nas características de cada figura geométrica ajuda a reconhecê-las e nomeá-las?
  • Podemos dizer, então, que cada figura geométrica plana tem suas próprias características?
  • Vamos registrar no quadro essa discussão?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Distribua e apresente as folhas de recorte e de colagem para as crianças. Entregue os materiais necessários para a realização da atividade: tesoura e cola. Leia o enunciado para as crianças. Explique que elas deverão recortar tanto os quadros com os nomes das formas geométricas planas, quanto o quadro com suas características e colar nos respectivos espaços na folha de colagem.

Propósito: Verificar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Quantos lados tem um quadrado?
  • Eles podem ser todos diferentes?
  • E o triângulo, quantos lados tem?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objeto para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Priscila Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas - círculo, quadrado, retângulo e triângulo - em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Reconhecer características do quadrado, retângulo e triângulo.

Conceito-chave

Características do quadrado, retângulo e triângulo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Tinta guache / giz de cera / lápis de cor;
  • Pincel, lápis de escrever e borracha;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projetar ou apresentar o slide impresso para as crianças. Propor uma roda de conversa sobre formas geométricas planas.

Discutir com as crianças as características de cada imagem e as diferenças entre elas. Nomear a figura geométrica plana que mais se parece com as imagens propostas.

Propósito: Retomar conhecimentos já aprendidos sobre o tema.

Discuta com a turma:

  • O que reconhecemos nessas imagens?
  • O que podemos dizer sobre o formato do campo de futebol?
  • E sobre a forma desta piramide?
  • Qual nome damos para a figura geométrica plana representada no caderno azul?

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientação: Propor uma roda de conversa para apreciar obra “soft hard” de Kandinsky. Discutir com as crianças sobre os elementos gráficos utilizados pelo artista nesta obra. Levantar hipóteses das crianças sobre quais formas geométricas planas aparecem nesta obra. Propor que as crianças façam, individualmente, uma releitura dessa obra destacando as figuras geométricas planas que reconheceram. Distribuir os materiais necessários para a confecção da releitura: folha de papel, tinta guache, giz de cera, lápis de cor.

Propósito: Reconhecer quadrados, retângulos e triângulos e suas características.

Discuta com a turma:

  • O que vocês enxergam nessa obra de arte?
  • Alguém reconhece alguma forma geométrica plana?
  • Como você sabe que esse elemento gráfico é um círculo?
  • Como vocês descreveriam um triângulo para alguém que nunca viu um triângulo?
  • Se eu quisesse desenhar um quadrado, eu poderia desenhá-lo com cada lado de um tamanho?

Materiais Complementares:

Guia de intervenção

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Proponha que as crianças apresentem seus trabalhos de releitura. As crianças devem apresentar seus trabalhos ressaltando as características das figuras geométricas planas feitas (quadrado, retângulo e triângulo). Garanta que, após a discussão, os trabalhos sejam expostos em espaço de destaque.

Propósito: Valorizar as produções das crianças e compartilhar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Quem pode nos dizer como se sentiu realizando essa atividade?
  • Como foi produzir essas figuras geométricas planas com esse material, nessa disposição?
  • Que cuidados vocês tiveram para produzir cada uma das figuras geométricas planas?
  • Houve alguma figura geométrica plana muito difícil de se produzir? Porquê?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projetar ou apresentar o slide impresso para as crianças. Levantar junto com as crianças alguns pontos aprendidos com essa atividade. Listar as aprendizagens no quadro. Registrar os apontamentos feitos pelas crianças no quadro.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • Pensar nas características de cada figura geométrica ajuda a reconhecê-las e nomeá-las?
  • Podemos dizer, então, que cada figura geométrica plana tem suas próprias características?
  • Vamos registrar no quadro essa discussão?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Distribua e apresente as folhas de recorte e de colagem para as crianças. Entregue os materiais necessários para a realização da atividade: tesoura e cola. Leia o enunciado para as crianças. Explique que elas deverão recortar tanto os quadros com os nomes das formas geométricas planas, quanto o quadro com suas características e colar nos respectivos espaços na folha de colagem.

Propósito: Verificar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Quantos lados tem um quadrado?
  • Eles podem ser todos diferentes?
  • E o triângulo, quantos lados tem?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Priscila Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas - círculo, quadrado, retângulo e triângulo - em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Reconhecer características do quadrado, retângulo e triângulo.

Conceito-chave

Características do quadrado, retângulo e triângulo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Tinta guache / giz de cera / lápis de cor;
  • Pincel, lápis de escrever e borracha;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes