11334
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Reconhecendo Números Quadrados Perfeitos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Múltiplos, divisibilidade, decomposição em fatores primos, números quadrados perfeitos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Allan Costa Jardim

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
Atividade select-down
Materiais Complementares select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Allan Costa Jardim

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000;

(EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor;

Objetivos específicos

Utilizar a decomposição em fatores primos para avaliar características de números inteiros;

Identificar números que representem áreas de quadrados como números quadrados perfeitos.

Propor estratégias para se avaliar se um número é quadrado perfeito ou não.

Conceito-chave

Múltiplos, divisibilidade, decomposição em fatores primos, números quadrados perfeitos.

Recursos necessários

  • Lápis de cor ou giz de cera,
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Código: MAT6_03NUM08

(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.


Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Identificar e caracterizar primos e compostos

AULA 02

Identificando Primos

AULA 03

Identificando Divisores Compostos

AULA 04

Estudando os Múltiplos de 100 e 1000

AULA 05

Resolução de problemas com primos e compostos

AULA 06

Características dos Múltiplos de 9

AULA 07

Identificando decomposições em fatores primos

AULA 09

Resolvendo problemas com múltiplos comuns

AULA 10

Resolvendo problemas com divisores comuns.

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

6º ano / Matemática / Números

Multiplicação e Divisão de Frações

6º ano / Matemática / Números

A importância do zero no sistema posicional

6º ano / Matemática / Números

Revisitando as operações de adição e subtração

6º ano / Matemática / Números

Identificar e caracterizar primos e compostos

6º ano / Matemática / Números

Fração de um Número Natural

6º ano / Matemática / Números

Revisitando a Multiplicação

6º ano / Matemática / Números

Composição de Números Decimais por Agrupamento até a Ordem dos Centésimos.

6º ano / Matemática / Números

Frações equivalentes

6º ano / Matemática / Números

Identificando Primos

6º ano / Matemática / Números

Identificando Divisores Compostos

6º ano / Matemática / Números

Estudando os Múltiplos de 100 e 1000

6º ano / Matemática / Números

Ordenação e comparação de números racionais positivos escritos na forma decimal

6º ano / Matemática / Números

Descobrindo múltiplos

6º ano / Matemática / Números

Relação entre números fracionários e decimais

6º ano / Matemática / Números

Aprendendo com a calculadora

6º ano / Matemática / Números

Estudando os Divisores

6º ano / Matemática / Números

Comparando Frações

6º ano / Matemática / Números

Comparando números e múltiplos da potência de base 10

6º ano / Matemática / Números

Calculando acréscimo e desconto

6º ano / Matemática / Números

Estimando a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão

6º ano / Matemática / Números

Fração como razão

6º ano / Matemática / Números

Multiplicando e Dividindo Mentalmente

6º ano / Matemática / Números

Adição e subtração de frações

6º ano / Matemática / Números

Múltiplos e divisores no cotidiano

6º ano / Matemática / Números

Escrever um número na potência de base 10

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

6º ano / Matemática / Álgebra

Reconhecendo igualdades para adição e subtração

6º ano / Matemática / Geometria

Investigando prismas e pirâmides

6º ano / Matemática / Geometria

A descoberta na torre de cubos

6º ano / Matemática / Números

Multiplicação e Divisão de Frações

6º ano / Matemática / Números

A importância do zero no sistema posicional

6º ano / Matemática / Números

Revisitando as operações de adição e subtração

6º ano / Matemática / Números

Identificar e caracterizar primos e compostos

6º ano / Matemática / Álgebra

Padrões e sequências

6º ano / Matemática / Álgebra

Vamos construir sequências com palitos?

6º ano / Matemática / Álgebra

Sequência em torre de copos

6º ano / Matemática / Álgebra

Investigar padrões para descobrir números de uma sequência

6º ano / Matemática / Álgebra

Determinando valores desconhecidos em situações de adição e subtração

6º ano / Matemática / Álgebra

Reconhecendo igualdades para multiplicação e divisão

6º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Onde posso aplicar a probabilidade?

6º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Encontrando números

6º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Uma investigação numérica

6º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Como se mede um ângulo?

6º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Classificando ângulos

6º ano / Matemática / Números

Fração de um Número Natural

6º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Construindo Plantas Baixas

6º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Decompondo Áreas de Plantas Baixas

6º ano / Matemática / Geometria

Combinando polígonos para formar novos polígonos

6º ano / Matemática / Geometria

Nomeando os polígonos

6º ano / Matemática / Geometria

Reconhecendo os polígonos regulares

6º ano / Matemática / Álgebra

Determinando valores desconhecidos em situações de multiplicação e divisão

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann