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Plano de aula - Quais as medidas?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Medidas de comprimento, massa e capacidade

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando Barnabé,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando Barnabé

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Aplicar as unidades de medidas corretas para expressar grandezas de comprimento, massa e capacidade.

Conceito-chave

Medidas de comprimento, massa e capacidade.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

# *Tempo sugerido:* 2 minutos

# *Orientação:* O objetivo dessa aula é discutir com os alunos qual a melhor escolha para unidade de medida.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 6 minutos

# *Orientação:* Com as imagens apresentadas no slide o professor deve questionar os alunos sobre como cada um dos alimentos é vendido, se pela massa ou pela capacidade. Vale destacar com as crianças como eles se lembram dos rótulos desses alimentos e o que chama a atenção quando eles pensam nas medidas indicadas.

Caso o professor queira trazer algum outro exemplo que não consta no slide isso também é válido. Quanto mais opções de discussão para a turma, mais rico o repertório deles.

# *Discuta com a turma:*

& - Quando um alimento é comercializado em gramas, o que é que está representando essa medida? E quando é comercializado em mililitros?

& - Existe alguma outra unidade de medida utilizada no comércio para indicar uma medida de massa? E para uma medida de capacidade?

& - Tem alguma coisa no comércio que você conheça que é vendido em metros? Essa medida representa o que? Qual grandeza?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 18 minutos (SLIDES 4 E 5)

# *Orientação:*

# *Discuta com a turma:*

& TÓPICO DA LISTA

& TÓPICO DA LISTA

& TÓPICO DA LISTA

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 18 minutos (SLIDES 4 E 5)

# *Orientação:* Organizados em duplas os alunos irão discutir quais as unidades de medida estariam escondidas pela mancha na lista de compras. Cada dupla anotará em sua folha de registro quais são suas percepções sobre a situação para que sejam socializadas para toda a sala. Enquanto os alunos fazem seus registros, o professor pode circular para verificar quais opções de preenchimento ele pode levar para a discussão com toda a turma.

Caso o professor não encontre opções divergentes de preenchimento das informações, ele deve instigar a turma para saber o que eles pensam sobre alguns preenchimentos previamente pensados quando preparou/estudou para aplicar o plano de aula.

# *Discuta com a turma:*

& - Todos os itens da lista estão com as unidades de medida cobertas pela mancha? Quais delas nós podemos enxergar?

& - Carolina poderia ter entendido que sua mãe havia pedido duas garrafas de água? Ela saberia exatamente qual a capacidade que deveria comprar? Existem garrafas com capacidades diferentes no mercado? Quais você conhece? Em uma lista de compras você acha que alguém pediria 2 ml de água? É possível comprar essa quantidade exata no mercado?

& - A lista de compras de Carolina poderia estar indicando 800 unidades de cenoura na parte manchada? E 800 kg? Será que Carolina conseguiria carregar 800 kg de cenoura sozinha além do restante da compra? Qual seria o motivo da mãe de Carolina pedir tanta cenoura assim?

& - A indicação do leite na lista de compras deixa clara a quantidade que a mãe de Carolina queria? Como sua dupla indicou isso? É uma medida de capacidade ou de massa?

& - 400 kg de queijo seria uma boa indicação? E 400 peças de queijo? É uma quantidade aceitável? Você pode ter “400 mililitros” de queijo? Por que não?

& - A indi

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 8 minutos

# *Orientação:* O professor pode (e deve) discutir com a turma sobre as hipóteses levantadas por eles, principalmente aquelas que serão pertinentes com o debate proposto (diferenciar as grandezas e as unidades).

Feita a pergunta proposta no slide, o professor pode extrair dos alunos o que eles sabem sobre os pacotes de papel higiênico e como poderiam ser indicadas essas medidas. Além disso, vale discutir todas as unidades que apareceram na resolução dos alunos.

# *Discuta com a turma:*

& - Vocês já viram uma embalagem de papel higiênico? Como vem as informações? Qual o comprimento de cada rolo? É muito grande esse comprimento?

& - Poderíamos usar alguma das unidades que já foram utilizadas na lista de compras? Por que?

& - Quais unidades de medida que você conhece que podem ser usadas para indicar um comprimento?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 5 minutos

# *Orientação:* Leia o slide com os alunos e recorde alguns dos exemplos vistos na aula que confirmam a afirmação da necessidade de escolha da unidade de medida em uma grandeza e que esteja na grandeza certa.

Uma ideia possível é trazer exemplos impossíveis como pensar em “ 2 L de cenoura” ou “40 g de água”, mostrando que é preciso trabalhar com as unidades certas relacionadas às grandezas certas também.

# *Discuta com a turma:*

& - Tem alguma unidade de medida que você conhece e que não se relaciona a nenhuma das grandezas citadas aqui (massa, capacidade e tempo)?

& - Se sim, o que você mede com essa unidade?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 7 minutos

# *Orientação:* O professor entrega a atividade aos alunos e propõe que eles resolvam. É importante fazer perguntas para verificar se eles realmente compreenderam qual a diferença entre as grandezas que são medidas.

Vale salientar que, apesar de ser comprada uma determinada área de tecido, a venda é feita em metros, visando somente o comprimento, já que a largura do rolo de tecido é pré-determinada.

Pode aparecer mais de uma unidade de medida para cada grandeza nas resoluções e é papel do professor, nesse momento, fazer com que o aluno pense nas possibilidades.

# *Discuta com a turma:*

& - Qual a quantidade de queijo que vocês indicaram na compra? Acham que é uma boa quantidade? É aceitável? E a unidade de medida?

& - E o leite? Seria comprado em qual unidade de medida? Existiria uma outra? Qual seria a mais indicada?

& - Já que o tecido é vendido geralmente pelo comprimento, qual a unidade de medida que pode ser utilizada? Existe alguma outra? Qual é a mais comum?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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# *Tempo sugerido:* 2 minutos

# *Orientação:* O objetivo dessa aula é discutir com os alunos qual a melhor escolha para unidade de medida.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando Barnabé

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Aplicar as unidades de medidas corretas para expressar grandezas de comprimento, massa e capacidade.

Conceito-chave

Medidas de comprimento, massa e capacidade.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 6 minutos

# *Orientação:* Com as imagens apresentadas no slide o professor deve questionar os alunos sobre como cada um dos alimentos é vendido, se pela massa ou pela capacidade. Vale destacar com as crianças como eles se lembram dos rótulos desses alimentos e o que chama a atenção quando eles pensam nas medidas indicadas.

Caso o professor queira trazer algum outro exemplo que não consta no slide isso também é válido. Quanto mais opções de discussão para a turma, mais rico o repertório deles.

# *Discuta com a turma:*

& - Quando um alimento é comercializado em gramas, o que é que está representando essa medida? E quando é comercializado em mililitros?

& - Existe alguma outra unidade de medida utilizada no comércio para indicar uma medida de massa? E para uma medida de capacidade?

& - Tem alguma coisa no comércio que você conheça que é vendido em metros? Essa medida representa o que? Qual grandeza?

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 18 minutos (SLIDES 4 E 5)

# *Orientação:*

# *Discuta com a turma:*

& TÓPICO DA LISTA

& TÓPICO DA LISTA

& TÓPICO DA LISTA

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 18 minutos (SLIDES 4 E 5)

# *Orientação:* Organizados em duplas os alunos irão discutir quais as unidades de medida estariam escondidas pela mancha na lista de compras. Cada dupla anotará em sua folha de registro quais são suas percepções sobre a situação para que sejam socializadas para toda a sala. Enquanto os alunos fazem seus registros, o professor pode circular para verificar quais opções de preenchimento ele pode levar para a discussão com toda a turma.

Caso o professor não encontre opções divergentes de preenchimento das informações, ele deve instigar a turma para saber o que eles pensam sobre alguns preenchimentos previamente pensados quando preparou/estudou para aplicar o plano de aula.

# *Discuta com a turma:*

& - Todos os itens da lista estão com as unidades de medida cobertas pela mancha? Quais delas nós podemos enxergar?

& - Carolina poderia ter entendido que sua mãe havia pedido duas garrafas de água? Ela saberia exatamente qual a capacidade que deveria comprar? Existem garrafas com capacidades diferentes no mercado? Quais você conhece? Em uma lista de compras você acha que alguém pediria 2 ml de água? É possível comprar essa quantidade exata no mercado?

& - A lista de compras de Carolina poderia estar indicando 800 unidades de cenoura na parte manchada? E 800 kg? Será que Carolina conseguiria carregar 800 kg de cenoura sozinha além do restante da compra? Qual seria o motivo da mãe de Carolina pedir tanta cenoura assim?

& - A indicação do leite na lista de compras deixa clara a quantidade que a mãe de Carolina queria? Como sua dupla indicou isso? É uma medida de capacidade ou de massa?

& - 400 kg de queijo seria uma boa indicação? E 400 peças de queijo? É uma quantidade aceitável? Você pode ter “400 mililitros” de queijo? Por que não?

& - A indi

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 8 minutos

# *Orientação:* O professor pode (e deve) discutir com a turma sobre as hipóteses levantadas por eles, principalmente aquelas que serão pertinentes com o debate proposto (diferenciar as grandezas e as unidades).

Feita a pergunta proposta no slide, o professor pode extrair dos alunos o que eles sabem sobre os pacotes de papel higiênico e como poderiam ser indicadas essas medidas. Além disso, vale discutir todas as unidades que apareceram na resolução dos alunos.

# *Discuta com a turma:*

& - Vocês já viram uma embalagem de papel higiênico? Como vem as informações? Qual o comprimento de cada rolo? É muito grande esse comprimento?

& - Poderíamos usar alguma das unidades que já foram utilizadas na lista de compras? Por que?

& - Quais unidades de medida que você conhece que podem ser usadas para indicar um comprimento?

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 5 minutos

# *Orientação:* Leia o slide com os alunos e recorde alguns dos exemplos vistos na aula que confirmam a afirmação da necessidade de escolha da unidade de medida em uma grandeza e que esteja na grandeza certa.

Uma ideia possível é trazer exemplos impossíveis como pensar em “ 2 L de cenoura” ou “40 g de água”, mostrando que é preciso trabalhar com as unidades certas relacionadas às grandezas certas também.

# *Discuta com a turma:*

& - Tem alguma unidade de medida que você conhece e que não se relaciona a nenhuma das grandezas citadas aqui (massa, capacidade e tempo)?

& - Se sim, o que você mede com essa unidade?

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 7 minutos

# *Orientação:* O professor entrega a atividade aos alunos e propõe que eles resolvam. É importante fazer perguntas para verificar se eles realmente compreenderam qual a diferença entre as grandezas que são medidas.

Vale salientar que, apesar de ser comprada uma determinada área de tecido, a venda é feita em metros, visando somente o comprimento, já que a largura do rolo de tecido é pré-determinada.

Pode aparecer mais de uma unidade de medida para cada grandeza nas resoluções e é papel do professor, nesse momento, fazer com que o aluno pense nas possibilidades.

# *Discuta com a turma:*

& - Qual a quantidade de queijo que vocês indicaram na compra? Acham que é uma boa quantidade? É aceitável? E a unidade de medida?

& - E o leite? Seria comprado em qual unidade de medida? Existiria uma outra? Qual seria a mais indicada?

& - Já que o tecido é vendido geralmente pelo comprimento, qual a unidade de medida que pode ser utilizada? Existe alguma outra? Qual é a mais comum?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

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