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Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Quais as medidas?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Medidas de comprimento, massa e capacidade

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando Barnabé,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando Barnabé

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Aplicar as unidades de medidas corretas para expressar grandezas de comprimento, massa e capacidade.

Conceito-chave

Medidas de comprimento, massa e capacidade.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Com as imagens apresentadas no slide, questione os alunos sobre como cada um dos alimentos é vendido, se pela massa ou pela capacidade. Vale destacar com as crianças como eles se lembram dos rótulos desses alimentos e o que chama a atenção quando eles pensam nas medidas indicadas. Se preferir leve algum outro exemplo que não consta no slide. Isso também é válido, pois quanto mais opções de discussão para a turma, mais rico o repertório deles.

Propósito: Refletir sobre quais produtos são vendidos por g ou ml.

Discuta com a turma:

- Quando um alimento é comercializado em gramas, o que é que está representando essa medida? E quando é comercializado em mililitros?

- Existe alguma outra unidade de medida utilizada no comércio para indicar uma medida de massa? E para uma medida de capacidade? - Tem alguma coisa no comércio que você conheça que é vendido em metros? Essa medida representa o que? Qual grandeza?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Organizados em duplas os alunos irão discutir quais as unidades de medida estariam escondidas pela mancha na lista de compras. Cada dupla anotará em sua folha de registro quais são suas percepções sobre a situação, para que sejam socializadas para toda a sala. Enquanto os alunos fazem seus registros, circule para verificar quais opções de preenchimento pode ser levado para a discussão com toda a turma. Faça as perguntas sugeridas abaixo e use o guia de intervenções, para ajudar os alunos avançarem na aprendizagem.

Propósito: Utilizar as unidades de medida adequadas.

Discuta com a turma:

- Todos os itens da lista estão com as unidades de medida cobertas pela mancha? Quais delas nós podemos enxergar?

- Carolina poderia ter entendido que sua mãe havia pedido duas garrafas de água? Ela saberia exatamente qual a capacidade que deveria comprar?

_ Existem garrafas com capacidades diferentes no mercado? Quais você conhece?

_ Em uma lista de compras você acha que alguém pediria 2 ml de água? É possível comprar essa quantidade exata no mercado?

_ A lista de compras de Carolina poderia estar indicando 800 unidades de cenoura na parte manchada? E 800 kg? Será que Carolina conseguiria carregar 800 kg de cenoura sozinha além do restante da compra?

_ Qual seria o motivo da mãe de Carolina pedir tanta cenoura assim?

_ A indicação do leite na lista de compras deixa clara a quantidade que a mãe de Carolina queria?

_ Como sua dupla indicou isso? É uma medida de capacidade ou de massa?

_ 400 kg de queijo seria uma boa indicação?

_ E 400 peças de queijo? É uma quantidade aceitável?

_ Você pode ter “400 mililitros” de queijo? Por que não?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Organizados em duplas os alunos irão discutir quais as unidades de medida estariam escondidas pela mancha na lista de compras. Cada dupla anotará em sua folha de registro quais são suas percepções sobre a situação, para que sejam socializadas para toda a sala. Enquanto os alunos fazem seus registros, circule para verificar quais opções de preenchimento pode ser levado para a discussão com toda a turma. Faça as perguntas sugeridas abaixo e use o guia de intervenções, para ajudar os alunos avançarem na aprendizagem.

Propósito: Utilizar as unidades de medida adequadas.

Discuta com a turma:

- Todos os itens da lista estão com as unidades de medida cobertas pela mancha? Quais delas nós podemos enxergar?

- Carolina poderia ter entendido que sua mãe havia pedido duas garrafas de água? Ela saberia exatamente qual a capacidade que deveria comprar?

_ Existem garrafas com capacidades diferentes no mercado? Quais você conhece?

_ Em uma lista de compras você acha que alguém pediria 2 ml de água? É possível comprar essa quantidade exata no mercado?

_ A lista de compras de Carolina poderia estar indicando 800 unidades de cenoura na parte manchada? E 800 kg? Será que Carolina conseguiria carregar 800 kg de cenoura sozinha além do restante da compra?

_ Qual seria o motivo da mãe de Carolina pedir tanta cenoura assim?

_ A indicação do leite na lista de compras deixa clara a quantidade que a mãe de Carolina queria?

_ Como sua dupla indicou isso? É uma medida de capacidade ou de massa?

_ 400 kg de queijo seria uma boa indicação?

_ E 400 peças de queijo? É uma quantidade aceitável?

_ Você pode ter “400 mililitros” de queijo? Por que não?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre as hipóteses levantadas por eles, principalmente aquelas que serão pertinentes com o debate proposto (diferenciar as grandezas e as unidades). Feita a pergunta proposta no slide, extraia dos alunos o que eles sabem sobre os pacotes de papel higiênico e como poderiam ser indicadas essas medidas. Além disso, vale discutir todas as unidades que apareceram na resolução dos alunos.

Propósito: Discutir as possibilidades de respostas.

Discuta com a turma:

- Vocês já viram uma embalagem de papel higiênico? Como vem as informações? Qual o comprimento de cada rolo? É muito grande esse comprimento?

- Poderíamos usar alguma das unidades que já foram utilizadas na lista de compras? Por quê?

- Quais unidades de medida que você conhece que podem ser usadas para indicar um comprimento?

Material Complementar:

Resolução da atividade principal

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide com os alunos e recorde alguns dos exemplos vistos na aula que confirmam a afirmação da necessidade de escolha da unidade de medida em uma grandeza e que esteja na grandeza certa. Uma ideia possível é trazer exemplos impossíveis como pensar em “ 2 L de cenoura” ou “40 g de água”, mostrando que é preciso trabalhar com as unidades certas relacionadas às grandezas certas também.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

- Tem alguma unidade de medida que você conhece e que não se relaciona a nenhuma das grandezas citadas aqui (massa, capacidade e tempo)?

- Se sim, o que você mede com essa unidade?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Entregue a atividade aos alunos e propõe que eles resolvam. Faça perguntas para verificar se eles realmente compreenderam qual a diferença entre as grandezas que são medidas. Vale salientar que, apesar de ser comprada uma determinada área de tecido, a venda é feita em metros, visando somente o comprimento, já que a largura do rolo de tecido é pré-determinada.

Pode aparecer mais de uma unidade de medida para cada grandeza nas resoluções, nesse momento, faça com que o aluno pense nas possibilidades.

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

- Qual a quantidade de queijo que vocês indicaram na compra? Acham que é uma boa quantidade? É aceitável? E a unidade de medida? - E o leite? Seria comprado em qual unidade de medida? Existiria uma outra? Qual seria a mais indicada?

- Já que o tecido é vendido geralmente pelo comprimento, qual a unidade de medida que pode ser utilizada? Existe alguma outra? Qual é a mais comum?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando Barnabé

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Aplicar as unidades de medidas corretas para expressar grandezas de comprimento, massa e capacidade.

Conceito-chave

Medidas de comprimento, massa e capacidade.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Com as imagens apresentadas no slide, questione os alunos sobre como cada um dos alimentos é vendido, se pela massa ou pela capacidade. Vale destacar com as crianças como eles se lembram dos rótulos desses alimentos e o que chama a atenção quando eles pensam nas medidas indicadas. Se preferir leve algum outro exemplo que não consta no slide. Isso também é válido, pois quanto mais opções de discussão para a turma, mais rico o repertório deles.

Propósito: Refletir sobre quais produtos são vendidos por g ou ml.

Discuta com a turma:

- Quando um alimento é comercializado em gramas, o que é que está representando essa medida? E quando é comercializado em mililitros?

- Existe alguma outra unidade de medida utilizada no comércio para indicar uma medida de massa? E para uma medida de capacidade? - Tem alguma coisa no comércio que você conheça que é vendido em metros? Essa medida representa o que? Qual grandeza?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Organizados em duplas os alunos irão discutir quais as unidades de medida estariam escondidas pela mancha na lista de compras. Cada dupla anotará em sua folha de registro quais são suas percepções sobre a situação, para que sejam socializadas para toda a sala. Enquanto os alunos fazem seus registros, circule para verificar quais opções de preenchimento pode ser levado para a discussão com toda a turma. Faça as perguntas sugeridas abaixo e use o guia de intervenções, para ajudar os alunos avançarem na aprendizagem.

Propósito: Utilizar as unidades de medida adequadas.

Discuta com a turma:

- Todos os itens da lista estão com as unidades de medida cobertas pela mancha? Quais delas nós podemos enxergar?

- Carolina poderia ter entendido que sua mãe havia pedido duas garrafas de água? Ela saberia exatamente qual a capacidade que deveria comprar?

_ Existem garrafas com capacidades diferentes no mercado? Quais você conhece?

_ Em uma lista de compras você acha que alguém pediria 2 ml de água? É possível comprar essa quantidade exata no mercado?

_ A lista de compras de Carolina poderia estar indicando 800 unidades de cenoura na parte manchada? E 800 kg? Será que Carolina conseguiria carregar 800 kg de cenoura sozinha além do restante da compra?

_ Qual seria o motivo da mãe de Carolina pedir tanta cenoura assim?

_ A indicação do leite na lista de compras deixa clara a quantidade que a mãe de Carolina queria?

_ Como sua dupla indicou isso? É uma medida de capacidade ou de massa?

_ 400 kg de queijo seria uma boa indicação?

_ E 400 peças de queijo? É uma quantidade aceitável?

_ Você pode ter “400 mililitros” de queijo? Por que não?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Organizados em duplas os alunos irão discutir quais as unidades de medida estariam escondidas pela mancha na lista de compras. Cada dupla anotará em sua folha de registro quais são suas percepções sobre a situação, para que sejam socializadas para toda a sala. Enquanto os alunos fazem seus registros, circule para verificar quais opções de preenchimento pode ser levado para a discussão com toda a turma. Faça as perguntas sugeridas abaixo e use o guia de intervenções, para ajudar os alunos avançarem na aprendizagem.

Propósito: Utilizar as unidades de medida adequadas.

Discuta com a turma:

- Todos os itens da lista estão com as unidades de medida cobertas pela mancha? Quais delas nós podemos enxergar?

- Carolina poderia ter entendido que sua mãe havia pedido duas garrafas de água? Ela saberia exatamente qual a capacidade que deveria comprar?

_ Existem garrafas com capacidades diferentes no mercado? Quais você conhece?

_ Em uma lista de compras você acha que alguém pediria 2 ml de água? É possível comprar essa quantidade exata no mercado?

_ A lista de compras de Carolina poderia estar indicando 800 unidades de cenoura na parte manchada? E 800 kg? Será que Carolina conseguiria carregar 800 kg de cenoura sozinha além do restante da compra?

_ Qual seria o motivo da mãe de Carolina pedir tanta cenoura assim?

_ A indicação do leite na lista de compras deixa clara a quantidade que a mãe de Carolina queria?

_ Como sua dupla indicou isso? É uma medida de capacidade ou de massa?

_ 400 kg de queijo seria uma boa indicação?

_ E 400 peças de queijo? É uma quantidade aceitável?

_ Você pode ter “400 mililitros” de queijo? Por que não?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre as hipóteses levantadas por eles, principalmente aquelas que serão pertinentes com o debate proposto (diferenciar as grandezas e as unidades). Feita a pergunta proposta no slide, extraia dos alunos o que eles sabem sobre os pacotes de papel higiênico e como poderiam ser indicadas essas medidas. Além disso, vale discutir todas as unidades que apareceram na resolução dos alunos.

Propósito: Discutir as possibilidades de respostas.

Discuta com a turma:

- Vocês já viram uma embalagem de papel higiênico? Como vem as informações? Qual o comprimento de cada rolo? É muito grande esse comprimento?

- Poderíamos usar alguma das unidades que já foram utilizadas na lista de compras? Por quê?

- Quais unidades de medida que você conhece que podem ser usadas para indicar um comprimento?

Material Complementar:

Resolução da atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o slide com os alunos e recorde alguns dos exemplos vistos na aula que confirmam a afirmação da necessidade de escolha da unidade de medida em uma grandeza e que esteja na grandeza certa. Uma ideia possível é trazer exemplos impossíveis como pensar em “ 2 L de cenoura” ou “40 g de água”, mostrando que é preciso trabalhar com as unidades certas relacionadas às grandezas certas também.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

- Tem alguma unidade de medida que você conhece e que não se relaciona a nenhuma das grandezas citadas aqui (massa, capacidade e tempo)?

- Se sim, o que você mede com essa unidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Entregue a atividade aos alunos e propõe que eles resolvam. Faça perguntas para verificar se eles realmente compreenderam qual a diferença entre as grandezas que são medidas. Vale salientar que, apesar de ser comprada uma determinada área de tecido, a venda é feita em metros, visando somente o comprimento, já que a largura do rolo de tecido é pré-determinada.

Pode aparecer mais de uma unidade de medida para cada grandeza nas resoluções, nesse momento, faça com que o aluno pense nas possibilidades.

Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

- Qual a quantidade de queijo que vocês indicaram na compra? Acham que é uma boa quantidade? É aceitável? E a unidade de medida? - E o leite? Seria comprado em qual unidade de medida? Existiria uma outra? Qual seria a mais indicada?

- Já que o tecido é vendido geralmente pelo comprimento, qual a unidade de medida que pode ser utilizada? Existe alguma outra? Qual é a mais comum?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

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PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

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