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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Plano de ampliação - Vamos desenhar!

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas. (EF09MA08)



Objetivos específicos

Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Conceito-chave

taxa de proporcionalidade, escala.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Proporção

razão

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua
  • Trena
  • Papel quadriculado




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Estabeleça com a turma um rápido debate para relembrar os conceitos de proporcionalidade já estudados. Peça também que os alunos comentem o que entendem da ideia expressada no slide e que mencionem algum exemplo de situação real, com números, onde se aplica o conceito de proporcionalidade.

Propósito: Explorar o conceito de taxa de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • O que é proporcionalidade?
  • O que é taxa de proporcionalidade?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?

Materiais complementares:

Atividade principa

Resolução do atividade principal'

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, leia a mensagem do slide e retome o que foi discutido. Você pode também perguntar os alunos se eles conseguem citar diversos casos onde as escalas podem ser utilizadas para uma representação proporcional de objetos.

Propósito: Retomar o aprendizado.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos respondam a atividade individualmente. Enquanto respondem, circule pela sala a fim de observar suas estratégias de resolução e se ainda resta alguma dúvida em relação ao conteúdo estudado.

Utilizar papel quadriculado pode auxiliar o trabalho do aluno.

Discuta com a turma:

  • Peça que o aluno fique atento à graduação da régua
  • Instrua o aluno a manter anotações das medidas reais, do método que foi utilizado por ele para definir a escala e das novas medidas

Propósito: Verificar aprendizagem.

Materiais Complementares:

Raio x'

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim



Habilidade da BNCC

Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas. (EF09MA08)



Objetivos específicos

Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Conceito-chave

taxa de proporcionalidade, escala.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Proporção

razão

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua
  • Trena
  • Papel quadriculado



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Estabeleça com a turma um rápido debate para relembrar os conceitos de proporcionalidade já estudados. Peça também que os alunos comentem o que entendem da ideia expressada no slide e que mencionem algum exemplo de situação real, com números, onde se aplica o conceito de proporcionalidade.

Propósito: Explorar o conceito de taxa de proporcionalidade.

Discuta com a turma:

  • O que é proporcionalidade?
  • O que é taxa de proporcionalidade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?

Materiais complementares:

Atividade principa

Resolução do atividade principal'

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 11)

Orientação: Leve para a aula ou solicite previamente aos alunos os materiais: régua e trena. Num primeiro momento, leia junto dos alunos os slides 4 a 7. No slide 7, solicite que os alunos se reúnam em duplas e com seus materiais tentem desenhar uma planta baixa da sala de aula, incluindo os espaços para janelas e portas. Se possível, leve para esta aula uma planta baixa e apresente aos alunos, mostrando que existem diferenças na forma de representar paredes, portas e janelas.

Após terminarem, leia junto deles os slides 8 e 9 e solicite que meçam as partes indicadas da sala de aula.

Passe então para os slides 10 e 11 e deixe que os alunos pensem em como estabelecer a proporção individualmente.

Propósito: Utilizar a proporção para compreender o conceito de escala e criar um desenho.

Discuta com a turma:

  • A matemática pode ser aplicada em outras áreas? Este exercício mostra a matemática sendo aplicada em que área do conhecimento?
  • Explore a proporção existente entre o objeto real e a escala. Faça perguntas como : Por quê você escolheu essa escala? E se a gente alterasse a escala para ( escolha outra diferente da escolhida pelo aluno) qual seria o tamanho da parede no papel?
  • A escala utilizada, amplia ou reduz? Como seria a representação de uma escala que amplia coisas muito pequenas, para um tamanho 50 vezes maior?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 12 a 20)

Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que mostrem aos seus colegas suas plantas baixas, quais estratégias utilizaram para desenhar, medir e representar em seus desenhos a sala de aula e também as escalas que escolheram e por que as escolheram.

Após isso, apresente a solução dada nos slides de 12 a 20, que representa uma possibilidade de resolução da atividade em uma sala fictícia e discuta com os alunos os procedimentos realizados.

Você pode também medir a sala de aula e ir mostrando uma possibilidade de resolução da atividade no quadro, para que os alunos se aprofundem ainda mais no conteúdo da aula. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento dos alunos, pedindo sua colaboração e opiniões ao resolver a atividade.

Ao observar as resoluções dos alunos ou responder a atividade junto deles no quadro, lembre-se que o esboço da sala é apenas um ponto de partida para auxiliar nas anotações das medições. Não tem problema se ficar torto, nem mesmo se o estudante não utilizar régua nessa etapa. Ao desenhar a planta em escala, use a linguagem matemática, fale em retas perpendiculares e paralelas. Embora esse não seja o tema da aula, é sempre bom reforçar o vocabulário e relembrar conceitos importantes.

Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como devemos utilizar a régua? De onde começamos a medir?
  • Qual conteúdo que já estudamos e nos ajuda a realizar os cálculos para encontrar a medida do desenho?
  • Podemos encontrar as medidas utilizando a taxa de proporcionalidade? Existe alguma outra maneira de fazer isso?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, leia a mensagem do slide e retome o que foi discutido. Você pode também perguntar os alunos se eles conseguem citar diversos casos onde as escalas podem ser utilizadas para uma representação proporcional de objetos.

Propósito: Retomar o aprendizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos respondam a atividade individualmente. Enquanto respondem, circule pela sala a fim de observar suas estratégias de resolução e se ainda resta alguma dúvida em relação ao conteúdo estudado.

Utilizar papel quadriculado pode auxiliar o trabalho do aluno.

Discuta com a turma:

  • Peça que o aluno fique atento à graduação da régua
  • Instrua o aluno a manter anotações das medidas reais, do método que foi utilizado por ele para definir a escala e das novas medidas

Propósito: Verificar aprendizagem.

Materiais Complementares:

Raio x'

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

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