Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Sandra Regina Correa Amorim
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
Objetivos específicos
Explorando visualmente o comportamento das relações lineares no plano cartesiano.
Conceito-chave
Equações do 1° grau com duas incógnitas.
Recursos necessários
Aplicativo Geogebra, lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 e 4).
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de que a reta traduz o conjunto solução, para todos os possíveis valores de uma equação de duas incógnitas y = ax + b.
Propósito: Relembrar a representação da relação linear no plano cartesiano.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 e 4).
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia de que a reta traduz o conjunto solução, para todos os possíveis valores de uma equação de duas incógnitas y = ax + b.
Propósito: Relembrar a representação da relação linear no plano cartesiano.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem visualmente o comportamento das relações lineares no plano cartesiano em situações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Discuta com a Turma:
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
- O que uma reta no plano cartesiano representa?
- O que são grandezas proporcionais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem visualmente o comportamento das relações lineares no plano cartesiano em situações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Discuta com a Turma:
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
- O que uma reta no plano cartesiano representa?
- O que são grandezas proporcionais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem visualmente o comportamento das relações lineares no plano cartesiano em situações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Discuta com a Turma:
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equações?
- O que uma reta no plano cartesiano representa?
- O que são grandezas proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos visualmente o comportamento das relações lineares no plano cartesiano em situações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
- O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos visualmente o comportamento das relações lineares no plano cartesiano em situações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
- O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos visualmente o comportamento das relações lineares no plano cartesiano em situações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
- O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância de explorarmos visualmente o comportamento das relações lineares no plano cartesiano em situações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Qual é a finalidade de representarmos uma equação no plano cartesiano?
- O que você entende por grandezas diretamente e inversamente proporcionais?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de explorarmos visualmente o comportamento das relações lineares no plano cartesiano em situações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem,explorando visualmente o comportamento das relações lineares no plano cartesiano em situações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um sobre a exploração visual do comportamento das relações lineares no plano cartesiano em situações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
Materiais complementares para impressão: