Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Paralelas e Perpendiculares
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Construção de paralelas e perpendiculares com réguas, esquadros e softwares
Por: Paula Vieira Soares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA21) Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares
Objetivos específicos
Definir os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo de retas.
Conceito-chave
Retas paralelas e retas perpendiculares.
Recursos necessários
- Régua;
- Papel de seda;
- Sulfite;
Sugestões de leitura:
SMOOTHEY, Marion. Coleção Investigação Matemática - Atividades e Jogos com Ângulos. Scipione. São Paulo - SP. 1997. (Paradidático);
IMENES, Luiz Márcio. Coleção Vivendo a Matemática - Geometria das dobraduras. Scipione. São Paulo - SP. 1995. (Paradidático);
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018,
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Definir os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo de retas.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivos
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhe os objetivos desta aula com seus alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos tenham ciência do assunto a ser tratado. Isso ajuda a deixá-los em estado de prontidão.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO