11178
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação e Divisão de potências de mesma base com expoentes inteiros.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do fundamental sobre multiplicação e divisão de potências

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_02NUM01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO

Aquecimento
Como a aula trata de objetos do conhecimento que os alunos provavelmente já viram antes, você pode optar por focar no Quiz presente no Aquecimento. Use a versão impressa para encaminhar as perguntas aos alunos (eles podem copiar ou imprimir). Solicite que eles respondam e deem exemplos para ilustrar. Em seguida, você pode encaminhar alguns itens da Atividade Principal ou complementar para os alunos resolverem.
Nesse plano de aula há a sugestão de vídeos da Khan Academy. Apoiamos o uso dos vídeos para os alunos com acesso à internet:
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-basics/alg-basics-expressions-with-exponents#core-alg-negative-exponents 

Atividade principal
Use as questões da Atividade Principal e das atividades complementares para revisão e ampliação das aprendizagens. Ela pode ser usada para apoiar o Aquecimento. Mas, como na Atividade Principal há mais complexidade nas questões, faça uma seleção do que pode ser feito e discutido inicialmente junto com o Aquecimento. Deixe os demais itens para discutir em outro momento.

Discussão das soluções
Nessa proposta é importante o seu feedback para os alunos, especialmente dos itens mais complexos (da Atividade Principal ou atividades complementares). Mas não precisa discutir todas as respostas. Tome um ou dois exemplos e apresente suas considerações. Você pode gravar um pequeno vídeo esclarecendo os pontos mais importantes (considerando as respostas) e encaminhar via WhatsApp. Você também pode solicitar que um aluno faça um pequeno vídeo explicando como resolveu uma das questões e socializar com a turma.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
Use essa discussão no vídeo

Encerramento
O encerramento pode ser apresentado no vídeo produzido como feedback.

Raio X
O Raio X pode ser usado em outros momentos como forma de ampliação e revisão das aprendizagens.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para pensar sobre uma potência de expoente negativo. Elas já viram isso? O que significa? O que os alunos têm a dizer a seus familiares sobre algo que talvez eles não saibam? A ideia é inverter o percurso da conversa que deve ser conduzido pelos alunos. Pode ser feita uma enquete com as famílias: Você sabe o valor desse ‘número’ (coloca uma potência com expoente negativo)?

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_02NUM01

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas