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Plano de aula - Lado, perímetro e área de um quadrado, uma charada

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Área, perímetro, proporcionalidade, múltiplos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elizabeth Bento

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elizabeth Bento

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.

Habilidades necessárias

Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas, escrever múltiplos.

Objetivos específicos

Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.

Conceito-chave

Área, perímetro, proporcionalidade, múltiplos.

Recursos necessários

  • canetão
  • sulfite

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com a classe.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)

Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.

Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.

Discuta com a turma:

  • Todo objeto possui área?
  • Todo objeto possui perímetro?
  • Qual a diferença de área e perímetro?

Material complementar:

Para orientar melhor seus alunos acesse o material completo aqui.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)

Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.

Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.

Discuta com a turma:

  • Todo objeto possui área?
  • Todo objeto possui perímetro?
  • Qual a diferença de área e perímetro?

Material complementar:

Para orientar melhor seus alunos acesse o material completo aqui.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)

Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.

Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.

Discuta com a turma:

  • Todo objeto possui área?
  • Todo objeto possui perímetro?
  • Qual a diferença de área e perímetro?

Material complementar:

Para orientar melhor seus alunos acesse o material completo aqui.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)

Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.

Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.

Discuta com a turma:

  • Todo objeto possui área?
  • Todo objeto possui perímetro?
  • Qual a diferença de área e perímetro?

Material complementar:

Para orientar melhor seus alunos acesse o material completo aqui.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)

Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.

Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
  • Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
  • Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)

Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.

Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
  • Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
  • Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)

Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.

Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
  • Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
  • Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)

Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.

Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
  • Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
  • Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)

Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.

Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
  • Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
  • Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).

Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.

Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).

Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.

Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).

Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.

Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).

Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.

Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua a aula com a montagem de um painel, peça para que os alunos anotem em Post-it palavras chaves da aula fixando-as neste mural.

Propósito: Verificar o nível de compreensão do tema abordado na aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Distribua a atividade impressa para que os alunos resolvam individualmente.

Propósito: Descobrir os quadrados faltantes observando que o quádruplo é em relação a área e não ao lado do quadrado.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com a classe.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elizabeth Bento

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.

Habilidades necessárias

Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas, escrever múltiplos.

Objetivos específicos

Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.

Conceito-chave

Área, perímetro, proporcionalidade, múltiplos.

Recursos necessários

  • canetão
  • sulfite
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)

Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.

Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.

Discuta com a turma:

  • Todo objeto possui área?
  • Todo objeto possui perímetro?
  • Qual a diferença de área e perímetro?

Material complementar:

Para orientar melhor seus alunos acesse o material completo aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)

Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.

Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.

Discuta com a turma:

  • Todo objeto possui área?
  • Todo objeto possui perímetro?
  • Qual a diferença de área e perímetro?

Material complementar:

Para orientar melhor seus alunos acesse o material completo aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)

Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.

Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.

Discuta com a turma:

  • Todo objeto possui área?
  • Todo objeto possui perímetro?
  • Qual a diferença de área e perímetro?

Material complementar:

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 7)

Orientação: Separe a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Peça para que examinem a sala de aula e que anotem em uma folha tudo o que representar área e perímetro. Diga aos alunos que os polígonos, estudados na matemática, nada mais são do que figuras formadas por segmentos de reta fechadas. Entre suas características, estão a presença de ângulos, vértices, diagonais e lados, e é por meio da quantidade de lados que são nomeados. Distribua também alguns objetos que possuam faces quadradas e peça para identificarem perímetro e área, entre outras características, no próprio objeto ou na folha do caderno.

Propósito: Identificar área e perímetro e como se determina num quadrado qualquer.

Discuta com a turma:

  • Todo objeto possui área?
  • Todo objeto possui perímetro?
  • Qual a diferença de área e perímetro?

Material complementar:

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)

Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.

Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
  • Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
  • Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

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Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)

Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.

Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
  • Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
  • Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)

Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.

Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
  • Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
  • Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

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Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.

Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
  • Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
  • Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

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Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 7 ao 11)

Orientação: Mantenha os grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua um algumas folhas de sulfite, pincel atômico e peça para que o grupo levante a folha que corresponde a resposta correta. Para cada acerto o grupo ganha 2 pontos e para cada erro o grupo perde 1 ponto, ganha quem fizer a maior pontuação. Registre a pontuação de cada grupo na lousa. Com exceção do slide 14 todas as charadas deverão ser respondidas através dos cartões que indicam área ou perímetro (todos pontuam se acertarem ou perdem ponto se errarem). Para a última questão (slide 13) em especial, pontua quem responder certo e levantar a resposta primeiro.

Propósito: Verificar através do cálculo da área e do perímetro de um quadrado que apenas o perímetro é proporcional ao lado do quadrado.

Discuta com a turma:

  • Como é possível determinar o perímetro com apenas a área do quadrado?
  • Para qualquer fator que amplie ou reduza os lados do quadrado, o perímetro ficará igualmente ampliado ou reduzido? O que isso significa?
  • Você já deve ter ouvido falar que todo “quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado”, com essa afirmação podemos deduzir as mesmas relações existentes entre lado e perímetro do quadrado para um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).

Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.

Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.

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Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).

Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.

Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.

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Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).

Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.

Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.

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Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 12 ao 15).

Orientação: Projete as imagens ou reproduza na lousa, promova uma discussão que enfatize o termo proporcionalidade, o que é, como saber se existe proporcionalidade entre uma grandeza e outra.

Propósito: Concluir que não há proporcionalidade entre área e lado de um quadrado, apenas entre seu perímetro e lado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conclua a aula com a montagem de um painel, peça para que os alunos anotem em Post-it palavras chaves da aula fixando-as neste mural.

Propósito: Verificar o nível de compreensão do tema abordado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Distribua a atividade impressa para que os alunos resolvam individualmente.

Propósito: Descobrir os quadrados faltantes observando que o quádruplo é em relação a área e não ao lado do quadrado.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

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