11143
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Proporcionalidade inversa

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre Proporcionalidade inversa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Simone de Albuquerque

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_13ALG02

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - régua
     - grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet

Para este plano, foque na etapa: Aquecimento

Aquecimento
Essa etapa é uma retomada ou “pontapé” inicial da aula. Comece perguntando aos alunos se eles conhecem alguns contextos em que o conceito de proporcionalidade direta são utilizados. Para isso, inicie uma discussão via WhatsApp, estimulando a interação com e entre os estudantes.

Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Se estiver em uma aula síncrona, ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe-os apresentar seus argumentos para defender suas soluções. Caso não seja possível, grave um áudio ou vídeo com a discussão da aula junto aos alunos.

Sistematização
Apresente o slide desta etapa, discutindo com os alunos o conceito de proporcionalidade inversa.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Renata Gonçalves


Código: MAT7_13ALG02

(EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas