Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Leia o texto com os alunos. Em seguida, observe como eles pensaram e registraram para resolver a situação. Explore a ideia de proporcionalidade direta, conceitos apresentados anteriormente.
Propósito: Apresentar um problema que leve os alunos a refletir sobre o conceito de proporcionalidade direta.
Discuta com a turma:
- Que relações existem entre a quantidade de bolos e as horas diárias?
Resolução: Uma forma de resolução é pensar que de 3 para 6 horas, dobramos o valor, e de 6 para X, mantendo a regularidade, dobramos também. Logo,
X = 6 x 2 = 12. A quantidade de bolos preparados em 6 horas são 12 bolos.
Para determinar a quantidade de horas que serão utilizadas para preparar 24 bolos, vamos utilizar a mesma regularidade do item anterior. Pensar de 12 para 24, dobramos o valor, e de 6 horas para Z, deveremos dobrar também, para continuar mantendo a regularidade. Logo, Z = 6 x 2 = 12. A quantidade de horas para preparar 24 bolos será 12 horas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Peça nesse momento que os alunos leiam a atividade e depois explique que eles devem observar os dados disponíveis. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.
Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade inversa em situações reais.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar os valores que faltam?
- O que acontece com o valor das parcelas ao aumentar a quantidade delas?
- O que você observa da quantidade de parcelas 2 para 4, em relação ao seus valores?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Peça nesse momento que os alunos leiam a atividade e depois explique que eles devem observar os dados disponíveis. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.
Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade inversa em situações reais.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar os valores que faltam?
- O que acontece com o valor das parcelas ao aumentar a quantidade delas?
- O que você observa da quantidade de parcelas 2 para 4, em relação ao seus valores?
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas inversamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas inversamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas inversamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados nas construções dos quadros para representar as grandezas inversamente proporcionais.
Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia o texto do slide com os alunos e apresente os exemplos para mostrar o conceito de proporcionalidade inversa.
Propósito: Sistematizar a ideia de proporcionalidade inversa.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo com os alunos e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula.
Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre proporcionalidade inversa.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder o questionamento utilizando os conceitos estudados sobre proporção inversa. Reserve, se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.
Propósito: Verificar se os alunos conseguiram consolidar o conceito de proporcionalidade inversa.
Discuta com a turma:
- Se Carlos quisesse concluir o trabalho em 25 dias, quantas pessoas precisaria para a reforma?
- Podemos afirmar que nessa situação o tempo e a quantidade de pedreiros são inversamente proporcionais?
Materiais complementares:
Atividade Complementar
Atividade de Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Resolução da Atividade de Raio X