Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kurth Correa Waldhelm
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.
Objetivos específicos
Ampliar o conceito, resolver e elaborar estratégias de cálculo para adição e subtração de números positivos na forma decimal.
Conceito-chave
Adição e subtração de decimais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora ou celular (se possível).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia para turma o objetivo da aula, que é ampliar o significado de adição e subtração de decimais através da resolução de situações problemas. É importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos deve ser incentivado, a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para adicionar e subtrair decimais.
Propósito: Relembrar conceitos já estudados utilizando-os para a construção do significado e entendimento de adição e subtração de decimais. Na presente aula os alunos terão acesso a atividades que propiciam a construção deste aprendizado.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide.
Discuta com a turma: Discuta com a turma um pouco da trajetoria monetaria do Brasil, bem como seu desenvolvimento. Se possivel procure algum texto que fale sobre o tema como o encontrado em https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/dos-reis-ao-real-as-moedas-no-brasil/. Discuta nesta etapa a importância dos números decimais no nosso dia a dia, e como eles estão inseridos e são importantes em nosso sistema monetário. Na maioria das vezes se utiliza de 2 casas decimais, porém existem casos com 3 casas decimais como cobrança de combustível . Por exemplo: Onde eles encontram decimais nos dia a dia? Será que existe outra maneira de se representar dinheiro ou algum valor sem se utilizar de números? Como isso era feito antigamente?
Retomando um pouco o conhecimento de Matemática: Será que ao trocar um número de posição o seu valor muda? O que é maior, um décimo? Um centésimo? Um milésimo?
Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.
Resolução:
1 a) 34,07
b) 0,462
c) 3,89
d) 29,045,
2) a) Dois mil setecentos e cinquenta inteiros.
b) Seis mil cento e oitenta e sete inteiros e cinquenta centésimos.
c) Vinte e sete milhões, seiscentos e trinta e sete mil, quatrocentos e noventa e três inteiros e sessenta e nove centésimos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).
Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.
Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia, ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.
Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:
- É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
- Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
- Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).
Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.
Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.
Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:
- É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
- Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
- Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?
Para informações consulte o guia de intervenções: https://goo.gl/FiSzFF
Link para impressão da atividade: https://goo.gl/kGHXCJ
Link Resolução:https://goo.gl/Whs4RH
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).
Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.
Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.
Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:
- É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
- Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
- Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?
Para informações consulte o guia de intervenções: https://goo.gl/FiSzFF
Link para impressão da atividade: https://goo.gl/kGHXCJ
Link Resolução:https://goo.gl/Whs4RH
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas. Se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Explore se possível a temática do problema em si enfatizando que isso pode ser uma situação real, do cotidiano do aluno.
Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas. Se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.
Como eles fizeram para adicionar e subtrair decimais? Utilizaram cálculos exatos por tentativa e erro até chegar à resposta adequada? Ou fizeram aproximações e depois chegaram a respostas exatas?
Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Explore se possível a temática do problema em si enfatizando que isso pode ser uma situação real, do cotidiano do aluno.
Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.
Como eles fizeram para adicionar e subtrair decimais? Utilizaram cálculos exatos por tentativa e erro até chegar a resposta adequada? Ou fizeram aproximações e depois chegaram a respostas exatas?
Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.
Link Resolução: https://goo.gl/Whs4RH
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.
Propósito: Concluir a aula, fazer um resumo do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.
Discuta com a turma: Tome conhecimento da opinião dos alunos sobre a aula e sobre as atividades e de como elas impactaram na aquisição ou ampliação do conhecimento do aluno sobre o tema em questão. Questione aos alunos:
- Quais os pontos positivos da atividade? E os negativos?
- Vocês já presenciaram uma situação parecida com essa no dia a dia?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Em seguida, faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.
Espera-se nesse exercício que o aluno se utilize da razoabilidade da estimativa para resolver um problema de caráter prático que não exige tanto rigor quanto à exatidão. Para a estimativa é interessante que o aluno tenha certo conhecimento ou se recorde das aproximações. Assim usa-se como regra: Quando o número que sucede o dígito o qual se quer aproximar é menor 5, mantém-se o número. Quando o número que o sucede é maior ou igual 5, adiciona-se ao dígito de aproximação uma (1) unidade.
Ex: 40,67 aproximando para casas dos décimos obtemos 40,7, aproximando para as unidade 41.
20, 13 aproximando-se para as casas dos décimos obtemos 20,1. Aproximando-se para as casas da unidades obtém-se 20.
20,05 ao se aproximar para casa dos décimos obtemos 20,1, porém ao se aproximar para casa das unidades obtemos 20.
Propósito: Verificar o conhecimento adquirido sobre em relação à adição e subtração de decimais. O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçar o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas.