11098
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Adição e subtração de decimais - Ampliação

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre adição e subtração de decimais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kurth Correa Waldhelm

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Ampliar o conceito, resolver e elaborar estratégias de cálculo para adição e subtração de números positivos na forma decimal.



Conceito-chave

Adição e subtração de decimais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora ou celular (se possível).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para turma o objetivo da aula, que é ampliar o significado de adição e subtração de decimais através da resolução de situações problemas. É importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos deve ser incentivado, a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para adicionar e subtrair decimais.

Propósito: Relembrar conceitos já estudados utilizando-os para a construção do significado e entendimento de adição e subtração de decimais. Na presente aula os alunos terão acesso a atividades que propiciam a construção deste aprendizado.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide.

Discuta com a turma: Discuta com a turma um pouco da trajetoria monetaria do Brasil, bem como seu desenvolvimento. Se possivel procure algum texto que fale sobre o tema como o encontrado em https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/dos-reis-ao-real-as-moedas-no-brasil/. Discuta nesta etapa a importância dos números decimais no nosso dia a dia, e como eles estão inseridos e são importantes em nosso sistema monetário. Na maioria das vezes se utiliza de 2 casas decimais, porém existem casos com 3 casas decimais como cobrança de combustível . Por exemplo: Onde eles encontram decimais nos dia a dia? Será que existe outra maneira de se representar dinheiro ou algum valor sem se utilizar de números? Como isso era feito antigamente?

Retomando um pouco o conhecimento de Matemática: Será que ao trocar um número de posição o seu valor muda? O que é maior, um décimo? Um centésimo? Um milésimo?

Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.

Resolução:

1 a) 34,07

b) 0,462

c) 3,89

d) 29,045,

2) a) Dois mil setecentos e cinquenta inteiros.

b) Seis mil cento e oitenta e sete inteiros e cinquenta centésimos.

c) Vinte e sete milhões, seiscentos e trinta e sete mil, quatrocentos e noventa e três inteiros e sessenta e nove centésimos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.

Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia, ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.

Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:

  • É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
  • Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
  • Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.

Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.

Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:

  • É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
  • Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
  • Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?

Para informações consulte o guia de intervenções: https://goo.gl/FiSzFF

Link para impressão da atividade: https://goo.gl/kGHXCJ

Link Resolução:https://goo.gl/Whs4RH

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.

Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.

Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:

  • É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
  • Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
  • Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?

Para informações consulte o guia de intervenções: https://goo.gl/FiSzFF

Link para impressão da atividade: https://goo.gl/kGHXCJ

Link Resolução:https://goo.gl/Whs4RH

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas. Se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Explore se possível a temática do problema em si enfatizando que isso pode ser uma situação real, do cotidiano do aluno.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas. Se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Como eles fizeram para adicionar e subtrair decimais? Utilizaram cálculos exatos por tentativa e erro até chegar à resposta adequada? Ou fizeram aproximações e depois chegaram a respostas exatas?

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Explore se possível a temática do problema em si enfatizando que isso pode ser uma situação real, do cotidiano do aluno.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Como eles fizeram para adicionar e subtrair decimais? Utilizaram cálculos exatos por tentativa e erro até chegar a resposta adequada? Ou fizeram aproximações e depois chegaram a respostas exatas?

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Link Resolução: https://goo.gl/Whs4RH

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.

Propósito: Concluir a aula, fazer um resumo do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma: Tome conhecimento da opinião dos alunos sobre a aula e sobre as atividades e de como elas impactaram na aquisição ou ampliação do conhecimento do aluno sobre o tema em questão. Questione aos alunos:

  • Quais os pontos positivos da atividade? E os negativos?
  • Vocês já presenciaram uma situação parecida com essa no dia a dia?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Em seguida, faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Espera-se nesse exercício que o aluno se utilize da razoabilidade da estimativa para resolver um problema de caráter prático que não exige tanto rigor quanto à exatidão. Para a estimativa é interessante que o aluno tenha certo conhecimento ou se recorde das aproximações. Assim usa-se como regra: Quando o número que sucede o dígito o qual se quer aproximar é menor 5, mantém-se o número. Quando o número que o sucede é maior ou igual 5, adiciona-se ao dígito de aproximação uma (1) unidade.

Ex: 40,67 aproximando para casas dos décimos obtemos 40,7, aproximando para as unidade 41.

20, 13 aproximando-se para as casas dos décimos obtemos 20,1. Aproximando-se para as casas da unidades obtém-se 20.

20,05 ao se aproximar para casa dos décimos obtemos 20,1, porém ao se aproximar para casa das unidades obtemos 20.

Propósito: Verificar o conhecimento adquirido sobre em relação à adição e subtração de decimais. O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçar o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para turma o objetivo da aula, que é ampliar o significado de adição e subtração de decimais através da resolução de situações problemas. É importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos deve ser incentivado, a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para adicionar e subtrair decimais.

Propósito: Relembrar conceitos já estudados utilizando-os para a construção do significado e entendimento de adição e subtração de decimais. Na presente aula os alunos terão acesso a atividades que propiciam a construção deste aprendizado.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Ampliar o conceito, resolver e elaborar estratégias de cálculo para adição e subtração de números positivos na forma decimal.



Conceito-chave

Adição e subtração de decimais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora ou celular (se possível).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide.

Discuta com a turma: Discuta com a turma um pouco da trajetoria monetaria do Brasil, bem como seu desenvolvimento. Se possivel procure algum texto que fale sobre o tema como o encontrado em https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/dos-reis-ao-real-as-moedas-no-brasil/. Discuta nesta etapa a importância dos números decimais no nosso dia a dia, e como eles estão inseridos e são importantes em nosso sistema monetário. Na maioria das vezes se utiliza de 2 casas decimais, porém existem casos com 3 casas decimais como cobrança de combustível . Por exemplo: Onde eles encontram decimais nos dia a dia? Será que existe outra maneira de se representar dinheiro ou algum valor sem se utilizar de números? Como isso era feito antigamente?

Retomando um pouco o conhecimento de Matemática: Será que ao trocar um número de posição o seu valor muda? O que é maior, um décimo? Um centésimo? Um milésimo?

Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.

Resolução:

1 a) 34,07

b) 0,462

c) 3,89

d) 29,045,

2) a) Dois mil setecentos e cinquenta inteiros.

b) Seis mil cento e oitenta e sete inteiros e cinquenta centésimos.

c) Vinte e sete milhões, seiscentos e trinta e sete mil, quatrocentos e noventa e três inteiros e sessenta e nove centésimos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.

Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia, ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.

Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:

  • É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
  • Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
  • Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.

Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.

Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:

  • É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
  • Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
  • Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?

Para informações consulte o guia de intervenções: https://goo.gl/FiSzFF

Link para impressão da atividade: https://goo.gl/kGHXCJ

Link Resolução:https://goo.gl/Whs4RH

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.

Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.

Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:

  • É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
  • Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
  • Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?

Para informações consulte o guia de intervenções: https://goo.gl/FiSzFF

Link para impressão da atividade: https://goo.gl/kGHXCJ

Link Resolução:https://goo.gl/Whs4RH

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas. Se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Explore se possível a temática do problema em si enfatizando que isso pode ser uma situação real, do cotidiano do aluno.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas. Se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Como eles fizeram para adicionar e subtrair decimais? Utilizaram cálculos exatos por tentativa e erro até chegar à resposta adequada? Ou fizeram aproximações e depois chegaram a respostas exatas?

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Explore se possível a temática do problema em si enfatizando que isso pode ser uma situação real, do cotidiano do aluno.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Como eles fizeram para adicionar e subtrair decimais? Utilizaram cálculos exatos por tentativa e erro até chegar a resposta adequada? Ou fizeram aproximações e depois chegaram a respostas exatas?

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Link Resolução: https://goo.gl/Whs4RH

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.

Propósito: Concluir a aula, fazer um resumo do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma: Tome conhecimento da opinião dos alunos sobre a aula e sobre as atividades e de como elas impactaram na aquisição ou ampliação do conhecimento do aluno sobre o tema em questão. Questione aos alunos:

  • Quais os pontos positivos da atividade? E os negativos?
  • Vocês já presenciaram uma situação parecida com essa no dia a dia?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Em seguida, faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Espera-se nesse exercício que o aluno se utilize da razoabilidade da estimativa para resolver um problema de caráter prático que não exige tanto rigor quanto à exatidão. Para a estimativa é interessante que o aluno tenha certo conhecimento ou se recorde das aproximações. Assim usa-se como regra: Quando o número que sucede o dígito o qual se quer aproximar é menor 5, mantém-se o número. Quando o número que o sucede é maior ou igual 5, adiciona-se ao dígito de aproximação uma (1) unidade.

Ex: 40,67 aproximando para casas dos décimos obtemos 40,7, aproximando para as unidade 41.

20, 13 aproximando-se para as casas dos décimos obtemos 20,1. Aproximando-se para as casas da unidades obtém-se 20.

20,05 ao se aproximar para casa dos décimos obtemos 20,1, porém ao se aproximar para casa das unidades obtemos 20.

Propósito: Verificar o conhecimento adquirido sobre em relação à adição e subtração de decimais. O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçar o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano