11060
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Descobrindo equivalência usando adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre adição, subtração, igualdade, equivalência

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA10) Concluir por meio de investigações, que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

Objetivos específicos

  • Investigar a equivalência em adições e subtrações.
  • Utilizar informações existentes para descobrir um valor desconhecido em uma igualdade.

Conceito-chave

Adição, subtração, igualdade, equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Peças do Jogo Dominó de igualdades para recortar.






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula
  • É possível calcular o valor desconhecido em cada lado das peças do dominó? Qual a sua estratégia para encontrar esse valor?
  • Nas peças apresentadas do dominó, temos adições com o mesmo resultado?
  • O dominó apresenta adições com o mesmo resultado em ambos os lados?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Esta atividade poderá ser realizada em grupos. Ressalte para os alunos a importância de fazer a leitura atenta de cada questionamento para a compreensão do que o problema está pedindo. Sugiro que faça uma leitura do problema com os alunos. Aguarde que façam a resolução, circule pela sala de aula enquanto os alunos estão trabalhando, e verifique se há dúvidas na resolução da situação-problema proposta. O aluno poderá utilizar a estratégia que achar melhor. Após isso, faça análise das estratégias utilizadas por eles e incentive os alunos a socializarem as soluções encontradas, isso auxiliará na ampliação do conhecimento. Se os alunos perguntarem que tipo de operação utilizar, ou como resolver, faça questionamentos que ajude-os a fazer suas escolhas, contudo não responda diretamente.

Propósito: Observar para levantar dados na situação-problema e utilizar estratégias de cálculo para resolvê-la.

Discuta com a turma:

  • Você sabe me contar a quantidade de calorias consumidas por Felipe no período da manhã do primeiro dia? E a tarde e noite?
  • Em qual período do primeiro dia de dieta Felipe ingeriu mais calorias?
  • É possível descobrir o consumo de calorias no primeiro dia da dieta de Felipe?
  • Conte-me qual estratégia utilizar para descobrir o consumo do primeiro dia. E no segundo dia?
  • É possível saber qual a quantidade de calorias determinadas pela nutricionista?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Esta atividade poderá ser realizada em grupos. Ressalte para os alunos a importância de fazer a leitura atenta de cada questionamento para a compreensão do que o problema está pedindo. Sugiro que faça uma leitura do problema com os alunos. Aguarde que façam a resolução, circule pela sala de aula enquanto os alunos estão trabalhando, e verifique se há dúvidas na resolução da situação-problema proposta. O aluno poderá utilizar a estratégia que achar melhor. Após isso, faça análise das estratégias utilizadas por eles e incentive os alunos a socializarem as soluções encontradas, isso auxiliará na ampliação do conhecimento. Se os alunos perguntarem que tipo de operação utilizar, ou como resolver, faça questionamentos que ajude-os a fazer suas escolhas, contudo não responda diretamente.

Propósito: Observar para levantar dados na situação-problema e utilizar estratégias de cálculo para resolvê-la.

Discuta com a turma:

  • Você sabe me contar a quantidade de calorias consumidas por Felipe no período da manhã do primeiro dia? E a tarde e noite?
  • Em qual período do primeiro dia de dieta Felipe ingeriu mais calorias?
  • É possível descobrir o consumo de calorias no primeiro dia da dieta de Felipe?
  • Conte-me qual estratégia utilizar para descobrir o consumo do primeiro dia. E no segundo dia?
  • É possível saber qual a quantidade de calorias determinadas pela nutricionista?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula Tempo sugerido: 3minutos. Orientação: Leia com seus alunos o conceito apresentado no slide para realizar o fechamento da atividade proposta.
Propósito: Definir o conceito de igualdade como equivalência.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula Tempo sugerido: 2 minutos.Orientação: Realize o fechamento de sua aula, certificando que os alunos compreenderam o que foi apresentado.
Propósito:Resumir a aprendizagem do dia.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Inêz Aparecida Simões

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF05MA10) Concluir por meio de investigações, que uma igualdade não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.

Objetivos específicos

  • Investigar a equivalência em adições e subtrações.
  • Utilizar informações existentes para descobrir um valor desconhecido em uma igualdade.

Conceito-chave

Adição, subtração, igualdade, equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Peças do Jogo Dominó de igualdades para recortar.





Slide Plano Aula
  • É possível calcular o valor desconhecido em cada lado das peças do dominó? Qual a sua estratégia para encontrar esse valor?
  • Nas peças apresentadas do dominó, temos adições com o mesmo resultado?
  • O dominó apresenta adições com o mesmo resultado em ambos os lados?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Esta atividade poderá ser realizada em grupos. Ressalte para os alunos a importância de fazer a leitura atenta de cada questionamento para a compreensão do que o problema está pedindo. Sugiro que faça uma leitura do problema com os alunos. Aguarde que façam a resolução, circule pela sala de aula enquanto os alunos estão trabalhando, e verifique se há dúvidas na resolução da situação-problema proposta. O aluno poderá utilizar a estratégia que achar melhor. Após isso, faça análise das estratégias utilizadas por eles e incentive os alunos a socializarem as soluções encontradas, isso auxiliará na ampliação do conhecimento. Se os alunos perguntarem que tipo de operação utilizar, ou como resolver, faça questionamentos que ajude-os a fazer suas escolhas, contudo não responda diretamente.

Propósito: Observar para levantar dados na situação-problema e utilizar estratégias de cálculo para resolvê-la.

Discuta com a turma:

  • Você sabe me contar a quantidade de calorias consumidas por Felipe no período da manhã do primeiro dia? E a tarde e noite?
  • Em qual período do primeiro dia de dieta Felipe ingeriu mais calorias?
  • É possível descobrir o consumo de calorias no primeiro dia da dieta de Felipe?
  • Conte-me qual estratégia utilizar para descobrir o consumo do primeiro dia. E no segundo dia?
  • É possível saber qual a quantidade de calorias determinadas pela nutricionista?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Esta atividade poderá ser realizada em grupos. Ressalte para os alunos a importância de fazer a leitura atenta de cada questionamento para a compreensão do que o problema está pedindo. Sugiro que faça uma leitura do problema com os alunos. Aguarde que façam a resolução, circule pela sala de aula enquanto os alunos estão trabalhando, e verifique se há dúvidas na resolução da situação-problema proposta. O aluno poderá utilizar a estratégia que achar melhor. Após isso, faça análise das estratégias utilizadas por eles e incentive os alunos a socializarem as soluções encontradas, isso auxiliará na ampliação do conhecimento. Se os alunos perguntarem que tipo de operação utilizar, ou como resolver, faça questionamentos que ajude-os a fazer suas escolhas, contudo não responda diretamente.

Propósito: Observar para levantar dados na situação-problema e utilizar estratégias de cálculo para resolvê-la.

Discuta com a turma:

  • Você sabe me contar a quantidade de calorias consumidas por Felipe no período da manhã do primeiro dia? E a tarde e noite?
  • Em qual período do primeiro dia de dieta Felipe ingeriu mais calorias?
  • É possível descobrir o consumo de calorias no primeiro dia da dieta de Felipe?
  • Conte-me qual estratégia utilizar para descobrir o consumo do primeiro dia. E no segundo dia?
  • É possível saber qual a quantidade de calorias determinadas pela nutricionista?

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Slide Plano Aula
  • Temos todos os dados necessários para solucionar o que foi proposto no problema? Quais são eles?
  • O consumo de Felipe pela manhã no primeiro dia foi de 323 calorias adicionando ao consumo de tarde e noite que foi de 1211 que resultado teremos?
  • Vocês encontraram algumas dessas possibilidades? Quais?
  • O consumo por Felipe tarde e noite do segundo dia foi maior ou menor que do primeiro dia?

Slide Plano Aula
Tempo sugerido: 3minutos. Orientação: Leia com seus alunos o conceito apresentado no slide para realizar o fechamento da atividade proposta.
Propósito: Definir o conceito de igualdade como equivalência.
Slide Plano Aula
Tempo sugerido: 2 minutos.Orientação: Realize o fechamento de sua aula, certificando que os alunos compreenderam o que foi apresentado.
Propósito:Resumir a aprendizagem do dia.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano