11043
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Desafio das Medidas II

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre diferentes instrumentos de medidas padronizados.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_18GRM02

Recursos
Necessários: Atividade enviada impressa, ou pela internet; instrumentos variados de medir comprimento.
Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp.

Para este plano, foque nas etapas da Atividade Principal e da Discussão das Soluções

Atividade principal
Disponibilize a atividade impressa ou envie a imagem da situação-problema que está no slide 3 pelo WhatsApp, ou ainda compartilhe a tela do seu computador se estiver em momento síncrono com seus alunos. Leia o texto do slide se tiver on-line com eles, ou se não for possível, envie um áudio no grupo do WhatsApp. Peça que elaborem uma hipótese de como podem auxiliar a menina a compreender o que significa 150 centímetros. Explique que eles podem usar diferentes instrumentos padronizados como régua, trena etc e instrumentos de medir não padronizados, como barbantes, varetas, ou o que tiver disponível. Proponha perguntas que auxiliem seu desenvolvimento e consigam avançar nas descobertas.
     - Como podemos explicar o que significa 150 centímetros, para Joana?
     - O que você pode utilizar para demonstrar essa medida?
Os alunos devem registrar no caderno, suas hipóteses. Deixe que eles explorem todas as possibilidades de medição não padronizadas.
Se estiver disponibilizando as tarefas impressas aos seus alunos, encaminhe algumas questões junto com a atividade principal e oriente que leiam, conversem com os adultos de casa, lançam hipóteses, façam tentativas e depois reflitam sobre elas.

Discussão das soluções
Peça que socializem as suas ideias no grupo de whatsApp, ou enviem por escrito junto com as respostas. Amplie a discussão no grupo perguntando::
     - Como podemos explicar para Joana a medida que ela está em dúvida?
     - O que pode ajudar a resolver esse problema?
     - A explicação fica mais fácil com instrumentos de medir padronizados ou não?
     - Quando usamos o barbante para medir, conseguimos garantir que a medida é exata?
No caso das tarefas impressas, reúna e envie junto com a correção da tarefa, algumas respostas que tenham medições com instrumentos variados, padronizados e não padronizados, e proponha uma reflexão com algumas perguntas da discussão. O importante é que eles percebam possibilidades de medir algo utilizando instrumentos variados.

Sistematização e Encerramento
Encerre a atividade retomando com os alunos as formas de medir e as nomenclaturas usadas da situação problema (metro e centímetro). Compartilhe ou envie impresso, os textos dos slides 7 e 8. Peça para que registrem essa sistematização no caderno.

Convite às famílias
Peça apoio aos responsáveis pelos alunos na disponibilização de material diverso para medição. Explique a finalidade da tarefa e incentive o envolvimento dos familiares. Você pode gravar um áudio solicitando esse apoio ou escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_18GRM02

(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas