11031
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Retomando o Paralelepípedo

Plano de aula de Matemática com atividades para o 8º ano do Fundamental sobre volume do Paralelepípedo Retângulo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando César Escobar

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_19GRM01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Use nas orientações aos alunos quando encaminhar a aatividade principal.

Atividade principal
Use a versão impressa da atividade principal, juntamente com as orientações e também as informações do Aquecimento/Encerramento para encaminhar aos alunos via WhatsApp. Na versão impressa não há a imagem presente nos slides, mas você pode editar, incluindo a imagem, ampliando ou suprimindo perguntas. Grave um áudio ou vídeo orientando os alunos quanto à realização da atividade. Se for possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões) ou use, por exemplo, o https://myhomestudio.com.br/ para gravar vídeo (é gratuito por um período. Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e solicite que os alunos encaminhe as respostas para sua apreciação.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de volume. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/e/volume_1 

Discussão das soluções
Considere a Sistematização do conceito e o encerramento para dar um ‘fechamento’ à aula. Analise as respostas e dúvidas dos alunos para dar um feedback e realizar as discussões necessárias à construção das aprendizagens propostas no plano. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência para realizar as discussões em tempo real, por meio de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Você pode gravar um vídeo de feedback em (https://myhomestudio.com.br/ ) ou mesmo um áudio ou registro escrito, sistematizando as principais informações e esclarecendo dúvidas.

Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
Use nas discussões

Encerramento
Use nas orientações e/ou retome nas discussões

Raio X
Você pode propor a realização do Raio X e das atividades complementares em outro momento.Não esqueça de retomá-los nas discussões.

Convite às famílias
Pode ser discutido acerca da relação entre dm³ e o litro, por exemplo. Discussões sobre volume podem ser feitas com as famílias.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_19GRM01

(EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.

(EF08MA21) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 8º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo e suas aplicações (unidades de medida de capacidade e volume), círculo e circunferência, área de triângulos e quadriláteros e suas aplicações.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas