10943
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - A ideia de retirar

POR: Keila Cristina de Araújo Reis 17/07/2018
Código: MAT1_04NUM04

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre retirar e separar

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Potencializar o raciocínio lógico através do jogo;
  • Resolver situações-problema advindas  do jogo, como contexto de problematização, sistematizando as ideias de retirar e separar;
  • Utilizar  procedimentos próprios de resolução, envolvendo as ideias de retirar e separar;
  • Discutir as diferentes resoluções das crianças.

Conceito-chave

Retirar e separar.

Recursos necessários

  • Cartelas para o jogo impressas;
  • Dois dados para cada dupla;
  • Regras impressas, em slide ou em cartaz;
  • Atividades impressas;
  • Data show para projeção dos slides(opcional).

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete este slide ou imprima a atividade para os alunos. Explore as imagens e questione-os quanto a quantidade de peças que estavam no varal e quantas sobraram. Faça perguntas. O esperado é que eles percebam a ideia de subtração e desenvolvam a escrita matemática envolvida.

Propósito: Introduzir a ideia da subtração: retirar.

Discuta com a turma:

  • Quantas peças aparecem no primeiro varal?
  • Quantas aparecem no outro varal?
  • Quantas foram retiradas?
  • Como podemos representar essa sentença matemática?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )

Orientações: Disponha os alunos em duplas. Projete as regras do jogo, ou imprima-a juntamente com a atividade principal, e entregue a cada dupla. Discuta com as crianças as regras do jogo “Retirando as peças do guarda-roupa”, além de explorar a cartela e o registro. É muito importante trabalhar as regras com as crianças, pois elas desenvolvem questões necessárias como respeitar os limites, cumprir exigências, adequação e a lógica e funcionamento do jogo, o que se reflete na vida cotidiana. Trabalhe as ideias de retirar usando as peças do guarda-roupa, impressas na cartela. Enquanto os alunos jogam, caminhe pela sala, observe como as duplas jogam e registram as jogadas. Faça perguntas para que eles avancem na ideia da subtração enquanto calculam as retiradas. É esperado que eles compreendam que para calcular as retiradas e saber quanto sobra, devem utilizar a subtração.

Propósito: Compreender a ideia de retirar utilizando-se do jogo.

Discuta com a turma:

  • Quem começou o jogo? Por quê?
  • Quantas peças você conseguiu retirar do guarda-roupa?
  • Como fez para calcular?
  • Que tipo de operação fez?
  • Pode mostrar para mim como registrou a operação?
  • Quem de vocês conseguiu retirar mais peças?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Referência de leitura:

VIGOTSKI, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )

Orientações: Disponha os alunos em duplas. Projete as regras do jogo, ou imprima-a juntamente com a atividade principal, e entregue a cada dupla. Discuta com as crianças as regras do jogo “Retirando as peças do guarda-roupa”, além de explorar a cartela e o registro. É muito importante trabalhar as regras com as crianças, pois elas desenvolvem questões necessárias como respeitar os limites, cumprir exigências, adequação e a lógica e funcionamento do jogo, o que se reflete na vida cotidiana. Trabalhe as ideias de retirar usando as peças do guarda-roupa, impressas na cartela. Enquanto os alunos jogam, caminhe pela sala, observe como as duplas jogam e registram as jogadas. Faça perguntas para que eles avancem na ideia da subtração enquanto calculam as retiradas. É esperado que eles compreendam que para calcular as retiradas e saber quanto sobra, devem utilizar a subtração.

Propósito: Compreender a ideia de retirar utilizando-se do jogo.

Discuta com a turma:

  • Quem começou o jogo? Por quê?
  • Quantas peças você conseguiu retirar do guarda-roupa?
  • Como fez para calcular?
  • Que tipo de operação fez?
  • Pode mostrar para mim como registrou a operação?
  • Quem de vocês conseguiu retirar mais peças?

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 a 6 )

Orientações: Disponha os alunos em duplas. Projete as regras do jogo, ou imprima-a juntamente com a atividade principal, e entregue a cada dupla. Discuta com as crianças as regras do jogo “Retirando as peças do guarda-roupa”, além de explorar a cartela e o registro. É muito importante trabalhar as regras com as crianças, pois elas desenvolvem questões necessárias como respeitar os limites, cumprir exigências, adequação e a lógica e funcionamento do jogo, o que se reflete na vida cotidiana. Trabalhe as ideias de retirar usando as peças do guarda-roupa, impressas na cartela. Enquanto os alunos jogam, caminhe pela sala, observe como as duplas jogam e registram as jogadas. Faça perguntas para que eles avancem na ideia da subtração enquanto calculam as retiradas. É esperado que eles compreendam que para calcular as retiradas e saber quanto sobra, devem utilizar a subtração.

Propósito: Compreender a ideia de retirar utilizando-se do jogo.

Discuta com a turma:

  • Quem começou o jogo? Por quê?
  • Quantas peças você conseguiu retirar do guarda-roupa?
  • Como fez para calcular?
  • Que tipo de operação fez?
  • Pode mostrar para mim como registrou a operação?
  • Quem de vocês conseguiu retirar mais peças?

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 7 e 8 )

Orientações: Peça que as duplas apresentem seus registros das jogadas e expliquem suas estratégias de cálculo. Os registros que aparecem nos slides, são apenas hipóteses de jogadas, porém, crie possibilidades dos alunos pensarem sobre seus próprios registros e sobre os procedimentos espontâneos que utilizaram para resolver a situação.

Propósito: Discutir os diferentes procedimentos de resolução.

Tempo sugerido: 10 minutos. ( slides 7 e 8 )

Orientações: Peça que as duplas apresentem seus registros das jogadas e expliquem suas estratégias de cálculo. Os registros que aparecem nos slides, são apenas hipóteses de jogadas, porém, crie possibilidades dos alunos pensarem sobre seus próprios registros e sobre os procedimentos espontâneos que utilizaram para resolver a situação.

Propósito: Discutir os diferentes procedimentos de resolução.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematizar o conceito de retirar, retomando as estratégias utilizadas na atividade principal.

Propósito: Retomar a ideia da subtração.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Retomar que uma subtração pode ser feita através de retiradas.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Tempo estimado: 8 minutos.

Orientações: Entregue a atividade para os alunos e peça que resolvam individualmente. Os alunos poderão fazer uso de diferentes estratégias de cálculo. O esperado é que tenham compreendido a ideia de retirar.

Propósito: Avaliar a resolução de problemas por procedimentos pessoais, envolvendo os conceitos da subtração.

Materiais Complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Potencializar o raciocínio lógico através do jogo;
  • Resolver situações-problema advindas  do jogo, como contexto de problematização, sistematizando as ideias de retirar e separar;
  • Utilizar  procedimentos próprios de resolução, envolvendo as ideias de retirar e separar;
  • Discutir as diferentes resoluções das crianças.

Conceito-chave

Retirar e separar.

Recursos necessários

  • Cartelas para o jogo impressas;
  • Dois dados para cada dupla;
  • Regras impressas, em slide ou em cartaz;
  • Atividades impressas;
  • Data show para projeção dos slides(opcional).

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes