10928
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Álgebra

Plano de aula - Padrões que enfeitam

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre padrão de regularidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel, lápis, lápis de cor e as imagens das sequências (por meio digital ou impressas).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as imagens.

Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento e atividade principal
A proposta deste plano é a análise da regularidade das sequências. Para viabilizar as reflexões acerca dos padrões e a continuidade das sequências, a sugestão é que envie as imagens (digitalmente ou impressas) iniciando pelo aquecimento, com a comanda para observarem e responderem à seguintes questões:
- Quais são as figuras geométricas?
- O que você observa nelas? Têm as mesmas cores? E as posições?
- Há repetição de alguma figura?
Em seguida, pode propor a situação do personagem Bruno, mandando as “pulseiras” para que completem as tiras.

Discussão das soluções
Se for realizar uma aula síncrona, poderá discutir as soluções e padrões, mas caso não tenha essa possibilidade, peça que os alunos te enviem as respostas das questões sobre a imagem do aquecimento e as pulseiras que completaram. Mas para isso, envie juntamente com as pulseiras algumas questões para que respondam também, buscando a reflexão sobre as sequências. Seguem algumas sugestões para a discussão (baseadas nas sessões "Discuta com a turma"):
     - Você poderia descrever qual o padrão inicial de cada sequência?
     - É possível descobrir os próximos elementos? Como? Por quê?
     - Qual é o próximo elemento da sequência?
     - Qual padrão de regularidade pode identificar?
     - Continue explicando a sequência. Quais são os próximos elementos? Por que escolheu eles?

Sistematização e Encerramento
Faça um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula, de acordo com os slides de "Sistematização do conceito" e de "Encerramento do plano de aula". Você pode falar presencialmente ou mandar como uma devolutiva, aproveitando para esclarecer algum ponto que julgue importante. Ela pode ser gravada em vídeo no celular ou impressa.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite aos familiares deve incentivar a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem, de forma que fortaleçam vínculos e que possam contribuir para que os alunos aprendam, paulatinamente, a se organizar e tornar-se cada vez mais autônomos. É importante salientar que eles devem encorajá-los a pensar em estratégias para resolver as situações-problema de maneira mais independente possível. 

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_06ALG04

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 1º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem investigação de padrões em operações matemáticas e em sequências recursivas figurais, com pessoas ou objetos.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas