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Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - A terça parte e o todo

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Terça parte de um todo

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Objetivos específicos

Aprimorar seus conhecimentos  associados à ideia de terça parte com o todo.

Conceito-chave

Terça parte de um todo.

Conhecimentos prévios

Noção de dividir objetos e conjuntos de coisas em partes iguais;

em três partes; e os fatos básicos da adição.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registros;
  • Projetor (opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 até 5).

Propósito: Retomar o conceito já estudado e preparar os alunos para a atividade da aula.

Orientação: Projete a imagem usando um projetor em sua sala, desenhe o aquário no quadro com 9 peixinhos, ou imprima a atividade e entregue para seus alunos. Leia a situação-problema com os alunos. Diga que nem todas as informações necessárias para resolver a atividade estão no enunciado. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Deixe que resolvam individualmente. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.

Discuta com a turma:

  • Quem tem aquário em casa? Quantos peixinhos tem?
  • E neste aquário, quantos peixes tem?
  • Como podemos saber quantos peixinhos devo colocar em cada aquário menor?
  • Quem pode me explicar o que é um terço? Como eu consigo obter um terço?
  • Vocês sabem quantos terços colocarei no aquário retangular?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um terço, reitere quando dividimos um todo em três partes iguais, cada parte é denominada por um terço. Mas só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um terço.

Material Complementar:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 até 5).

Propósito: Retomar o conceito já estudado e preparar os alunos para a atividade da aula.

Orientação: Projete a imagem usando um projetor em sua sala, desenhe o aquário no quadro com 9 peixinhos, ou imprima a atividade e entregue para seus alunos. Leia a situação-problema com os alunos. Diga que nem todas as informações necessárias para resolver a atividade estão no enunciado. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Deixe que resolvam individualmente. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.

Discuta com a turma:

  • Quem tem aquário em casa? Quantos peixinhos tem?
  • E neste aquário, quantos peixes tem?
  • Como podemos saber quantos peixinhos devo colocar em cada aquário menor?
  • Quem pode me explicar o que é um terço? Como eu consigo obter um terço?
  • Vocês sabem quantos terços colocarei no aquário retangular?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um terço, reitere quando dividimos um todo em três partes iguais, cada parte é denominada por um terço. Mas só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um terço.

Material Complementar:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 até 5).

Propósito: Retomar o conceito já estudado e preparar os alunos para a atividade da aula.

Orientação: Projete a imagem usando um projetor em sua sala, desenhe o aquário no quadro com 9 peixinhos, ou imprima a atividade e entregue para seus alunos. Leia a situação-problema com os alunos. Diga que nem todas as informações necessárias para resolver a atividade estão no enunciado. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Deixe que resolvam individualmente. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.

Discuta com a turma:

  • Quem tem aquário em casa? Quantos peixinhos tem?
  • E neste aquário, quantos peixes tem?
  • Como podemos saber quantos peixinhos devo colocar em cada aquário menor?
  • Quem pode me explicar o que é um terço? Como eu consigo obter um terço?
  • Vocês sabem quantos terços colocarei no aquário retangular?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um terço, reitere quando dividimos um todo em três partes iguais, cada parte é denominada por um terço. Mas só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um terço.

Material Complementar:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Associar à ideia de terça parte com o todo.

Orientação: Entregue a atividade impressa para os alunos, ou projete a imagem. Oriente-os a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrarem as respostas da situação-problema e do desafio proposto. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para que discutam suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em outras formas de resolverem a situação além da que encontraram. Motive-os a usarem cálculo mental e exercitarem seus conhecimentos sobre os fatos básicos, soma de parcelas iguais ou na decomposição dos números. Disponibilize aos alunos materiais manipulativos (caixas de fósforos vazias, palitos, tampinhas plásticas, etc.) para que a partir da representação dos dados do problema, possam pensar sobre ele e visualizem suas hipóteses de resolução, unindo as ideias abstratas a suas representações com materiais manipulativos. Circule pela sala e faça perguntas. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto é bom ter conversar com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

Discuta com a turma:

  • Quantos centímetros tem o papel?
  • Quantos cadernos dá para encapar com uma folha de 90 centímetros?
  • Será que fazer um desenho ajuda a resolver?
  • E usar a reta numerada, será que ajuda?
  • Como seu colega pensou para resolver?
  • Para encapar os 4 cadernos usaremos uma folha inteira ou precisamos de mais papel? Como podemos resolver isso?
  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura de estudo, Materiais Complementares:

  • Frações: da aversão à compreensão. Esta produção Didática da Rede Estadual do Paraná tem por finalidade levar o aluno a aprender significativamente o conceito de frações, atribuindo sentido e significado a essa ideia matemática, para ter acesso ao conteúdo deste material clique AQUI.
  • Para aprofundar o saber mais sobre os desafios para a construção do conhecimento de frações, clique AQUI.
  • Vídeo sobre aula de frações, em que a turma de 3ª série tem de decidir como dividir o resto de um cálculo, clique AQUI.
  • A utilização de jogos matemáticos para o ensino de frações, clique AQUI.

Painel De Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 9).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, a pensarem, elaborem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como podem encontrar quantos centímetros precisam para encapar um caderno. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos sobre suas próprias estratégias. Depois, organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrarem a melhor solução para a situação-problema. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione alguns para registrarem suas estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas. Este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto pois, a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogo todo o conhecimento que já adquiriram.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel De Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 9).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, a pensarem, elaborem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como podem encontrar quantos centímetros precisam para encapar um caderno. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos sobre suas próprias estratégias. Depois, organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrarem a melhor solução para a situação-problema. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione alguns para registrarem suas estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas. Este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto pois, a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogo todo o conhecimento que já adquiriram.

Painel De Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 9).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, a pensarem, elaborem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como podem encontrar quantos centímetros precisam para encapar um caderno. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos sobre suas próprias estratégias. Depois, organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrarem a melhor solução para a situação-problema. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione alguns para registrarem suas estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas. Este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto pois, a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogo todo o conhecimento que já adquiriram.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de encontrar a terça parte de um todo, como, por exemplo, desenhos, decomposição dos números, adição de parcelas iguais, reta numerada, etc ?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que é terça parte de um todo.

Orientações: Solicite que os alunos, individualmente, leiam e realizem a atividade. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se os alunos demonstram, ao buscar a solução da atividade, ter compreendido o conceito de terça parte em relação ao todo. Observe quais os procedimentos que utilizam para resolver a atividade. Os alunos podem resolver a situação-problema usando um desenho para representar os cincos terços ou ter disponível a representação em folha de sulfite dos terços para manipular as partes e chegar a solução da situação-problema. Neste momento, não é esperado que os alunos utilizem operações de frações. O objetivo é que eles criem soluções inovadoras com significados plausíveis para a faixa etária em que se encontram. Proporcione na correção um momento que os alunos justifiquem seus procedimentos e avalie se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem do conceito de terça parte.

Discuta com a turma:

  • O que você irá fazer para descobrir quantos terços são necessários para formar uma folha de sulfite inteira?
  • Explique quantos terços são precisos para formar duas folhas de sulfites inteiras?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Objetivos específicos

Aprimorar seus conhecimentos  associados à ideia de terça parte com o todo.

Conceito-chave

Terça parte de um todo.

Conhecimentos prévios

Noção de dividir objetos e conjuntos de coisas em partes iguais;

em três partes; e os fatos básicos da adição.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registros;
  • Projetor (opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 até 5).

Propósito: Retomar o conceito já estudado e preparar os alunos para a atividade da aula.

Orientação: Projete a imagem usando um projetor em sua sala, desenhe o aquário no quadro com 9 peixinhos, ou imprima a atividade e entregue para seus alunos. Leia a situação-problema com os alunos. Diga que nem todas as informações necessárias para resolver a atividade estão no enunciado. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Deixe que resolvam individualmente. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.

Discuta com a turma:

  • Quem tem aquário em casa? Quantos peixinhos tem?
  • E neste aquário, quantos peixes tem?
  • Como podemos saber quantos peixinhos devo colocar em cada aquário menor?
  • Quem pode me explicar o que é um terço? Como eu consigo obter um terço?
  • Vocês sabem quantos terços colocarei no aquário retangular?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um terço, reitere quando dividimos um todo em três partes iguais, cada parte é denominada por um terço. Mas só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um terço.

Material Complementar:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 até 5).

Propósito: Retomar o conceito já estudado e preparar os alunos para a atividade da aula.

Orientação: Projete a imagem usando um projetor em sua sala, desenhe o aquário no quadro com 9 peixinhos, ou imprima a atividade e entregue para seus alunos. Leia a situação-problema com os alunos. Diga que nem todas as informações necessárias para resolver a atividade estão no enunciado. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Deixe que resolvam individualmente. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.

Discuta com a turma:

  • Quem tem aquário em casa? Quantos peixinhos tem?
  • E neste aquário, quantos peixes tem?
  • Como podemos saber quantos peixinhos devo colocar em cada aquário menor?
  • Quem pode me explicar o que é um terço? Como eu consigo obter um terço?
  • Vocês sabem quantos terços colocarei no aquário retangular?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um terço, reitere quando dividimos um todo em três partes iguais, cada parte é denominada por um terço. Mas só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um terço.

Material Complementar:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 até 5).

Propósito: Retomar o conceito já estudado e preparar os alunos para a atividade da aula.

Orientação: Projete a imagem usando um projetor em sua sala, desenhe o aquário no quadro com 9 peixinhos, ou imprima a atividade e entregue para seus alunos. Leia a situação-problema com os alunos. Diga que nem todas as informações necessárias para resolver a atividade estão no enunciado. Faça as perguntas apresentadas no “Discuta com a turma” logo abaixo. Deixe que resolvam individualmente. Depois, peça para que expliquem como pensaram para resolver. Apresente os slides com as soluções somente depois dos alunos apresentarem suas estratégias e se considerar necessário.

Discuta com a turma:

  • Quem tem aquário em casa? Quantos peixinhos tem?
  • E neste aquário, quantos peixes tem?
  • Como podemos saber quantos peixinhos devo colocar em cada aquário menor?
  • Quem pode me explicar o que é um terço? Como eu consigo obter um terço?
  • Vocês sabem quantos terços colocarei no aquário retangular?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito de um terço, reitere quando dividimos um todo em três partes iguais, cada parte é denominada por um terço. Mas só defina o conceito caso ninguém chegue a conclusão. É importante deixar que os alunos em primeiro momento, expressem os seus saberes sobre o conceito de um terço.

Material Complementar:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Associar à ideia de terça parte com o todo.

Orientação: Entregue a atividade impressa para os alunos, ou projete a imagem. Oriente-os a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrarem as respostas da situação-problema e do desafio proposto. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para que discutam suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em outras formas de resolverem a situação além da que encontraram. Motive-os a usarem cálculo mental e exercitarem seus conhecimentos sobre os fatos básicos, soma de parcelas iguais ou na decomposição dos números. Disponibilize aos alunos materiais manipulativos (caixas de fósforos vazias, palitos, tampinhas plásticas, etc.) para que a partir da representação dos dados do problema, possam pensar sobre ele e visualizem suas hipóteses de resolução, unindo as ideias abstratas a suas representações com materiais manipulativos. Circule pela sala e faça perguntas. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto é bom ter conversar com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

Discuta com a turma:

  • Quantos centímetros tem o papel?
  • Quantos cadernos dá para encapar com uma folha de 90 centímetros?
  • Será que fazer um desenho ajuda a resolver?
  • E usar a reta numerada, será que ajuda?
  • Como seu colega pensou para resolver?
  • Para encapar os 4 cadernos usaremos uma folha inteira ou precisamos de mais papel? Como podemos resolver isso?
  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sugestão de leitura de estudo, Materiais Complementares:

  • Frações: da aversão à compreensão. Esta produção Didática da Rede Estadual do Paraná tem por finalidade levar o aluno a aprender significativamente o conceito de frações, atribuindo sentido e significado a essa ideia matemática, para ter acesso ao conteúdo deste material clique AQUI.
  • Para aprofundar o saber mais sobre os desafios para a construção do conhecimento de frações, clique AQUI.
  • Vídeo sobre aula de frações, em que a turma de 3ª série tem de decidir como dividir o resto de um cálculo, clique AQUI.
  • A utilização de jogos matemáticos para o ensino de frações, clique AQUI.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 9).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, a pensarem, elaborem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como podem encontrar quantos centímetros precisam para encapar um caderno. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos sobre suas próprias estratégias. Depois, organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrarem a melhor solução para a situação-problema. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione alguns para registrarem suas estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas. Este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto pois, a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogo todo o conhecimento que já adquiriram.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 9).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, a pensarem, elaborem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como podem encontrar quantos centímetros precisam para encapar um caderno. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos sobre suas próprias estratégias. Depois, organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrarem a melhor solução para a situação-problema. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione alguns para registrarem suas estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas. Este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto pois, a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogo todo o conhecimento que já adquiriram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 7 a 9).

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos.

Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, a pensarem, elaborem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como podem encontrar quantos centímetros precisam para encapar um caderno. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos sobre suas próprias estratégias. Depois, organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrarem a melhor solução para a situação-problema. Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução e justifiquem seus procedimentos. Esses slides trazem possíveis soluções, porém explore as que forem apresentadas pelos alunos. Selecione alguns para registrarem suas estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas. Este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorridos pelas duplas permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto pois, a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontrarem um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Observação: Não antecipe o momento dos alunos compartilharem suas descobertas, garanta que todos tenham o prazer de descobrir suas próprias soluções. Também não esqueça de valorizar a comunicação oral das crianças para que conheçam outras ideias e coloquem em jogo todo o conhecimento que já adquiriram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de encontrar a terça parte de um todo, como, por exemplo, desenhos, decomposição dos números, adição de parcelas iguais, reta numerada, etc ?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que é terça parte de um todo.

Orientações: Solicite que os alunos, individualmente, leiam e realizem a atividade. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se os alunos demonstram, ao buscar a solução da atividade, ter compreendido o conceito de terça parte em relação ao todo. Observe quais os procedimentos que utilizam para resolver a atividade. Os alunos podem resolver a situação-problema usando um desenho para representar os cincos terços ou ter disponível a representação em folha de sulfite dos terços para manipular as partes e chegar a solução da situação-problema. Neste momento, não é esperado que os alunos utilizem operações de frações. O objetivo é que eles criem soluções inovadoras com significados plausíveis para a faixa etária em que se encontram. Proporcione na correção um momento que os alunos justifiquem seus procedimentos e avalie se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem do conceito de terça parte.

Discuta com a turma:

  • O que você irá fazer para descobrir quantos terços são necessários para formar uma folha de sulfite inteira?
  • Explique quantos terços são precisos para formar duas folhas de sulfites inteiras?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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