10899
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - MAPAS E ITINERÁRIOS

POR: Sonia Antunes Caregnato 17/07/2018
Código: MAT2_14GEO05

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Mapas e roteiros

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Antunes Caregnato

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.

Objetivos específicos

Entender mapas simples e fazer alguns esquemas e representações.

Conceito-chave

Mapas e roteiros.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Computador (preferencialmente com acesso a internet) e projetor multimídia;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o contexto aos alunos, se for possível projete o slide para promover uma conversa com a turma. Mostre as divisões internas e chame atenção para a quantidade e localização dos cômodos.

Propósito: Analisar e entender o desenho de planta baixa de uma casa.

Discuta com a turma:

  • Quantos cômodos tem esta casa?
  • Sua casa também é assim?
  • Por onde é a entrada da sua casa?

Materiais Complementares:

Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Leia em voz alta a situação aos alunos. Ouça algumas respostas e analise, juntamente com a turma, qual o caminho que poderá ser feito, ou seja, quais os cômodos a serem percorridos, considerando desde a entrada da casa. Deve-se levar em consideração o que a turma poderá indicar como entrada da casa, sendo normalmente pela sala, porém, pode ser também pela cozinha, e esta hipótese deve ser considerada.

Propósito: Seguir uma dada orientação para localizar um trajeto numa planta baixa familiar.

Discuta com a turma:

  • Onde está a bola de Guilherme?
  • Por onde será a entrada desta casa?
  • Quais os cômodos que ele deverá passar?
  • Será preciso passar pelo banheiro? Explique.

Materiais Complementares:

Retomada

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Leia a atividade para os alunos e entregue a folha impressa para que a realizem individualmente. Caso seja necessário, projete novamente a imagem da casa de Guilherme (que está no slide 3) para que consigam relacionar a planta baixa com o desenho horizontal da casa.

Propósito: Fazer a leitura de mapa relacionando à vista de frente, baseando-se em alguns pontos de referência.

Discuta com a turma:

  • A casa de Guilherme pode ser a cinza? Ou a laranja?
  • Como é a casa de Guilherme?
  • O que você precisa saber para localizar a casa de Guilherme?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa, leia em voz alta se for preciso e solicite que realizem a atividade. Depois que fizeram, peça que se juntem com um colega para comparar as respostas. É importante destacar que o desenho deve ser feito em forma de planta baixa. Considerando que poderá haver mais de uma resposta, a conversa entre os pares será muito produtiva. O professor deve ficar atento aos diálogos, circulando entre os alunos e fazendo anotações.

Propósito: Compreender mapas e fazer a representação de trajetos.

Discuta com a turma:

  • Você consegue imaginar esta situação?
  • O que vocês precisam fazer neste esquema?
  • Será que o caminho precisa ser feito?
  • As respostas ficaram iguais? O que mudou?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Observe as discutas entre os pares e anote o que for relevante para conversar com a turma. Confronte as respostas sobre as formas de representação do caminho, que pode ser reto, em curva, ou ainda outras que os alunos apresentarem, porém a casa deve estar perto do campo e o mercado perto do lago. Solicite que apresentem suas respostas para ampliar as discussões e o pensamento matemático. Na solução, note que poderão ser aceitos caminhos variados pois a solução não é uma só, mas o professor deve mediar as discussões e incentivar cada um para explicar sua decisão, destacando seu ponto de vista. O que não pode alterar é a planta baixa dos locais (casa e mercado), considerando as referências indicadas.

Propósito: Confrontar e apresentar soluções para a situação apresentada, considerando os pontos de referência.

Discuta com a turma:

  • Será que todos fizeram o mesmo trajeto?
  • Quem fez igual? Explique como pensou?
  • Quem fez diferente? Por quê?
  • Onde deve ficar a casa e o mercado?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando a importância em compreender plantas e mapas para localizar-se em determinados espaços. Como também esboçar roteiros, esquemas e representações.

Propósito: Destacar a importância em fazer a leitura de mapas e compreender roteiros a serem seguidos, além de produzir alguns esquemas e representações.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Para finalizar a aula, apresente um exercício para os alunos sobre a leitura e interpretação de um esquema de planta baixa, oportunizando a compreensão de vistas verticais de objetos, como também o desenvolvimento do raciocínio para entendimento da atividade. Peça aos alunos que leiam e resolvam individualmente, porém o professor circula entre todos para observar como cada um está resolvendo as questões, ou para auxiliar, caso seja preciso, interrogando e fazendo-os refletir sobre as respostas.

Propósito: Fazer a leitura de um esquema de planta baixa com alguns pontos de referência.

Discuta com a turma:

  • Estas imagens são vistas de cima. Conseguiu identificar a moeda solicitada? Mostre onde ela está.
  • Por ser um labirinto, nem todas as passagens estão abertas. Localizou todos os objetos que João perdeu?
  • Compreendeu as orientações para ajudar João? Como pensou, explique para mim.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Antunes Caregnato

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.

Objetivos específicos

Entender mapas simples e fazer alguns esquemas e representações.

Conceito-chave

Mapas e roteiros.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Computador (preferencialmente com acesso a internet) e projetor multimídia;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.





Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes