Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
RETOMADA (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o contexto aos alunos, se for possível projete o slide para promover uma conversa com a turma. Mostre as divisões internas e chame atenção para a quantidade e localização dos cômodos.
Propósito: Analisar e entender o desenho de planta baixa de uma casa.
Discuta com a turma:
- Quantos cômodos tem esta casa?
- Sua casa também é assim?
- Por onde é a entrada da sua casa?
Materiais Complementares:
Retomada
RETOMADA (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Leia em voz alta a situação aos alunos. Ouça algumas respostas e analise, juntamente com a turma, qual o caminho que poderá ser feito, ou seja, quais os cômodos a serem percorridos, considerando desde a entrada da casa. Deve-se levar em consideração o que a turma poderá indicar como entrada da casa, sendo normalmente pela sala, porém, pode ser também pela cozinha, e esta hipótese deve ser considerada.
Propósito: Seguir uma dada orientação para localizar um trajeto numa planta baixa familiar.
Discuta com a turma:
- Onde está a bola de Guilherme?
- Por onde será a entrada desta casa?
- Quais os cômodos que ele deverá passar?
- Será preciso passar pelo banheiro? Explique.
Materiais Complementares:
Retomada
ATIVIDADE PRINCIPAL (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Leia a atividade para os alunos e entregue a folha impressa para que a realizem individualmente. Caso seja necessário, projete novamente a imagem da casa de Guilherme (que está no slide 3) para que consigam relacionar a planta baixa com o desenho horizontal da casa.
Propósito: Fazer a leitura de mapa relacionando à vista de frente, baseando-se em alguns pontos de referência.
Discuta com a turma:
- A casa de Guilherme pode ser a cinza? Ou a laranja?
- Como é a casa de Guilherme?
- O que você precisa saber para localizar a casa de Guilherme?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa, leia em voz alta se for preciso e solicite que realizem a atividade. Depois que fizeram, peça que se juntem com um colega para comparar as respostas. É importante destacar que o desenho deve ser feito em forma de planta baixa. Considerando que poderá haver mais de uma resposta, a conversa entre os pares será muito produtiva. O professor deve ficar atento aos diálogos, circulando entre os alunos e fazendo anotações.
Propósito: Compreender mapas e fazer a representação de trajetos.
Discuta com a turma:
- Você consegue imaginar esta situação?
- O que vocês precisam fazer neste esquema?
- Será que o caminho precisa ser feito?
- As respostas ficaram iguais? O que mudou?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Observe as discutas entre os pares e anote o que for relevante para conversar com a turma. Confronte as respostas sobre as formas de representação do caminho, que pode ser reto, em curva, ou ainda outras que os alunos apresentarem, porém a casa deve estar perto do campo e o mercado perto do lago. Solicite que apresentem suas respostas para ampliar as discussões e o pensamento matemático. Na solução, note que poderão ser aceitos caminhos variados pois a solução não é uma só, mas o professor deve mediar as discussões e incentivar cada um para explicar sua decisão, destacando seu ponto de vista. O que não pode alterar é a planta baixa dos locais (casa e mercado), considerando as referências indicadas.
Propósito: Confrontar e apresentar soluções para a situação apresentada, considerando os pontos de referência.
Discuta com a turma:
- Será que todos fizeram o mesmo trajeto?
- Quem fez igual? Explique como pensou?
- Quem fez diferente? Por quê?
- Onde deve ficar a casa e o mercado?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando a importância em compreender plantas e mapas para localizar-se em determinados espaços. Como também esboçar roteiros, esquemas e representações.
Propósito: Destacar a importância em fazer a leitura de mapas e compreender roteiros a serem seguidos, além de produzir alguns esquemas e representações.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Para finalizar a aula, apresente um exercício para os alunos sobre a leitura e interpretação de um esquema de planta baixa, oportunizando a compreensão de vistas verticais de objetos, como também o desenvolvimento do raciocínio para entendimento da atividade. Peça aos alunos que leiam e resolvam individualmente, porém o professor circula entre todos para observar como cada um está resolvendo as questões, ou para auxiliar, caso seja preciso, interrogando e fazendo-os refletir sobre as respostas.
Propósito: Fazer a leitura de um esquema de planta baixa com alguns pontos de referência.
Discuta com a turma:
- Estas imagens são vistas de cima. Conseguiu identificar a moeda solicitada? Mostre onde ela está.
- Por ser um labirinto, nem todas as passagens estão abertas. Localizou todos os objetos que João perdeu?
- Compreendeu as orientações para ajudar João? Como pensou, explique para mim.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar