Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete e/ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Introduza a atividade com a cantiga “Se essa rua fosse minha”. Converse sobre como é a rua da cantiga e compare com o que tem na rua em que mora ou da própria escola.
Propósito: Reconhecer as ruas como importante espaço de localização.
Discuta com a turma:
- Como é a rua da cantiga?
- É igual à rua em que mora?
- E como é a rua da escola?
Referência:
Cantiga popular “Se essa rua fosse minha” de Mário Lago e Roberto Martins feita em meados dos anos 30.
Retomada (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Converse sobre as ruas de sua cidade, a rua da escola e sobre a rua em que mora. Destaque alguns pontos de referência, e, se for possível, utilize o Google Maps para projetar a localização da escola ou do município, mostrando aos alunos em forma de planta baixa. Ou, se tiver disponível um mapa da cidade com a localização dos bairros e ruas também poderá ser muito útil para exploração e discussão de alguns pontos.
Propósito: Compreender que os mapas auxiliam na localização de um espaço conhecido ou desconhecido.
Discuta com a turma:
- Você já precisou chegar num lugar que não sabia o endereço? Como fez?
- Já viu como é o mapa da sua cidade?
- Quais são as formas representadas?
Atividade principal (slides 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: O professor deve ler o convite e promover a interpretação. Analisando o mapa a seguir os alunos devem responder as questões individualmente. Circule para verificar se os alunos estão compreendendo os enunciados relacionando ao desenho da planta baixa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação de leitura e interpretação de planta baixa.
Discuta com a turma:
- Conseguiu localizar o local do evento? Mostre para mim.
Atividade principal (slides 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: O professor deve ler o convite e promover a interpretação. Analisando o mapa os alunos devem responder as questões individualmente. Circule para verificar se os alunos estão compreendendo os enunciados relacionando ao desenho da planta baixa. Depois, peça que confiram a solução encontrada com um colega. Procure acompanhar todos os alunos para observar se conseguiram compreender o mapa e realizar a atividade. No final, reserve um tempo para um debate coletivo, pois podem ocorrer mais de uma resposta e seria interessante ouvir a explicação das decisões tomadas para chegar ao mesmo local.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação de leitura e interpretação de planta baixa.
Discuta com a turma:
- Conseguiu localizar o local do evento? Mostre para mim.
- Você compreendeu quais são os pontos de referência e identificou-os na planta? Explique.
- É possível identificar mais de um caminho para chegar ao local da festa? Qual foi a sua escolha? Por quê?
Materiais Complementares:
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Outros materiais que auxiliam muito o trabalho com Geometria, especialmente o conteúdo sobre plantas baixas, são o “Caderno PNAIC - Geometria” e o livro “Primeiros Mapas - como entender e construir”.
Referências:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
SIMIELLl, Maria Elena. Primeiros mapas. São Paulo: Anglo, 2011.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Observe as discutas entre os pares e anote o que for relevante para conversar com a turma. Confronte as respostas do caminho escolhido, como também a leitura do nome das ruas e a representação de outros elementos na planta.
Propósito: Envolver os alunos no processo de leitura, análise e compreensão de mapa, criando autonomia na tomada de decisão, refletindo e discutindo os resultados.
Discuta com a turma:
- Explique o mapa para mim?
- Qual informação do convite é necessária para resolver o problema?
- Qual foi o trajeto marcado? É o mesmo do seu colega?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula sobre a importância de ler e entender mapas vendo-os de cima.
Propósito: Ler e entender mapas localizando endereços de elementos e espaços diversos, reconhecendo as formas de representação.
Raio X (slides 10 e 11)
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa, solicite que leiam e a realizem individualmente, analisando e interpretando informações e desenhos. Circule para verificar se os alunos estão compreendendo os enunciados relacionando ao desenho da planta baixa. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os estudantes avançaram na leitura de mapas, localizando desenhos e pontos de referência.
Discuta com a turma:
- O que está representado nestas ruas?
- Conseguiu localizar a casa indicada?
- O que ajudou a localizar ela?
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução raio x
Resolução atividade complementar
Raio X (slides 10 e 11)
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa, solicite que leiam e a realizem individualmente, analisando e interpretando informações e desenhos. Circule para verificar se os alunos estão compreendendo os enunciados relacionando ao desenho da planta baixa. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os estudantes avançaram na leitura de mapas, localizando desenhos e pontos de referência.
Discuta com a turma:
- O que está representado nestas ruas?
- Conseguiu localizar a casa indicada?
- O que ajudou a localizá-la?