Compartilhe:

Jornalismo

Referências do nosso acervo

Registros e reflexões sobre alguns temas que guiam nosso trabalho.

PorNOVA ESCOLA

10/11/2022

O ponto de partida para entender o que a NOVA ESCOLA pensa sobre os grandes temas da Educação é o próprio acervo, disponível no nosso site. Confira alguns conteúdos que registram reflexões sobre alguns dos principais temas que guiam nosso trabalho.

Para entender o construtivismo - por muito tempo, a NOVA ESCOLA trabalhou em cima da concepção construtivista. Atualmente, nos abrimos bastante para outras linhas pedagógicas, entretanto, o construtivismo continua sendo uma fonte de inspiração e você vai ouvir falar bastante dele aqui dentro. Vale entender um pouco dos seus conceitos.

Para entender para onde vai a alfabetização no Brasil - foi a última capa que demos sobre Alfabetização e perpassa algumas discussões atuais que o Brasil vem tendo sobre o tema. 

Para entender a inclusão - inclusão é sempre um tema delicado e desafiador. Como há pouca formação sobre o tema, ele surge como uma grande necessidade dos professores e gera muitas dúvidas. 

Para entender a construção da política da BNCC - esta reportagem foi feita antes da aprovação do documento, mas retoma todo o histórico de sua construção.

Para tirar dúvidas pontuais sobre a BNCC - para eventuais e futuras consultas, temos essas perguntas e respostas sobre a BNCC que pode ajudar bastante a resolver alguma dúvida mais específica sobre o tema. Se houver necessidade de se aprofundar no tema para alguma apuração, recomendo nossos Guias da Base, que falam especificamente de cada uma das disciplinas.

Para ter um panorama da formação inicial docente no Brasil - a reportagem fala sobre o perfil dos professores que estão se formando.

Para entender o papel dos gestores escolares - textos do site Gestão Escolar resumem os papéis do coordenador pedagógico e como se dá a divisão entre diretor, coordenador e supervisor.

Para entender nosso projeto de Planos de Aula - essa notícia traz um pouco do panorama do projeto. Leia, também, o Guia para Edtechs - Recursos Educacionais Digitais e a BNCC, especialmente a página 59, que resume o case do projeto Planos de Aula e explica a relação entre professores-autores, mentores, especialistas e assessores.

Para entender as características e premissas que levamos para os planos de aula de cada componente curricular - Educação Infantil, Matemática, Ciências, História e Geografia, Inglês e Língua Portuguesa

Para entender nossa abordagem sobre metodologias ativas - Faça o curso com Lilian Bacich (funcionários de Nova Escola têm acesso gratuito a nossos cursos).

Para conhecer os pensadores que nos inspiram - Leia aqui sobre Paulo Freire, Vygotsky, Antonio Nóvoa e outras referências.

Veja mais sobre:

Últimas notícias