10851
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Refletindo sobre a escrita subtrativa

POR: Keila Cristina de Araújo Reis 17/07/2018
Código: MAT1_04NUM07

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Conceito da subtração e as ideias de retirar, completar e comparar.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender o sinal da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar;

  • Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo Trilha da Subtração;
  • Ampliar a compreensão acerca da escrita subtrativa;
  • Sistematizar o conceito da subtração e as ideias de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Conceito da subtração e as ideias de retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

Trilhas impressas, regras impressas, marcadores de cores diferentes para cada dupla, um dado com números ou quantidades para cada dupla, data show para projeção dos slides.







Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Caro(a) professor(a), no momento de Aquecimento os alunos entenderão as regras do jogo e farão uma jogada rápida. Para isso, divida a turma em dois grandes grupos. O jogo “Trilha da Subtração” fica melhor se trabalhado no chão, para que as crianças assumam o lugar de peão no jogo, se movimentem e interajam na trilha. Se possível, imprima os problemas, as operações de subtração e as palavras PARTIDA e CHEGADA em folha A4, cole-as no chão formando uma trilha. À medida em que jogarem explore com as crianças os sinais, a escrita subtrativa, a leitura e interpretação dos problemas. Todas as situações variam nas respostas, mas estão no intervalo de 1 a 5.

Propósito: Compreender os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Atividade aquecimento nº2

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Sugerimos que faça com as crianças um trabalho de leitura e compreensão das regras antes de iniciar o jogo. Realize leituras coletivas, pergunte sobre cada etapa do jogo, faça simulações das jogadas. Para o jogo “Trilha da Subtração” é necessário um dado com números ou quantidades. Os jogadores só podem avançar na jogada seguinte se responderem corretamente ao problema ou operação da trilha. Caso errem a resposta, na jogada seguinte devem resolver novamente a mesma situação para que possam jogar o dado e continuar o jogo. Se desejar, você pode ampliar a quantidade de situações ou operações.

Propósito: Compreender as regras do jogo e os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para o jogo “Trilha da Subtração” é necessário um dado com números ou quantidades. Sugerimos que faça com as crianças um trabalho de leitura e compreensão das regras antes de iniciar o jogo. Realize uma leitura coletiva, pergunte sobre cada etapa do jogo, faça simulações das jogadas. Para garantir que todos entenderam as regras, divida a turma em dois grandes grupos e jogue coletivamente nesta pequena trilha de Aquecimento. Você pode projetá-la ou imprimir as situações e operações e distribuir no chão da sala, fazendo a trilha. Nesse caso, dois alunos, um de cada grupo, podem ser os marcadores.

Se desejar, você pode ampliar a quantidade de situações ou operações.

Propósito: Compreender as regras do jogo e os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: A trilha com as situações subtrativas é para ser resolvida e jogada em duplas. Organize a turma em , de modo que uma criança com leitura mais fluente possa ajudar a outra. Diferente da trilha coletiva, em que as crianças resolvem enquanto jogam, a trilha em duplas terá as respostas. Somente permita que joguem em duplas após resolverem, discutirem e corrigirem e colocarem as respostas para cada situação.

Propósito: Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo da trilha.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: A trilha é formada por situações que envolvem operações e problemas de subtração com respostas de 1 a 5. Caso seja necessário, leia todos os problemas com as crianças. Durante o jogo, passe nas mesas orientando as duplas e possibilite que argumentem sobre suas resoluções. Esse jogo é uma oportunidade lúdica que pode ser vivenciada várias vezes.

Propósito: Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o Jogo da Trilha.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar, em primeiro lugar, as resoluções que surgirem no contexto da aula. Nessa situação, o objetivo é discutir as diferentes possibilidades de resolução para uma mesma situação, do mesmo modo a escrita subtrativa.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A segunda situação também tem como objetivo discutir as variadas possibilidades de resolução. Valorize todas elas e potencialize a argumentação e justificativa das crianças para os procedimentos utilizados, mas mostre que há outra possibilidade de resolver situações
subtrativas utilizando os sinais de – e de =.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A terceira situação a ser discutida tem como objetivo evidenciar o erro no cálculo da dupla. Explore com as crianças o procedimento e questione-as sobre o resultado.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Busque, neste espaço da aula, retomar o conceito da subtração e seus sinais. Relembre o jogo trilhas e tire as dúvidas que ainda surgirem.

Propósito: Sistematizar a escrita subtrativa.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: O encerramento é uma espécie de termômetro da aula, momento destinado a avaliar se houve entendimento dos conceitos, se as crianças gostaram das atividades e se envolveram nas propostas da aula. Aproveite essa oportunidade para avaliar a organização da sua aula, a aprendizagem das crianças e seu planejamento.

Propósito: Relembrar os momentos da aula e refletir sobre os conceitos desenvolvidos.

Raio X select-down

Tempo estimado: 5 minutos

Orientações: Essa atividade tem como objetivo avaliar se a criança identifica a escrita subtrativa que corresponde ao problema. Deve ser resolvida individualmente. É uma situação que envolve a ideia de comparação.

Propósito: Identificar a escrita subtrativa que corresponde à resposta do problema.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender o sinal da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar;

  • Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo Trilha da Subtração;
  • Ampliar a compreensão acerca da escrita subtrativa;
  • Sistematizar o conceito da subtração e as ideias de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Conceito da subtração e as ideias de retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

Trilhas impressas, regras impressas, marcadores de cores diferentes para cada dupla, um dado com números ou quantidades para cada dupla, data show para projeção dos slides.






Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Caro(a) professor(a), no momento de Aquecimento os alunos entenderão as regras do jogo e farão uma jogada rápida. Para isso, divida a turma em dois grandes grupos. O jogo “Trilha da Subtração” fica melhor se trabalhado no chão, para que as crianças assumam o lugar de peão no jogo, se movimentem e interajam na trilha. Se possível, imprima os problemas, as operações de subtração e as palavras PARTIDA e CHEGADA em folha A4, cole-as no chão formando uma trilha. À medida em que jogarem explore com as crianças os sinais, a escrita subtrativa, a leitura e interpretação dos problemas. Todas as situações variam nas respostas, mas estão no intervalo de 1 a 5.

Propósito: Compreender os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Atividade aquecimento nº2

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Sugerimos que faça com as crianças um trabalho de leitura e compreensão das regras antes de iniciar o jogo. Realize leituras coletivas, pergunte sobre cada etapa do jogo, faça simulações das jogadas. Para o jogo “Trilha da Subtração” é necessário um dado com números ou quantidades. Os jogadores só podem avançar na jogada seguinte se responderem corretamente ao problema ou operação da trilha. Caso errem a resposta, na jogada seguinte devem resolver novamente a mesma situação para que possam jogar o dado e continuar o jogo. Se desejar, você pode ampliar a quantidade de situações ou operações.

Propósito: Compreender as regras do jogo e os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para o jogo “Trilha da Subtração” é necessário um dado com números ou quantidades. Sugerimos que faça com as crianças um trabalho de leitura e compreensão das regras antes de iniciar o jogo. Realize uma leitura coletiva, pergunte sobre cada etapa do jogo, faça simulações das jogadas. Para garantir que todos entenderam as regras, divida a turma em dois grandes grupos e jogue coletivamente nesta pequena trilha de Aquecimento. Você pode projetá-la ou imprimir as situações e operações e distribuir no chão da sala, fazendo a trilha. Nesse caso, dois alunos, um de cada grupo, podem ser os marcadores.

Se desejar, você pode ampliar a quantidade de situações ou operações.

Propósito: Compreender as regras do jogo e os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: A trilha com as situações subtrativas é para ser resolvida e jogada em duplas. Organize a turma em , de modo que uma criança com leitura mais fluente possa ajudar a outra. Diferente da trilha coletiva, em que as crianças resolvem enquanto jogam, a trilha em duplas terá as respostas. Somente permita que joguem em duplas após resolverem, discutirem e corrigirem e colocarem as respostas para cada situação.

Propósito: Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo da trilha.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: A trilha é formada por situações que envolvem operações e problemas de subtração com respostas de 1 a 5. Caso seja necessário, leia todos os problemas com as crianças. Durante o jogo, passe nas mesas orientando as duplas e possibilite que argumentem sobre suas resoluções. Esse jogo é uma oportunidade lúdica que pode ser vivenciada várias vezes.

Propósito: Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o Jogo da Trilha.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar, em primeiro lugar, as resoluções que surgirem no contexto da aula. Nessa situação, o objetivo é discutir as diferentes possibilidades de resolução para uma mesma situação, do mesmo modo a escrita subtrativa.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A segunda situação também tem como objetivo discutir as variadas possibilidades de resolução. Valorize todas elas e potencialize a argumentação e justificativa das crianças para os procedimentos utilizados, mas mostre que há outra possibilidade de resolver situações
subtrativas utilizando os sinais de – e de =.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A terceira situação a ser discutida tem como objetivo evidenciar o erro no cálculo da dupla. Explore com as crianças o procedimento e questione-as sobre o resultado.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Busque, neste espaço da aula, retomar o conceito da subtração e seus sinais. Relembre o jogo trilhas e tire as dúvidas que ainda surgirem.

Propósito: Sistematizar a escrita subtrativa.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: O encerramento é uma espécie de termômetro da aula, momento destinado a avaliar se houve entendimento dos conceitos, se as crianças gostaram das atividades e se envolveram nas propostas da aula. Aproveite essa oportunidade para avaliar a organização da sua aula, a aprendizagem das crianças e seu planejamento.

Propósito: Relembrar os momentos da aula e refletir sobre os conceitos desenvolvidos.

Tempo estimado: 5 minutos

Orientações: Essa atividade tem como objetivo avaliar se a criança identifica a escrita subtrativa que corresponde ao problema. Deve ser resolvida individualmente. É uma situação que envolve a ideia de comparação.

Propósito: Identificar a escrita subtrativa que corresponde à resposta do problema.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender o sinal da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar;

  • Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo Trilha da Subtração;
  • Ampliar a compreensão acerca da escrita subtrativa;
  • Sistematizar o conceito da subtração e as ideias de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Conceito da subtração e as ideias de retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

Trilhas impressas, regras impressas, marcadores de cores diferentes para cada dupla, um dado com números ou quantidades para cada dupla, data show para projeção dos slides.







Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes