10851
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula - Refletindo sobre a escrita subtrativa

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Conceito da subtração e as ideias de retirar, completar e comparar.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Keila Cristina de Araújo Reis

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender o sinal da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar;

  • Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo Trilha da Subtração;
  • Ampliar a compreensão acerca da escrita subtrativa;
  • Sistematizar o conceito da subtração e as ideias de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Conceito da subtração e as ideias de retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

Trilhas impressas, regras impressas, marcadores de cores diferentes para cada dupla, um dado com números ou quantidades para cada dupla, data show para projeção dos slides.







Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Caro(a) professor(a), no momento de Aquecimento os alunos entenderão as regras do jogo e farão uma jogada rápida. Para isso, divida a turma em dois grandes grupos. O jogo “Trilha da Subtração” fica melhor se trabalhado no chão, para que as crianças assumam o lugar de peão no jogo, se movimentem e interajam na trilha. Se possível, imprima os problemas, as operações de subtração e as palavras PARTIDA e CHEGADA em folha A4, cole-as no chão formando uma trilha. À medida em que jogarem explore com as crianças os sinais, a escrita subtrativa, a leitura e interpretação dos problemas. Todas as situações variam nas respostas, mas estão no intervalo de 1 a 5.

Propósito: Compreender os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Atividade aquecimento nº2

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Sugerimos que faça com as crianças um trabalho de leitura e compreensão das regras antes de iniciar o jogo. Realize leituras coletivas, pergunte sobre cada etapa do jogo, faça simulações das jogadas. Para o jogo “Trilha da Subtração” é necessário um dado com números ou quantidades. Os jogadores só podem avançar na jogada seguinte se responderem corretamente ao problema ou operação da trilha. Caso errem a resposta, na jogada seguinte devem resolver novamente a mesma situação para que possam jogar o dado e continuar o jogo. Se desejar, você pode ampliar a quantidade de situações ou operações.

Propósito: Compreender as regras do jogo e os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para o jogo “Trilha da Subtração” é necessário um dado com números ou quantidades. Sugerimos que faça com as crianças um trabalho de leitura e compreensão das regras antes de iniciar o jogo. Realize uma leitura coletiva, pergunte sobre cada etapa do jogo, faça simulações das jogadas. Para garantir que todos entenderam as regras, divida a turma em dois grandes grupos e jogue coletivamente nesta pequena trilha de Aquecimento. Você pode projetá-la ou imprimir as situações e operações e distribuir no chão da sala, fazendo a trilha. Nesse caso, dois alunos, um de cada grupo, podem ser os marcadores.

Se desejar, você pode ampliar a quantidade de situações ou operações.

Propósito: Compreender as regras do jogo e os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: A trilha com as situações subtrativas é para ser resolvida e jogada em duplas. Organize a turma em , de modo que uma criança com leitura mais fluente possa ajudar a outra. Diferente da trilha coletiva, em que as crianças resolvem enquanto jogam, a trilha em duplas terá as respostas. Somente permita que joguem em duplas após resolverem, discutirem e corrigirem e colocarem as respostas para cada situação.

Propósito: Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo da trilha.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: A trilha é formada por situações que envolvem operações e problemas de subtração com respostas de 1 a 5. Caso seja necessário, leia todos os problemas com as crianças. Durante o jogo, passe nas mesas orientando as duplas e possibilite que argumentem sobre suas resoluções. Esse jogo é uma oportunidade lúdica que pode ser vivenciada várias vezes.

Propósito: Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o Jogo da Trilha.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar, em primeiro lugar, as resoluções que surgirem no contexto da aula. Nessa situação, o objetivo é discutir as diferentes possibilidades de resolução para uma mesma situação, do mesmo modo a escrita subtrativa.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A segunda situação também tem como objetivo discutir as variadas possibilidades de resolução. Valorize todas elas e potencialize a argumentação e justificativa das crianças para os procedimentos utilizados, mas mostre que há outra possibilidade de resolver situações
subtrativas utilizando os sinais de – e de =.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A terceira situação a ser discutida tem como objetivo evidenciar o erro no cálculo da dupla. Explore com as crianças o procedimento e questione-as sobre o resultado.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Busque, neste espaço da aula, retomar o conceito da subtração e seus sinais. Relembre o jogo trilhas e tire as dúvidas que ainda surgirem.

Propósito: Sistematizar a escrita subtrativa.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: O encerramento é uma espécie de termômetro da aula, momento destinado a avaliar se houve entendimento dos conceitos, se as crianças gostaram das atividades e se envolveram nas propostas da aula. Aproveite essa oportunidade para avaliar a organização da sua aula, a aprendizagem das crianças e seu planejamento.

Propósito: Relembrar os momentos da aula e refletir sobre os conceitos desenvolvidos.

Raio X select-down

Tempo estimado: 5 minutos

Orientações: Essa atividade tem como objetivo avaliar se a criança identifica a escrita subtrativa que corresponde ao problema. Deve ser resolvida individualmente. É uma situação que envolve a ideia de comparação.

Propósito: Identificar a escrita subtrativa que corresponde à resposta do problema.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender o sinal da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar;

  • Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo Trilha da Subtração;
  • Ampliar a compreensão acerca da escrita subtrativa;
  • Sistematizar o conceito da subtração e as ideias de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Conceito da subtração e as ideias de retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

Trilhas impressas, regras impressas, marcadores de cores diferentes para cada dupla, um dado com números ou quantidades para cada dupla, data show para projeção dos slides.






Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Caro(a) professor(a), no momento de Aquecimento os alunos entenderão as regras do jogo e farão uma jogada rápida. Para isso, divida a turma em dois grandes grupos. O jogo “Trilha da Subtração” fica melhor se trabalhado no chão, para que as crianças assumam o lugar de peão no jogo, se movimentem e interajam na trilha. Se possível, imprima os problemas, as operações de subtração e as palavras PARTIDA e CHEGADA em folha A4, cole-as no chão formando uma trilha. À medida em que jogarem explore com as crianças os sinais, a escrita subtrativa, a leitura e interpretação dos problemas. Todas as situações variam nas respostas, mas estão no intervalo de 1 a 5.

Propósito: Compreender os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Atividade aquecimento nº2

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Sugerimos que faça com as crianças um trabalho de leitura e compreensão das regras antes de iniciar o jogo. Realize leituras coletivas, pergunte sobre cada etapa do jogo, faça simulações das jogadas. Para o jogo “Trilha da Subtração” é necessário um dado com números ou quantidades. Os jogadores só podem avançar na jogada seguinte se responderem corretamente ao problema ou operação da trilha. Caso errem a resposta, na jogada seguinte devem resolver novamente a mesma situação para que possam jogar o dado e continuar o jogo. Se desejar, você pode ampliar a quantidade de situações ou operações.

Propósito: Compreender as regras do jogo e os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para o jogo “Trilha da Subtração” é necessário um dado com números ou quantidades. Sugerimos que faça com as crianças um trabalho de leitura e compreensão das regras antes de iniciar o jogo. Realize uma leitura coletiva, pergunte sobre cada etapa do jogo, faça simulações das jogadas. Para garantir que todos entenderam as regras, divida a turma em dois grandes grupos e jogue coletivamente nesta pequena trilha de Aquecimento. Você pode projetá-la ou imprimir as situações e operações e distribuir no chão da sala, fazendo a trilha. Nesse caso, dois alunos, um de cada grupo, podem ser os marcadores.

Se desejar, você pode ampliar a quantidade de situações ou operações.

Propósito: Compreender as regras do jogo e os sinais da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: A trilha com as situações subtrativas é para ser resolvida e jogada em duplas. Organize a turma em , de modo que uma criança com leitura mais fluente possa ajudar a outra. Diferente da trilha coletiva, em que as crianças resolvem enquanto jogam, a trilha em duplas terá as respostas. Somente permita que joguem em duplas após resolverem, discutirem e corrigirem e colocarem as respostas para cada situação.

Propósito: Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo da trilha.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: A trilha é formada por situações que envolvem operações e problemas de subtração com respostas de 1 a 5. Caso seja necessário, leia todos os problemas com as crianças. Durante o jogo, passe nas mesas orientando as duplas e possibilite que argumentem sobre suas resoluções. Esse jogo é uma oportunidade lúdica que pode ser vivenciada várias vezes.

Propósito: Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o Jogo da Trilha.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar, em primeiro lugar, as resoluções que surgirem no contexto da aula. Nessa situação, o objetivo é discutir as diferentes possibilidades de resolução para uma mesma situação, do mesmo modo a escrita subtrativa.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A segunda situação também tem como objetivo discutir as variadas possibilidades de resolução. Valorize todas elas e potencialize a argumentação e justificativa das crianças para os procedimentos utilizados, mas mostre que há outra possibilidade de resolver situações
subtrativas utilizando os sinais de – e de =.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A terceira situação a ser discutida tem como objetivo evidenciar o erro no cálculo da dupla. Explore com as crianças o procedimento e questione-as sobre o resultado.

Propósito: Argumentar sobre as diferentes resoluções e ampliar a compreensão da escrita subtrativa.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Busque, neste espaço da aula, retomar o conceito da subtração e seus sinais. Relembre o jogo trilhas e tire as dúvidas que ainda surgirem.

Propósito: Sistematizar a escrita subtrativa.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: O encerramento é uma espécie de termômetro da aula, momento destinado a avaliar se houve entendimento dos conceitos, se as crianças gostaram das atividades e se envolveram nas propostas da aula. Aproveite essa oportunidade para avaliar a organização da sua aula, a aprendizagem das crianças e seu planejamento.

Propósito: Relembrar os momentos da aula e refletir sobre os conceitos desenvolvidos.

Tempo estimado: 5 minutos

Orientações: Essa atividade tem como objetivo avaliar se a criança identifica a escrita subtrativa que corresponde ao problema. Deve ser resolvida individualmente. É uma situação que envolve a ideia de comparação.

Propósito: Identificar a escrita subtrativa que corresponde à resposta do problema.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Keila Cristina de Araújo Reis

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF01MA07)-  Compor e decompor números de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

  • Compreender o sinal da subtração e a relação com as ideias de retirar, comparar e completar;

  • Compreender a escrita subtrativa a partir da experiência com o jogo Trilha da Subtração;
  • Ampliar a compreensão acerca da escrita subtrativa;
  • Sistematizar o conceito da subtração e as ideias de retirar, comparar e completar.

Conceito-chave

Conceito da subtração e as ideias de retirar, completar e comparar.

Recursos necessários

Trilhas impressas, regras impressas, marcadores de cores diferentes para cada dupla, um dado com números ou quantidades para cada dupla, data show para projeção dos slides.







Código: MAT1_04NUM07

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes