10819
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Investigando Elementos Ausentes numa Sequência

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF02MA11) Identificação de regularidades em sequências, observação e determinação de elementos ausentes na sequência (numéricas e figurativas; recursivas ou repetitivas)

Objetivos específicos

Identificar e determinar elementos numéricos ausentes na sequência.

Conceito-chave

Elementos ausentes, sequência numérica.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Envelopes numerados.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie discutindo conceitos prévios sobre uma sequência, os elementos que a compõem e como determinamos um padrão existente em uma dada sequência. Apresente as duas sequências e peça que investiguem a regularidade de cada uma, se há números que se repetem, como ela foi construída. Investigando a primeira, observamos que os números possuem uma variação de dois números, ou seja, 10 +2 = 12, 12 + 2 = 14, e assim por diante. Na segunda sequência, o número inicial é 3. Se somarmos 3 + 2 = 5, e 5 + 2 =7, logo perceberemos que a variação também é 2 acrescentado ao número anterior.

Propósito: Compreender como se constrói uma sequência e sua ordem.
Discuta com a turma:

  • Só existem sequências de figuras e objetos? Podemos construir uma sequência de números?
  • Que elementos compõem essa sequência?
  • Qual o próximo elemento da primeira sequência? E da segunda? Como você chegou a essa conclusão?

Leitura Complementar: Leia aqui Ratier, Santomauro e Polato (2008), As situações didáticas de matemática, publicado pela Revista Nova Escola, para uma reflexão sobre atividades que tenham como base a investigação e a solução de problemas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura das regras. Depois enumere as duplas, ou os organize em sequências para que haja controle e organização durante a execução da atividade. Reforce a linguagem matemática que será utilizada, a leitura das regras servirá como um momento para retirar possíveis dúvidas na execução do jogo. As tarjetas com as sequências devem estar do lado esquerdo da lousa, pois serão as primeiras que os alunos deverão ter contato visual. Se possível, imprima em um tamanho que seja visualizado por todos, ou produza em papel ofício branco com cores destacadas. Do lado direito da lousa deverão estar os envelopes numerados. Uma sugestão é que o ambiente seja preparado antes de iniciar a aula, para que o tempo seja suficiente e os alunos não vejam as sequências ou as perguntas antes.

Propósito: Investigar elementos ausentes em uma sequência através do jogo.

Discuta com a turma:

  • Que números estão faltando nesta sequência que vocês escolheram? Porque escolheram ela?
  • Há alguma outra sequência que pode ser completada por este mesmo número que vocês encontraram?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura das regras. Depois enumere as duplas, ou os organize em sequências para que haja controle e organização durante a execução da atividade. Reforce a linguagem matemática que será utilizada, a leitura das regras servirá como um momento para retirar possíveis dúvidas na execução do jogo. As tarjetas com as sequências devem estar do lado esquerdo da lousa, pois serão as primeiras que os alunos deverão ter contato visual. Se possível, imprima em um tamanho que seja visualizado por todos, ou produza em papel ofício branco com cores destacadas. Do lado direito da lousa deverão estar os envelopes numerados. Uma sugestão é que o ambiente seja preparado antes de iniciar a aula, para que o tempo seja suficiente e os alunos não vejam as sequências ou as perguntas antes.

Propósito: Investigar elementos ausentes em uma sequência através do jogo.

Discuta com a turma:

  • Que números estão faltando nesta sequência que vocês escolheram? Porque escolheram ela?
  • Há alguma outra sequência que pode ser completada por este mesmo número que vocês encontraram?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura das regras. Depois enumere as duplas, ou os organize em sequências para que haja controle e organização durante a execução da atividade. Reforce a linguagem matemática que será utilizada, a leitura das regras servirá como um momento para retirar possíveis dúvidas na execução do jogo. As tarjetas com as sequências devem estar do lado esquerdo da lousa, pois serão as primeiras que os alunos deverão ter contato visual. Se possível, imprima em um tamanho que seja visualizado por todos, ou produza em papel ofício branco com cores destacadas. Do lado direito da lousa deverão estar os envelopes numerados. Uma sugestão é que o ambiente seja preparado antes de iniciar a aula, para que o tempo seja suficiente e os alunos não vejam as sequências ou as perguntas antes.

Propósito: Investigar elementos ausentes em uma sequência através do jogo.

Discuta com a turma:

  • Que números estão faltando nesta sequência que vocês escolheram? Porque escolheram ela?
  • Há alguma outra sequência que pode ser completada por este mesmo número que vocês encontraram?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Termine a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de verificarem mais de uma possibilidade para uma regularidade.

Propósito: Encerrar, lendo o conceito da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Certifique-se que todos entendem o que precisa ser feito. Passe pelas mesas das crianças para acompanhar o raciocínio de todos e possíveis dificuldades. Quando todos tiverem terminado, peça que alguns alunos expliquem como chegaram à sequência e compartilhem suas estratégias.

Propósito: Identificar o número faltante na sequência .

Atividade Complementar

Atividade Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade Raio X

Material Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF02MA11) Identificação de regularidades em sequências, observação e determinação de elementos ausentes na sequência (numéricas e figurativas; recursivas ou repetitivas)

Objetivos específicos

Identificar e determinar elementos numéricos ausentes na sequência.

Conceito-chave

Elementos ausentes, sequência numérica.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Envelopes numerados.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie discutindo conceitos prévios sobre uma sequência, os elementos que a compõem e como determinamos um padrão existente em uma dada sequência. Apresente as duas sequências e peça que investiguem a regularidade de cada uma, se há números que se repetem, como ela foi construída. Investigando a primeira, observamos que os números possuem uma variação de dois números, ou seja, 10 +2 = 12, 12 + 2 = 14, e assim por diante. Na segunda sequência, o número inicial é 3. Se somarmos 3 + 2 = 5, e 5 + 2 =7, logo perceberemos que a variação também é 2 acrescentado ao número anterior.

Propósito: Compreender como se constrói uma sequência e sua ordem.
Discuta com a turma:

  • Só existem sequências de figuras e objetos? Podemos construir uma sequência de números?
  • Que elementos compõem essa sequência?
  • Qual o próximo elemento da primeira sequência? E da segunda? Como você chegou a essa conclusão?

Leitura Complementar: Leia aqui Ratier, Santomauro e Polato (2008), As situações didáticas de matemática, publicado pela Revista Nova Escola, para uma reflexão sobre atividades que tenham como base a investigação e a solução de problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura das regras. Depois enumere as duplas, ou os organize em sequências para que haja controle e organização durante a execução da atividade. Reforce a linguagem matemática que será utilizada, a leitura das regras servirá como um momento para retirar possíveis dúvidas na execução do jogo. As tarjetas com as sequências devem estar do lado esquerdo da lousa, pois serão as primeiras que os alunos deverão ter contato visual. Se possível, imprima em um tamanho que seja visualizado por todos, ou produza em papel ofício branco com cores destacadas. Do lado direito da lousa deverão estar os envelopes numerados. Uma sugestão é que o ambiente seja preparado antes de iniciar a aula, para que o tempo seja suficiente e os alunos não vejam as sequências ou as perguntas antes.

Propósito: Investigar elementos ausentes em uma sequência através do jogo.

Discuta com a turma:

  • Que números estão faltando nesta sequência que vocês escolheram? Porque escolheram ela?
  • Há alguma outra sequência que pode ser completada por este mesmo número que vocês encontraram?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura das regras. Depois enumere as duplas, ou os organize em sequências para que haja controle e organização durante a execução da atividade. Reforce a linguagem matemática que será utilizada, a leitura das regras servirá como um momento para retirar possíveis dúvidas na execução do jogo. As tarjetas com as sequências devem estar do lado esquerdo da lousa, pois serão as primeiras que os alunos deverão ter contato visual. Se possível, imprima em um tamanho que seja visualizado por todos, ou produza em papel ofício branco com cores destacadas. Do lado direito da lousa deverão estar os envelopes numerados. Uma sugestão é que o ambiente seja preparado antes de iniciar a aula, para que o tempo seja suficiente e os alunos não vejam as sequências ou as perguntas antes.

Propósito: Investigar elementos ausentes em uma sequência através do jogo.

Discuta com a turma:

  • Que números estão faltando nesta sequência que vocês escolheram? Porque escolheram ela?
  • Há alguma outra sequência que pode ser completada por este mesmo número que vocês encontraram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura das regras. Depois enumere as duplas, ou os organize em sequências para que haja controle e organização durante a execução da atividade. Reforce a linguagem matemática que será utilizada, a leitura das regras servirá como um momento para retirar possíveis dúvidas na execução do jogo. As tarjetas com as sequências devem estar do lado esquerdo da lousa, pois serão as primeiras que os alunos deverão ter contato visual. Se possível, imprima em um tamanho que seja visualizado por todos, ou produza em papel ofício branco com cores destacadas. Do lado direito da lousa deverão estar os envelopes numerados. Uma sugestão é que o ambiente seja preparado antes de iniciar a aula, para que o tempo seja suficiente e os alunos não vejam as sequências ou as perguntas antes.

Propósito: Investigar elementos ausentes em uma sequência através do jogo.

Discuta com a turma:

  • Que números estão faltando nesta sequência que vocês escolheram? Porque escolheram ela?
  • Há alguma outra sequência que pode ser completada por este mesmo número que vocês encontraram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Orientações: Ao final do jogo, todas as perguntas do envelope devem ter sido retiradas e respondidas pelos alunos. No início foram expostas 15 sequências, porém apenas 12 possuem respostas corretas. Cada dupla pode ter usado um método diferente para responder as sequências. Peça que alguns alunos expliquem como encontraram a resposta, essa é apenas uma sugestão de solução, alguns podem ter feito através de desenhos, deduções, esquemas. Peça que apresentem suas anotações para a turma. Apresente aos alunos as 3 sequências que ficaram sem resposta e investigue com eles uma das hipóteses de solução. Para aqueles que não conseguirem investigar nenhuma sequência, peça que mostrem suas anotações, para que seja discutido onde houve a paralisação da solução.

Propósito: Incentivar que os alunos busquem explicar como encontraram o padrão da sequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Termine a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de verificarem mais de uma possibilidade para uma regularidade.

Propósito: Encerrar, lendo o conceito da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Certifique-se que todos entendem o que precisa ser feito. Passe pelas mesas das crianças para acompanhar o raciocínio de todos e possíveis dificuldades. Quando todos tiverem terminado, peça que alguns alunos expliquem como chegaram à sequência e compartilhem suas estratégias.

Propósito: Identificar o número faltante na sequência .

Atividade Complementar

Atividade Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade Raio X

Material Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano