Planejamento Entenda como planejar brincadeiras com intencionalidade pedagógica Partir da observação das crianças e ter objetivos bem definidos são pontos importantes
Matemática Como trabalhar a divisão nos Anos Iniciais Conheça estratégias para introduzir e avançar na compreensão da operação
Retomada presencial Alfabetização no ensino remoto: o que deu certo e o que fica para o retorno presencial Apoio das famílias e adequação das atividades ao contexto dos alunos foram peças-chave para o avanço nas aprendizagens
De volta à escola Alfabetização: impressões iniciais de uma professora na gradual retomada presencial Nesse retorno que ocorre aos poucos, está mais do que clara a importância das avaliações diagnósticas, de explorar diferentes metodologias de trabalho, e a necessidade de um planejamento a longo prazo relacionado à aprendizagem
Acolhimento Educação Infantil: 7 dicas para organizar uma reunião com pais de maneira remota Acolher virtualmente as famílias exige alguns cuidados específicos para que as reuniões transcorram com sucesso e tranquilidade
Propostas dinâmicas 10 sugestões de atividades para avançar na alfabetização Trabalhar com textos é essencial desde a Educação Infantil. Mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente, as crianças podem aprender muito com propostas dinâmicas e divertidas
Planejamento Folclore: 10 materiais de NOVA ESCOLA para trabalhar no contexto presencial e híbrido Confira seleção de reportagens e planos de aula sobre o tema e vá muito além dos clichês que rondam a cultura popular brasileira
Retomada A colaboração no enfrentamento da pandemia na Educação Conheça a experiência de articulação nacional no apoio a gestores, professores e estudantes para a retomada segura das atividades presenciais e garantia da conectividade nas escolas
Especial Aprendizagem Avaliação diagnóstica ganha ainda mais importância no planejamento do segundo semestre Prolongamento do ensino remoto intensificou a necessidade dessa prática. Educadores contam suas experiências e falam da relevância desses dados para o avanço da aprendizagem na retomada presencial