Planejamento Entenda como planejar brincadeiras com intencionalidade pedagógica Partir da observação das crianças e ter objetivos definidos são pontos importantes
Crianças Diversidade histórico-cultural na Educação Infantil: como trabalhar? O próprio dia a dia escolar traz vivências que permitem às crianças desenvolverem um olhar sensível e empático para o meio social e cultural
Planejamento Entenda como utilizar dados de avaliações para o replanejamento contínuo Ajustar o percurso das aulas conforme as evidências de aprendizagem e devolutivas dos alunos é essencial para acompanhar o ritmo e as necessidades das crianças e adolescentes
Educação inclusiva Inclusão na Educação Infantil: autismo e estratégias para as propostas pedagógicas Confira seis pontos que podem apoiar os professores no atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista
Escuta atenta e colaboração Como a comunicação não-violenta auxilia no dia a dia da Educação Infantil? Essa prática promove a escuta atenta e colabora para que os conflitos se resolvam de forma mais empática e eficaz. Confira algumas dicas de como utilizá-la com as crianças
Planejamento Educação Infantil: como um bom planejamento pode garantir os direitos de aprendizagem das crianças? Especialistas dão dicas para criar contextos, experiências e interações em que os pequenos estejam no centro da proposta pedagógica
Crianças e bebês Início de ano na Educação Infantil: propostas e planos de atividades para a construção de vínculos O campo de experiência “O eu, o outro e o nós” pode ser o carro-chefe para ações focadas no pertencimento e na criação de laços entre as crianças
Crianças e bebês Para além da adaptação: o que é acolhimento na Educação Infantil? Desenvolver um olhar e uma escuta atenta para as crianças e famílias é uma atitude essencial dos professores dessa etapa
Planejamento Educação infantil: os desafios e os caminhos para 2022 Especialistas e educadoras compartilham qual será o foco do trabalho com os pequenos e estratégias para superar as dificuldades