Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Escola para todos!
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modos de vida na cidade e no campo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão dos documentos da atividade para a Problematização e das imagens de espaços escolares, folhas sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: HIS3_08UND01 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WZRm4xkFZEzUCVDA8NJcCTgEvYK9A2jFBwFkXX4gYJ3yRcxtxDmGtvfFDVTk/his3-08und01-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Problematização: HIS3_08UND01 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bY7KeWBYxNFSmZ6aXbjWXSd22Q2FamExtvVZy9mAV2QEs6uWCkeunQFNEQVs/his3-08und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a atividade proposta para a Problematização:HIS3_08UND01 - Observações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tsd55JtPan7kHnnzaGuUJubpd7pdV5btvad8XKrCH8PkV3muUAWN6zN4By9b/his3-08und01-observacoes.pdf
- Documento que disponibiliza a as imagens de espaços escolares para serem usadas na Problematização: HIS3_08UND01 - Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mgh5KU9zt2ywQDmJ9CeWFV3AE9R6FR34PNTc6djREhW35wpGMTgzrcKx5Bvu/his3-08und01-atividade-da-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre as escolas no Brasil e a importância deste estudo em História para se preparar para a aula:
- Quais os desafios da educação do campo: a Professora Eliene Novaes Rocha, da UNB, detalha as dificuldades e perspectivas da área rural. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/quais-os-desafios-da-educacao-do-campo-a-professora-eliene-novaes-rocha-da-unb-detalha-as-dificuldades-e-perspectivas-da-area-rural/ . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Educação no campo. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/educacao-no-campo.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Ministério da Educação - Escolas Rurais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32804 . Acesso em 11 de março de 2019.
- Brasil urbano x Brasil rural. Disponível em: http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html . Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
- Imagens da Revista Nova Escola:
Biblioteca:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mE85guZE5R5rKTxnJuRe8ZrMUPQmT7H9J8F2ZXp8qXab57JnY6EcMaQcdFcv/blog-diretora-128-biblioteca.jpeg . Acesso em: 11 de março de 2019.
https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Merenda Escolar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d2rPNHEkHHS2UFUkTPda9WNkfa3AgBdGvsR6dTmVrZy5UpJn4f6KAWkjS6pD/ne-ge-especial-gestao-escolar-14-gestao-aprendizagem-5.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
Escola Indígena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b7pmndvV2ZjtP7gyePRAQP2YxPUpfbA3CTWNzG5j5gf2gTex6j82fskrWWcX/escola-indigena.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
Sala de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eYsfMvns8bhcWprxzEGXSuGHXpKSzzF4rm4MQBmtB7JrsVbcjeQ2Drdudjgw/ne-especial-ler-todas-disciplinas-3-0.jpg%3Fitok%3DnkWgyXvs. Acesso em: 11 de março de 2019.
Quadra de esporte : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sGAEMrpksJuYtK38WfRf2s8SCXHRpx64A8NkHKQxqYkCFYgnASXbrzty4BgK/235-quadra1.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Wikimedia Commons: Quadra da Escola 7 de Setembro em Rondônia, no Brasil, em 2015. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/05/Quadra_Escola_7.JPG . Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Antes de iniciar a aula, organize a sala de forma que os alunos possam fazer as atividades em duplas.
- Faça, antecipadamente, a impressão dos documentos que serão usados na Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mgh5KU9zt2ywQDmJ9CeWFV3AE9R6FR34PNTc6djREhW35wpGMTgzrcKx5Bvu/his3-08und01-atividade-da-problematizacao.pdf (recorte as imagens, de modo que cada dupla de alunos receba uma tira contendo duas imagens) e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tsd55JtPan7kHnnzaGuUJubpd7pdV5btvad8XKrCH8PkV3muUAWN6zN4By9b/his3-08und01-observacoes.pdf - faça as cópias necessárias de acordo com o número de alunos da sua turma.
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre como eles descrevem a escola onde estudam.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA