Atividade para impressão - Mão na Massa - Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Programas e indicadores de saúde pública
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma aula introdutória sobre as vacinas e sua importância. Nela, os estudantes vão investigar a própria caderneta de vacinação, sendo introduzidos no assunto em relação a saúde pública.
Materiais necessários para a aula: Para essa aula será necessário pedir aos alunos que tragam sua caderneta de vacinação, original ou cópia da folha de vacinas, Além disso poderemos usar os documentos presentes nessa aula impressos ou cartolinas, computadores ou canetinha e régua. Caso deseje saber mais sobre o assunto antes de iniciar a aula, visite o site http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao .
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula aos estudantes, recebendo comentários e relações com vivências, uma vez que, sendo essa uma aula introdutória, será, provavelmente, o primeiro contato em sala com esse assunto. Perguntas como “Vocês já viram as informações da sua caderneta de vacinação?” e “O que você gostaria de saber sobre a sua caderneta?” podem ajudar a guiar a troca de ideias nesse momento. No entanto, é interessante que as falas não se estendam demais. Você poderá direcionar as dúvidas e histórias que os alunos tenham e queiram compartilhar para a aula que segue, instigando a participação dos estudantes.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Esse conteúdo deverá ser compartilhado com os alunos, seja projetando o slide ou lendo o texto impresso. É importante que os alunos tenham contato com os nomes dessas doenças, assim, se não for possível a apresentação do slide, escreva na lousa ou imprima. Entrar em contato com os nomes dessas doenças poderá auxiliar os alunos na leitura da caderneta, que apresenta nomes diversos para as vacinas. Nesse momento, estamos introduzindo a relação das doenças com as vacinas e a sua função, olhando de forma abrangente para o tema. Os estudantes também podem ajudar essa discussão, sendo instigados com perguntas como “Apenas os seres humanos são vacinados?”e “As pessoas são vacinadas no mundo todo?”. A pergunta presente no slide é apenas para direcionamento da aula e não pretende-se respondê-la.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora. Incentive-os a pensarem em possíveis respostas para essa questão e procure anotá-las em uma folha de papel ou na lousa. Você poderá também delegar essa tarefa a algum aluno, pedindo que anote as hipóteses que os colegas estão levantando naquele momento e recolher a folha. Elas serão importantes na retomada para a sistematização da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com os alunos divididos em duplas ou trios, peça que eles observem a folha de vacinação da caderneta e comecem a comparar com as dos colegas do grupo. Depois de um minutinho peça que os alunos respondam as perguntas do slide, guiando a observação deles nessa comparação. Você pode apenas projetar as perguntas e pedir que os alunos as respondam em um papel ou cartolina ou, se preferir, poderá imprimir o documento com as perguntas (disponível no material complementar). Procure chamar a atenção dos alunos para os tipos de perguntas (qualitativas e quantitativas) e como elas direcionam respostas dissertativas ou em números.
Algumas dúvidas de alunos podem surgir como: "como saber se tomei essa vacina ou não? Onde vejo a idade que tomei essa vacina? Para que doenças protege essa outra?". Por isso é interessante que você passe pelos grupos, esclarecendo dúvidas que os ajudem a responder às questões. Para auxiliar você a responder as possíveis dúvidas dos estudantes ao manipular a caderneta de vacinação, acesse os links para leitura:
http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao ; http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao/crianca ; http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao/adolecentes .
Mão na massa
Orientações: Proponha aos alunos que eles compartilhem as suas respostas com toda a sala e eles podem anotar os dados dos outros grupos na sua folha ou cartolina ou agrupar essas informações na lousa em uma tabela, por exemplo. Nesse link você encontra uma sugestão do documento que poderá modificar ou imprimir. É interessante informá-los que esses dados são como aqueles que os entrevistadores recolhem em uma pesquisa e para interpretá-los podemos usar de ferramentas como, por exemplo, um gráfico. Peça para que os grupos façam a soma dos dados de toda a sala e os transformem em um gráfico de barras, no qual cada pergunta quantitativa (aquelas que foram respondidas em números) se transforme em um segmento do eixo x. Este gráfico pode ser feito à mão na folha ou cartolina que estão preenchendo ou no computador (desde que nesse caso, possam imprimi-lo para o momento da sistematização). Você pode escolher de acordo com a organização da sua classe se farão todos o mesmo gráfico, na lousa, por exemplo, ou cada grupo irá elaborar o seu. É importante apenas que todos trabalhem com a soma de dados da sala toda.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Nesse momento é pertinente fazer perguntas aos grupos, direcionando a discussão e instigar a leitura do gráfico produzido, comparando os dados e ressaltando o padrão que haverá entre as apresentações, como a presença das mesmas vacinas, as mesmas idades e quantidades de doses e poucas diferenciações nos números. Traga as possíveis respostas que os alunos levantaram no início da aula e repasse com eles.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Este é o momento de sistematizar os dados que os alunos já descobriram no Mão na Massa e no compartilhamento das observações e dados. Ou seja, vamos organizar as informações produzidas e compartilhadas, porém, prezando pela apresentação, recordação e apropriação de conceitos, palavras e expressões que serão valiosas para compreender e argumentar sobre as vacinas e sua importância. Apresente esse slide aos alunos e faça uma leitura conjunta ou ainda imprima o texto para que o leia para a classe.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma. Apresente o slide “contexto” e faça as perguntas propostas para motivar uma breve discussão.
Apresente a questão disparadora:
- Para que serve a caderneta de vacinação?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Oriente os estudantes, com a ajuda das famílias, a analisarem a caderneta de vacinação e compararem com as cadernetas dos integrantes do grupo.
Oriente a análise com as questões apresentadas no slide “mão na massa” e na folha de vacinação, disponível na aba “materiais e atividades”.
Peça para prepararem uma apresentação da análise do grupo.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e organize um tempo para que cada grupo faça a apresentação para turma. Siga as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar mostrando a caderneta de vacinação ao estudante e explicando como ela funciona, como e quando foi preenchida. Também será importante verificar se a caderneta está em em dia.
7º Ano
Objetivos de aprendizagem
Descrever a função e a importância da caderneta de vacinação.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07Cl10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07Cl11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elka Waideman Martinez
Mentor: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza