Como os vulcões se formam e agem? No Brasil, os já extintos podem voltar à atividade?

Geologia

POR:
Rita Trevisan, Bruna Nicolielo
Ilustração: Anna Luiza Aragão
Ilustração: Anna Luiza Aragão

1. A formação
A movimentação das placas abre caminho para que o magma, rocha fundida no interior da Terra, suba à superfície. Se não encontra saída, ele fica acumulado em uma espécie de reservatório, a câmara magmática.

2. A erupção
Quando o reservatório do vulcão está muito cheio de magma, liberado pela abertura entre uma placa e outra, pode haver uma erupção. O magma, depois de expelido pela chaminé do vulcão, passa a ser chamado de lava.

A formação e a erupção de um vulcão ocorrem graças ao choque das placas tectônicas (veja a ilustração). No Brasil, não há vulcanismo ativo há milhões de anos. Os ciclos tectônicos, que permitem a formação dos vulcões, têm um período de existência de aproximadamente 300 milhões de anos. Quando esse processo termina, cessa também a atividade vulcânica. Segundo os estudiosos, um novo ciclo poderá se instalar no país provavelmente no litoral, mas só daqui a milhões de anos.

 


Consultoria Caetano Juliani, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia da Amazônia.

Pergunta enviada por Carlos Eduardo Silva Jascone, Rio de Janeiro, RJ

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias