Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_04NUM08
Recursos:
Necessários: Algum meio de comunicação com os alunos que pode ser por meio de seus responsáveis (atividades impressas) ou pela internet (Google Classroom; WhatsApp; Meet; Zoom; …); Material do aluno.
Para este plano, foque nas etapas do Aquecimento e do Raio X. As atividades complementares podem ser usadas no lugar da atividade principal.
Aquecimento
Se você tiver comunicação com os alunos através de WhatsApp, pode enviar imagens dos slides 2, 3 e 4 com as situações-problemas no grupo de WhatsApp. Encaminhe um slide de cada vez e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.Você pode gravar áudio dando orientações para a turma. Se não for possível essa comunicação envie aos alunos os slides impressos todos de uma vez, ou poste na página do Google Classroom. Neste caso, além das situações-problema, inclua uma pergunta solicitando que expliquem por escrito como pensaram para resolver. Se desejar ampliar as situações-problemas que envolvem diferentes estratégias de cálculo, utilize também as atividades complementares, e depois promova uma socialização das respostas junto com as situações-problemas do aquecimento.
Discussão das soluções
Oportunize a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades. Peça que expliquem através de áudio ou do bate-papo como fizeram para responder as perguntas. Os alunos podem resolver as situações- problemas utilizando diferentes estratégias que devem ser socializadas e valorizadas. Depois pergunte:
- A estratégia utilizada para calcular as respostas por todos foi a mesma?
- Há um estratégia que facilite a realização dessas atividades?
Se a discussão não for possível, procure identificar as respostas diferentes apresentadas por eles, reúna e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa, para que todos tenham oportunidade de ampliar as estratégias de cálculo.
Sistematização e Encerramento
Apresente aos alunos o conteúdo dos slides 9 e 10. Retome as estratégias utilizadas por eles para encontrar as respostas dos problemas. Você pode compartilhar a imagem dos slides no grupo de WhatsApp, ou encaminhar impresso junto com a devolutiva da tarefa de cada um, ou ainda inserir comentários na página do Google Classroom.
Raio X
O Raio X é um momento para você verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar a aprendizagem da aula. Em uma outra aula, você pode postar o documento do raio x na sua página no Google Classroom, ou ainda pode entregar a atividade impressa. Você pode também enviar o texto e a imagem do slide 11 e pedir que realizem em seus cadernos e depois encaminhem as respostas para você.
Convite às famílias
Envie um pequeno texto aos responsáveis dos alunos, explicando o objetivo de aprendizagem esperado com a realização das atividades. Você pode também gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp, se esse for seu caso de comunicação com os familiares. Aproveite e dê sugestões de envolvimento dos familiares na realização das atividades e peça apoio para a leitura das atividades.
Plano adaptado por Eliane Zanin.