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Competência 4: Comunicação

Proposta presente na BNCC vai além da linguagem verbal

Autor: Rosi Rico

O que a BNCC diz 
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Esclarecendo a competência 
Aponta que, para se comunicar bem, crianças e jovens necessitam entender, analisar criticamente e saber se expressar utilizando uma variedade de linguagens e plataformas. Enfatiza a importância de que a comunicação ocorra por meio da escuta e do diálogo. 

Áreas que mais contribuem para seu aprendizado 
Linguagens e Ciências Humanas.

O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental) 
- Escuta:
necessitam ser capazes de ouvir outras pessoas com atenção, interesse e respeito por suas ideias e sentimentos.

- Expressão: expressar ideias, opiniões, emoções e sentimentos com clareza. Ser capaz de desenvolver aspectos retóricos de comunicação verbal.

- Discussão: apresentar ideias originais com clareza e as conectar com as colocações de outras pessoas para buscar o entendimento mútuo. Conseguir formular perguntas e respostas para avançar em discussões coletivas.

- Multiletramento: comunicar-se por meio de linguagens verbais, textuais, corporais, artísticas e científicas, utilizando plataformas multimídia analógicas e digitais.

- Contextualização sociocultural do conhecimento: compartilhar informações e construir coletivamente o conhecimento. Compreender e respeitar o contexto sociocultural em que os saberes são constituídos.

Saiba mais sobre como ocorre a progressão dessas habilidades ao longo do Ensino Fundamental

“É essencial ler com atenção e comparar o que dizem os enunciados das competências gerais com o das competências específicas das áreas de conhecimento e dos componentes curriculares. Ao fazer isso, é possível perceber conexões diretas, que facilitam o planejamento.”


Como relacionar essa competência às habilidades para planejar aulas?
Aqui a conexão com Linguagens é óbvia. Todas as habilidades previstas nos componentes curriculares da área (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa) promovem o desenvolvimento da escrita, leitura, da expressão corporal e artística e podem ajudar o aluno a entender e utilizar as várias linguagens, mídias e plataformas para se comunicar. Não dá para deixar a tecnologia de fora, pois às maneiras tradicionais de comunicação somam-se as do mundo digital: redes sociais, blog, youtube etc. Tudo isso já está na vida de crianças e jovens, cabe à escola qualificar o uso.

A competência abrange a capacidade de escuta e diálogo para promover entendimento mútuo. Por isso necessita estar em Ciências Humanas também. Ao abordar os grandes conflitos históricos, por exemplo, o professor pode debater com os estudantes o quanto esses fatos estão relacionados com problemas de comunicação, da incapacidade de interagir e compreender o outro. Mas, para além das discussões em aula, crianças e jovens necessitam exercer essa capacidade no cotidiano. Por isso, a promoção da escuta e do diálogo deve estar entre os princípios que regem a prática da escola.

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A competência na prática

Ano: 3º ao 5º ano

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Habilidade da BNCC: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. (EF35LP25)

Como abordar: Leia e analise bons textos com a turma e depois convide os alunos a planejar, escrever e revisar criações literárias próprias em diferentes plataformas. Nesta reportagem, o professor utilizou a obra de Clarice Lispector com as crianças do 5º ano.

Navegue pelas competências da BNCC: 

1- Conhecimento

2- Pensamento científico, crítico e criativo

3- Repertório cultural

4- Comunicação

5- Cultura digital

6- Trabalho e projeto de vida

7- Argumentação

8- Autoconhecimento e autocuidado

9- Empatia e cooperação

10- Responsabilidade e cidadania

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Imagem de capa da revista Nova Escola número 309