Conhecer bichos de estimação
Apresente a proposta
Grave um pequeno vídeo e apresente nele o seu animal de estimação. Conte uma história relacionada a esse animal, de forma breve. Convide as famílias a fazerem o mesmo e te enviarem os vídeos. Se não tiver um animal, apresente a foto de um animal que goste muito, que queria ter ou já teve, ou mesmo de um bicho de pelúcia, se for o caso. Explique que você elaborará uma apresentação digital e enviará para que todos conheçam os animais de estimação da turma. Finalize, convidando:
- Que tal gravar um vídeo para que todos conheçam seu bicho de estimação preferido?
Envie as orientações por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Considerando que nem todos têm bichos de estimação em casa, ofereça adaptações possíveis: podem gravar com o bicho de brinquedo do bebê, representando o bicho preferido, ou enviar uma foto do bicho da vovó que o bebê gosta, sempre contanto uma história para contextualizar de forma breve.
Sugira às famílias
Oriente que as famílias envolvam os bebês durante toda proposta, permitindo que eles escolham e se expressem da forma que desejarem no decorrer da atividade.
É importante que as famílias convidem os bebês para a brincadeira de forma instigante e divertida, ao esconder e revelar somente uma parte do bicho, fazendo surpresinhas que tiram gargalhadas deles e animam ainda mais o momento.
Oriente que conversem com os bebês nomeando os animais encontrados, os amigos do vídeo, favorecendo associação de ideias e validando as iniciativas deles na direção daquilo que preferem. Proponha jogos imitativos, como o latido ou o miado dos bichos encontrados, emitindo seus sons e fazendo movimentos característicos.
Para compartilhar com o grupo
Solicite que as famílias te enviem registros das atividades. Com esse material, componha um arquivo digital no Apresentações Google (disponível aqui) e compartilhe com as famílias pela plataforma que sua rede tem utilizado ou pelo WhatsApp. Desta forma, outras famílias podem ser estimuladas a realizarem a atividade.
Você poderá colocar esses registros na sala de referência dos bebês no retorno das aulas presenciais, compondo um tapete temático, por exemplo, quando o distanciamento social terminar. Assim, os bebês estarão apoiados em memórias afetivas, o que tende a facilitar a retomada do convívio escolar.