Plano de Aula

Plano de aula: O valor das obras de arte

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de 3º, 4º e 5º anos, nos componentes curriculares Arte e Língua Portuguesa. O plano trata da temática de consumo e com ele pretende-se que os estudantes reflitam sobre as possibilidades de atuação profissional e de remuneração pela arte. O foco será no valor de venda da arte e o que o artista considera para estabelecer o valor de sua obra.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Arte e consumo.
  • Valor de uma obra de arte.
  • A renda gerada pela arte.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar como o valor de uma obra de arte é estabelecido.
  • Analisar o trabalho do artista, relacionando-o com o valor final da obra.
  • Relacionar o valor de uma obra de arte ao contexto em que foi produzida.

Competências gerais

1 - Conhecimento

2 - Pensamento científico, crítico e criativo

3 - Repertório cultural

4 - Comunicação

7 - Argumentação

9 - Empatia e comunicação

10 - Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de educação financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Neste plano de aula, os estudantes irão analisar o trabalho do artista, seus gastos e o valor final da obra de arte, em diferentes linguagens artísticas, que será comprada por um consumidor. Esse valor é bastante subjetivo, pois inclui a criatividade, emoção e energia que o artista coloca em sua obra de arte, além dos gastos que ele tem com materiais e produção. Caso seus estudantes não tenham tido chance de apreciar anteriormente diferentes linguagens artísticas, traga imagens e/ou outros materiais que mostrem diferentes formas de experimentar a arte: exposições, peças teatrais e shows (mesmo que sejam em vídeo), por exemplo. Esse momento será importante para que ganhem repertório e o utilizem nas diferentes atividades da aula.

Para se aprofundar

  • Para saber mais sobre o valor de uma obra de arte, acesse:

O valor de uma obra de arte. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/luciano-luppi-1.334309/o-valor-de-uma-obra-de-arte-1.369298. Acesso em 10 Nov. 2021.

Como é determinado o valor das obras de arte? Disponível em: https://jornalibia.com.br/destaque/como-e-determinado-o-valor-das-obras-de-arte/. Acesso em 10 Nov. 2021.

Quanto vale a sua arte? | Rodrigo Falco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mgKryz_VqAw. Acesso em 10 Nov. 2021

As 10 obras de arte mais caras já leiloadas no mundo. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3410/as-10-obras-de-arte-mais-caras-ja-leiloadas-no-mundo?gclid=Cj0KCQiA4b2MBhD2ARIsAIrcB-QWTZj2PmCSLgCJSH2OYx0xZGCbuZzSAfa1SIkzTQuzzQxZiuwwcG0aAtI6EALw_wcB. Acesso em 10 Nov. 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Notícia impressa ou compartilhada por meio de projeção.
  • Equipamento para projeção de slides.
  • Computador, tablet ou celular.
  • Imagens impressas.
  • Tabela para a atividade.
  • Canetas hidrográficas.
  • Uma folha de papel pardo.
  • Texto para a atividade.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Veja outros planos que exploram a habilidade EF35LP15 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS