Texto completo para os estudantes - A invenc?a?o do dinheiro e a sua utilizac?a?o.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Dinheiro... Onde? Quando? Para quê?
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares Geografia e História. Ele trata das temáticas de história do dinheiro, utilidade do dinheiro e o dinheiro no mundo. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre como se deu a necessidade da utilização do dinheiro diante do avanço das sociedades.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- História do dinheiro.
- Utilidade do dinheiro.
- Urbanização e o uso do dinheiro.
- Organização da sociedade e dos sistemas monetários.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer a necessidade do dinheiro.
- Relacionar o avanço das sociedades e da urbanização com o uso do dinheiro.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
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Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Indica-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas como escambo, processos de produção, circulação e consumo de produtos diversos,diferenças nos modos de vida e nos tipos de trabalho, bem como suas modificações ao longo do tempo e com relação ao desenvolvimento tecnológico. Caso isso não tenha sido feito, você pode utilizar, antes deste, outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC. Sugere-se, também, que faça uma leitura e/ou converse com os estudantes sobre os assuntos. Você pode, para promover a discussão, apresentar imagens que retratem maneiras diversas de comercialização e produção e de diferentes formas de trabalho em locais e tempos diversos. Segue um vídeo que apresenta, em linhas gerais, os principais pontos para essa discussão:
- Vídeo “A história do dinheiro - entendendo como e por que surgiu o dinheiro!”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ra-fbop1REY. Acesso em 29 Out. 2021.
Seguem alguns links para que você possa refletir e se aprofundar nos demais temas deste plano.
Para se aprofundar
- Para refletir sobre a criação do dinheiro, acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/2273/por-que-inventaram-o-dinheiro. Acesso em 29 Out. 2021.
Para saber mais sobre a origem do dinheiro, acesse:
- https://www.casadamoeda.gov.br/portal/socioambiental/cultural/origem-do-dinheiro.html. Acesso em 29 Out. 2021.
- https://vocesa.abril.com.br/sociedade/a-origem-do-dinheiro-uma-historia-de-4-mil-anos/. Acesso em 29 Out. 2021.
Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema do plano de aula, acesse:
- https://www.casadamoeda.gov.br/portal/socioambiental/cultural/origem-do-cifrao.html. Acesso em 29 Out. 2021.
- https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2274:catid=28&Itemid=23. Acesso em 29 Out. 2021.
Para saber mais sobre o quadro SQA, utilizado como recurso no decorrer do plano, acesse:
- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWrs8gvWK5D9JpDZn28cSdetsvFUQuD7b9EthWSruGdaApCgB8wP6dJdeHWQ/resolucao-da-atividade-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf. Acesso em 5 Nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Uma cópia de: Atividade grupo 1; Atividade grupo 2; Atividade grupo 3; Atividade grupo 4; Atividade grupo 5; Atividade grupo 6 por grupo ou por estudante, caso seja possível (cada grupo deve receber a atividade correspondente ao seu número).
- Resolução atividade grupo 1; Resolução atividade grupo 2; Resolução atividade grupo 3; Resolução atividade grupo 4; Resolução atividade grupo 5; Resolução atividade grupo 6.
- Uma cópia do Texto completo para os estudantes - A invenção do dinheiro e a sua utilização para cada estudante, se achar necessário (disponível nos materiais complementares deste plano).
- Tiras de papel no tamanho de meia folha A4 na horizontal (podem-se reutilizar papéis que só foram usados de um lado)
- Folhas de cartolinas ou papel pardo (se preferir, equipamento para projeção - computador e projetor).
- Se tiver disponibilidade, um equipamento com acesso à internet por grupo (computador, tablet, celular).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
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