Resoluc?a?o das atividades
Plano de Aula
Plano de aula: O valor das coisas: precificando produtos e serviços
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos para 4º ou 5º anos do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular de Geografia. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade. Além disso, a sequência trata de algumas competências gerais da Educação Básica também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre como se dá o processo de precificação de produtos e serviços.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Formação do preço de produtos e serviços.
- Custo de produtos.
- Despesas (gastos) e lucro.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar o que compõe o preço de um produto ou serviço.
- Relacionar o valor do produto ou serviço ao processo de produção e ao tipo de trabalho envolvido.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
10. Responsabilidade e cidadania
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Indica-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas ou conceitos, como: lucro, gastos, impostos, matéria-prima, mão de obra, processos de produção e circulação de produtos diversos e diferenças nos tipos de trabalho. Caso não tenha trabalhado com eles esses temas, você pode realizar antes outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC. Sugere-se, também, que faça uma leitura e/ou converse com os estudantes sobre os assuntos. Você pode promover uma discussão, apresentando imagens ou figuras de produtos, serviços e diferentes formas de trabalho.
Seguem alguns links para você poder refletir e se aprofundar nos demais temas deste plano.
Para se aprofundar
Para sabe mais sobre a prática da precificação, acesse:
- Aprenda a formar seu preço na prática. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/aprenda-a-formar-seu-preco-na-pratica,eacf525883101510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 9 nov. 2021.
Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema do plano de aula, acesse:
- 5 dicas para fazer uma precificação de produtos inteligente. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pe/artigos/5-dicas-para-fazer-uma-precificacao-de-produtos-inteligente,e231536044395710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 9 nov. 2021.
- Como calcular o preço de venda do produto e serviço. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ba/artigos/como-calcular-o-preco-de-venda-do-produto-e-servico,ad27d10357eed610VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 9 nov. 2021.
- Precificação de produtos: como definir preço em seus produtos e serviços. Disponível em: https://empresas.serasaexperian.com.br/blog/precificacao-de-produtos-como-definir-preco-em-seus-produtos-e-servicos/. Acesso em: 9 nov. 2021.
- Custos e preço de venda na prestação de serviços. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/custos-e-preco-de-venda-na-prestacao-de-servicos,b6c6164ce51b9410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 9 nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Encartes de supermercado (um por grupo) ou a imagem de um encarte num cartaz ou projetada para a turma.
- Cada grupo deverá receber a cópia de uma das atividades ou uma cópia da mesma atividade por estudante.
Se sua turma formar mais de quatro grupos, dois recebem a atividade 1, dois recebem a atividade 2, e assim por diante.
- Folhas pautadas avulsas.
- Quadro, folhas de cartolina ou papel pardo (se preferir, equipamento para projeção - computador e projetor).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS